A primeira bobagem de Steve Bannon
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a criação de uma Receita Federal "externa" para coletar tarifas de importação
O republicano Donald Trump (foto) anunciou em seu primeiro discurso como 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda, 20, que irá criar uma "External Revenue Service".
Seria uma agência similiar à Receita Federal americana ("Internal Revenue Service", em inglês), só que voltada para cobrar impostos de outras nações.
A proposta, que foi sugerida inicialmente por Steve Bannon, é de um simplismo constrangedor.
Se a Receita Federal cobra impostos dos americanos, por que não criar outra agência para cobrar impostos dos estrangeiros?
Mas a ideia não apenas é ineficiente como ainda aumentaria os gastos governamentais, os quais Trump promete reduzir.
Discurso inaugural
Trump explicou o conceito da seguinte forma, em seu discurso nesta segunda: "Vamos cobrar impostos de outros países para enriquecer nossos cidadãos".
"Com esse propósito, nós vamos estabelecer a External Revenue Service, para coletar todas as tarifas e receitas. Será muito dinheiro entrando nos nossos cofres, vindo de fontes externas", disse o presidente, que acaba de retornar à Casa Branca.
O conceito já tinha sido desenvolvido por Steve Bannon em uma entrevista ao site Politico.
“As tarifas pagavam por tudo até o início do século 20”, disse Bannon ao site. “Mas você não olharia apenas para as tarifas, você olharia para tudo sobre como você pode cobrar taxas essencialmente, seja sobre investimentos, seja sobre outras coisas de acesso a este país. A América está atrás da porta dourada. E esse mercado (americano) é o mais robusto e lucrativo do mundo, e não deveríamos simplesmente deixar as pessoas terem acesso, não deveríamos deixar estrangeiros terem acesso a esse mercado e ao povo americano e aos cidadãos americanos de graça.”
A renda vinda com as tarifas de importação poderia, segundo Bannon, amenizar o fardo dos americanos: "Não há razão para que o povo americano, as corporações americanas, até mesmo a classe doadora tenha que pagar por tudo”.
Mais uma agência
Acontece que já existem agências federais americanas encarregadas de coletar tarifas de importação de produtos e serviços fornecidos por outros países.
O Departamento de Comércio e as alfândegas fazem esse serviço.
Criar uma nova agência apenas aumentaria a estrutural estatal para realizar algo que já é contemplado pela estrutura existente.
"Sinceramente, não acho que uma nova agência mudaria muita coisa. Isso só concentraria as atribuições de outras agências em um novo organismo. Me parece muito mais uma forma de materializar a sua retorica", diz Thiago Vidal, diretor de análise política da consultoria Prospectiva.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Clayton De Souza pontes
2025-01-20 17:12:14O cara imposto de importação encarece os produtos de outros países, motivando o aumento dos produtos nacionais, aumentando receita do governo e punindo a população