A sabatina de um amigo meu
Lula não alcançou, como queria, a audiência de Jair Bolsonaro na sabatina do Jornal Nacional. Como mostramos mais cedo, para o PT “não existe comício que atinja 40 milhões de pessoas ao mesmo tempo, como o programa é capaz de fazer”. Caso a entrevista não ajude a reduzir sua rejeição nas pesquisas, o petista deverá...
Lula não alcançou, como queria, a audiência de Jair Bolsonaro na sabatina do Jornal Nacional. Como mostramos mais cedo, para o PT “não existe comício que atinja 40 milhões de pessoas ao mesmo tempo, como o programa é capaz de fazer”. Caso a entrevista não ajude a reduzir sua rejeição nas pesquisas, o petista deverá rever sua decisão de não comparecer aos debates.
Nesta reta final, em que a diferença em relação a Jair Bolsonaro se estreita, o ainda líder nas pesquisas não pode se dar ao luxo de permanecer dentro da bolha.
Mas vamos ao que interessa.
Sobre a sabatina em si, Lula foi previsível. Manteve o tom apelativo de entrevistas anteriores, colocando-se como vítima de um improvável conluio judicial (“fui massacrado por 5 anos”) que envolveu 4 instâncias do Judiciário, da base à cúpula do Ministério Público e centenas de policiais e auditores.
O tema “Lava Jato” consumiu meia dúzia de perguntas de William Bonner e Renata Vasconcellos, que, apesar da insistência no assunto, se mantiveram na superfície do esquema de corrupção capitaneado pelo petista, sem explorar as contradições do candidato.
O tom mais suave dos apresentadores (“O Supremo te deu razão”) deixou o clima mais ameno, permitindo a Lula usar o JN como palanque e mentir como nunca antes na história deste país — sem ser desmentido, diga-se.
Em resumo, Lula vendeu pela enésima vez a ideia surrada de que a corrupção em seu governo foi investigada e que nunca teve nada a ver com as indicações dos corruptos que dilapidaram a Petrobras ou com a compra de apoio no Congresso e tantos outros escândalos (Satiagraha, Castelo de Areia etc.), investigados sim e enterrados também.
Fiquei com a impressão de que o governo de Lula não foi de Lula, pelo menos a parte ruim. Foi de um amigo, provavelmente, como nos casos do triplex e do sítio de Atibaia.
Seguindo essa lógica, não haveria razão para atribuir a ele o bom período econômico vivido na época do boom das commodities, o lucro recorde dos bancos, o Bolsa Família, a queda do desemprego e até a onda de consumo que deixou a ilusão de uma nova classe média.
O ex-presidente também nunca poderia ser responsabilizado pela recessão decorrente do abandono do tripé macroeconômico e da contabilidade criativa de sua pupila. Talvez isso tenha acontecido em outro Brasil, não no Brasil de Lula, onde mulher não apanha e a imprensa deve ser livre — regulação é coisa do amigo.
O Lula da sabatina do JN também nunca estimulou a polarização política.
Na verdade, o “nós contra eles” seria apenas uma coisa boba de “torcida organizada”, mas sem a violência. Afinal, na política é preciso tratar o outro como adversário, nunca como inimigo. A polarização é até uma coisa boa, existe em toda parte, menos “no Partido Comunista Chinês e no Partido Comunista Cubano”.
Ah, sim. O MST do Lula, segundo ele mesmo, nunca invadiu uma terra produtiva na vida. Deve ter sido outro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Pedro
2022-08-26 20:05:52O que se podia esperar da Rede Globo? Big brother, novelas, no limite etc., e o bobeirol de sempre. O jornalismo sério é coisa do passado, na emissora, não há mais independência só ideologia político partidária a ponto do ex-presidiário sentir-se em casa bem a vontade, com os ancoras do JN em estase! Simplesmente lastimável, nojento me deu náusea!
FAINE PINTO DE ARRUDA ASSY
2022-08-26 14:58:20Em um País sério esse indíviduo estaria mofando atrás das grades!
Marcello
2022-08-26 11:32:08Da série: Tranqueiras da América Latina!
Ronalde Segabinazzi
2022-08-26 11:23:32Comunidade virou "bolha". Lula e Bolsonaro não falam para a comunidade, falam para suas bolhas, exatamente o que ocorreu nas sabatinas do Bolsonaro e do Lula no JN. Ciro fala para uma bolha que não o entende.
Amaury G Feitosa
2022-08-26 08:45:22O ladrão descondenado pelas cortes do mal anti-povo apanha em todas e seus cúmplices resistem à verdade que logo virá .. perde no Sul, Sudeste e Cento-oeste que tem 20% dos eleitorado e só idiotas ou asseclas propagam sua vitória para escravização do povo que REPITO é quem fará jutiça pelas urnas a este ladrão mostrando aos sinistros das côrtes apodrecidas quem tem a real soberania deste país tão dividido mas que não suicidará nas urnas indevassáveis do drs. Verboso, Faxina e Xandão.
Júlio
2022-08-26 07:17:52O bom de situação como essa é que ele não convence ninguém, só fica mais queimado ainda. Estamos bem com midia, judiciário, políticos e empresários apoiando-o para cada um pegar a sua teta. Todos são escória, lixo como ele, sem suavizar nada.
RENATA ARAUJO ROCHA
2022-08-26 07:01:34Pessoal vcs estão brincando com coisa séria. Comparar esse nine com Bolsonaro não cola. Moralmente não tem comparação. A continuar assim perderemos todos os nossos direitos, inclusive de conversar em privado no WhatsApp. Estão querendo passar pano em tudo de ruim que o PT e esse ladrãozinho fizeram no pais. Dia 7/9 estaremos nas ruas, espero que reavaliem sua posição neste momento. Ruim com Bolsonaro? Aguardem com o PT no poder.
Osmar
2022-08-26 04:12:41A globo lixa está bem representado por William “bunda” e a outra. Ambos acostumados a mamar Nos governos corruptos dos petralhas e validados pelos “amiguinhos” do STF. Todos com saudades e fazendo política clara para voltarem a dilapidar o país! Da nojo ver está escória e o maior ladrao do país mancomunados ! Affff!!!
Davidson
2022-08-26 00:04:45Ser abjeto esse mula comuna lqdrão. Já a rede.goebbels, que vergonha dela e de seus falsos jornalistas. Gente vendida e incapaz como foi todo o governo.do carniça asqueroso. 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮