A razão que levou Putin a inventar um ataque de drones
Nesta semana, a Rússia acusou a Ucrânia de realizar um ataque de drones para matar o presidente Vladimir Putin (foto). Como mostramos, a história é pura lorota, considerando que os equipamentos não têm capacidade de voar da Ucrânia até o Kremlin. Eles teriam de ser lançados de uma área próxima na capital russa, o que...
Nesta semana, a Rússia acusou a Ucrânia de realizar um ataque de drones para matar o presidente Vladimir Putin (foto). Como mostramos, a história é pura lorota, considerando que os equipamentos não têm capacidade de voar da Ucrânia até o Kremlin. Eles teriam de ser lançados de uma área próxima na capital russa, o que seria muito improvável, dada a segurança no local.
Além disso, a ofensiva ocorreu durante à noite, mas Putin não dorme no Kremlin. Há ainda outros fatos que evidenciam que a Ucrânia não foi responsável pelo ataque (leia a matéria aqui).
Mas o que levou o Kremlin a mentir sobre a ofensiva? Segundo o Institute for the Study of War, o governo russo provavelmente encenou esse ataque na tentativa de realizar uma nova mobilização da população para atuar na guerra. Diante da reação negativa à invasão da Ucrânia e do medo de serem convocados, milhares de homens russos fugiram do país.
No início de abril, o governo de Putin chegou até a endurecer as regras de alistamento, justamente para evitar novas fugas e suprir as baixas que teve na guerra, que se arrasta por catorze meses.
Além disso, o impasse no campo de batalha fez com que nacionalistas russos passassem a pedir uma escalada russa na guerra. Ou seja, o Kremlin novamente usa desinformação para tentar justificar a invasão, que já provocou milhares de mortes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Eduardo
2023-05-05 19:45:08Realmente o Putin está a perigo. Felizmente e’ um péssimo estategists para captar fidelidade dos russos (nem os passeios do luloptista para bater continência alimentou sua baixa popularidade…). Deu certo com o golpe hitlerista do fogo no parlamento alemão. Isto no século passado! A tecnologia emburreceu o sapiens. Facilitário. Não se cria mais nada. O putin só cria caso e arranja confusão pra’ ele. Um golpezinho popular seria de li ci o so.
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
2023-05-05 15:32:47Só de assistir a cena na TV dava para ver que era falsa. O certo é que esta guerra caminhando para completar 15 meses estava totalmente fora dos planos de Putin. Agora pergunto: se de repente ele resolver lançar 2 ou 3 bombas atômicas na Ucrânia para forçar uma rendição, a OTAN fará o quê?
ANTONIO ORLANDO MACEDO FERREIRA
2023-05-05 09:14:36A matéria está a desejar. O título promete mas o autor não o entrega.
Maria
2023-05-04 22:31:15Esse Putin é louco. Precisa sim é de um tiro na cara.
Luís Rutman
2023-05-04 21:21:09Típico conto da carochinha: o cordeiro e o lobo !!!
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-05-04 13:22:18Zelenski deve explorar ao máximo a impopularidade de Putin e do regime herdado da União Soviética. Se a U. Soviética não existe mais, por que a ditadura? Todos os povos, inclusive os russos e brasileiros têm o direito de buscar a felicidade, o conhecimento e a democracia enfim! Viva a Lava Jato!