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    Acidente com avião em SP pode ter sido "parafuso chato"

    A queda do avião ATR 72500 da Voepass com 62 pessoas em Vinhedo (foto), interior de São Paulo, provavelmente foi um "parafuso chato". Segundo o colunista de Crusoé e especialista em aviação Ivan Sant'Anna, o parafuso chato se dá quando ocorre o congelamento dos comandos. Nessa situação, o piloto automático é desligado. Quem deve assumir...

    Crusoé
    2 minutos de leitura 09.08.2024 16:20 comentários 1
    avião atr 72 com telhado
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    A queda do avião ATR 72500 da Voepass com 62 pessoas em Vinhedo (foto), interior de São Paulo, provavelmente foi um "parafuso chato".

    Segundo o colunista de Crusoé e especialista em aviação Ivan Sant'Anna, o parafuso chato se dá quando ocorre o congelamento dos comandos.

    Nessa situação, o piloto automático é desligado.

    Quem deve assumir a aeronave, então, é o piloto.

    Contudo, se o comando está congelado, não há nada a fazer.

    "No parafuso chato, o avião cai sem nenhuma ou quase nenhuma velocidade horizontal. Essa manobra deve ter sido causada por uma formação de gelo, que congelou os comandos", diz Sant'Anna. "Esse é um dos incidentes mais temidos pelos pilotos, porque é quase impossível sair de um parafuso chato."

    As formações de gelo dentro das nuvens em altas atitudes aparecem em cor vermelha nos radares meteorológicos de bordo e devem ser evitadas pelos pilotos.

    Eles podem passar ao lado dessas nuvens, por cima ou por baixo.

    Por alguma razão, contudo, não foi possível contornar essas formações.

    "A causa provável desse acidente é o parafuso chato, mas a causa certa só saberemos quando analisarem as caixas pretas", diz Sant'Anna.

    Sant'Anna acredita que há uma grande chance de o acidente ter sido causado por falha humana.

    "Não posso dizer com 100% de certeza, mas temos 95% de chance de ter sido causado por falha humana", afirma.

    "Não conheço nenhum caso de parafuso chato em que tenha sobrevivido alguém", diz.

     

    Avião de passageiros cai no interior de São Paulo. O ATR 72-500 da Voepass, antiga Passaredo, fazia rota de Cascavel (PR) ao aeroporto de Guarulhos. https://t.co/YQ8Rv1AWiA pic.twitter.com/JGqMHfOfgU

    — O Antagonista (@o_antagonista) August 9, 2024

    Nota da Anac

    Em nota, a Anac lamentou “profundamente o acidente com a aeronave da Voepass nessa sexta-feira (9) e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”.

    A Agência afirmou que está “monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.

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    Comentários (1)

    Sergio

    2024-08-09 18:20:47

    Duas observações: 1) a queda em parafuso (aeronave sem controle) foi consequência, possivelmente do congelamento dos comandos. A consequência é perda de sustentação e comandos de vôo cruzados. 2) Há que se ter cautela em apontar falha humana até que se confirme que não havia pane de equipamento e/ou falta de informação para a tripulação sobre a meteorologia.


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    Comentários (1)

    Sergio

    2024-08-09 18:20:47

    Duas observações: 1) a queda em parafuso (aeronave sem controle) foi consequência, possivelmente do congelamento dos comandos. A consequência é perda de sustentação e comandos de vôo cruzados. 2) Há que se ter cautela em apontar falha humana até que se confirme que não havia pane de equipamento e/ou falta de informação para a tripulação sobre a meteorologia.



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