A prisão do peruano Alejandro Toledo e a internacionalização da Lava Jato
O ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo (foto), foi preso na Califórnia nesta terça-feira, 16. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acatou um pedido para que Toledo seja extraditado e possa responder a um processo na Justiça peruana. "A extradição de um ex-presidente é um fato raro, mas que está começando a acontecer com mais...
O ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo (foto), foi preso na Califórnia nesta terça-feira, 16.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acatou um pedido para que Toledo seja extraditado e possa responder a um processo na Justiça peruana.
"A extradição de um ex-presidente é um fato raro, mas que está começando a acontecer com mais frequência. A detenção manda um sinal de que criminosos não ficarão impunes se fugirem para outro país", diz o advogado Dorival Guimarães Pereira Júnior, professor de relações internacionais do Ibmec, em Belo Horizonte.
A prisão de Toledo também é um indício de que a Lava Jato brasileira, após auxiliar os procuradores peruanos, poderá se beneficiar com a troca de informações. "Os peruanos deverão compartilhar seus achados com as autoridades brasileiras, o que poderá ter repercussões diversas como a abertura de novas investigações ou a anulação de delações premiadas", diz Guimarães Pereira. "Trata-se de um reforço para a operação Lava Jato, que se internacionalizou."
Toledo teve a prisão preventiva decretada em 2017 por tráfico de influência, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Por mais de dois anos, ele viveu foragido nos Estados Unidos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
João Carlos
2019-07-17 15:47:40É a ORCRIM petista internacional, parabéns esquerdopatas, todos na "cana".
Jose
2019-07-17 07:28:21Por MUITO pouco não nos tornarmos uma Venezuela, cujos poderes são resguardados por milícias cubanas, como pagamento pelo óleo. O desaparelhamento da instituição judiciária brasileira precisa de estratégia mais urgente.
Roberto
2019-07-17 00:36:04Essa prisão reforça a lava jato e dá força ao nosso grande brasileiro ex juoz Sérgio Moro, orgulho do Brasil grande e honesto e traz a esperança de lula continua preso para sempre.
William Leal
2019-07-16 23:19:00Essa cruzada do IntercePT, Veja, Folha, '40 advogados', duas dúzias de 'jornalistas' não é atoa. Tem muito peixe graúdo muito próximo de ser fisgado pela Lava Jato, dentro e fora do Brasil. Pelo jeito, até na grande mídia.
Luís
2019-07-16 23:16:00Enquanto no Exterior, perseguem e prendem corruptos, aqui, uma parte da mídia decadente e alguns agentes de algumas instituições dão guarida aos que de modo criminoso, mentiroso e até ridículo, acusam os que combateram a impunidade, investigando, acusando, julgando e prendendo condenados em crimes contra o erário, às estatais e à Nação. Não podemos permitir que golpistas, estes sim, os verdadeiros golpistas, além de terem cometido crimes, enlameiem mais o nome e a honra do Brasil.
LÍDIA
2019-07-16 22:54:58Esse ex presidente tambem deve ser honestíssimo. Vai fazer a mesma peregrinação que o nosso presidiário. Vai na ONU , direitos humanos, mimimimi. Deveria ter uma prisão unica e todos esses ex presidentes honestíssimos que forem pegos cumprirem pena juntos.. vai ter que ter muitas celas.
SONIA
2019-07-16 21:27:25PT (partido das trevas) como sempre, exportando tecnologia da corrupção!
Oswaldo
2019-07-16 20:03:42E os canalhas do Brasil? Quando e que vão ser extraditados? Este tipo de gente tem que ser julgado como traidores e condenados à pena de morte.
Catilinário
2019-07-16 19:20:49Os advogados dele não vão solicitar um HC para o Tófolli? Os tribunais bolivarianos estão sempre de plantão.
Rafael
2019-07-16 19:11:49Seria ótima uma investigação na Venezuela