A 'orelha' de Michelle Bolsonaro e o ruído na paisagem do Alvorada
Construído em 1958, o Palácio da Alvorada é considerado uma das obras-primas de Oscar Niemeyer. O monumento associou a leveza dos traços do arquiteto à obra de artistas modernistas, escolhidos com rigor para, com suas esculturas, tapeçarias e quadros, compor o edifício. As notáveis colunas do Alvorada guardam perfeita harmonia com as iaras esculpidas por...
Construído em 1958, o Palácio da Alvorada é considerado uma das obras-primas de Oscar Niemeyer. O monumento associou a leveza dos traços do arquiteto à obra de artistas modernistas, escolhidos com rigor para, com suas esculturas, tapeçarias e quadros, compor o edifício. As notáveis colunas do Alvorada guardam perfeita harmonia com as iaras esculpidas por Alfredo Ceschiatti, que parecem flutuar sobre o espelho d’água. A proporcionalidade e o equilíbrio da arquitetura com suas obras originais, entretanto, foram interrompidos por um ruído na paisagem. É o que indicam especialistas em arquitetura e preservação do patrimônio ouvidos por Crusoé, após a instalação de uma enorme escultura azul em forma de orelha na fachada principal do monumento.
A peça da designer e ilustradora Ketileine Stefanini foi doada pela Sociedade de Otorrinolaringologia à primeira-dama e faz parte do acervo privado de Michelle Bolsonaro. A causa é nobre: a escultura fez parte da exposição Ear Parade, um evento de arte urbana que chama a atenção da sociedade para a realidade de quem tem problemas auditivos. A iniciativa consiste na exibição de esculturas em forma de orelha pintadas por diferentes artistas e expostas em cidades. Ao final da exibição pública, as obras são leiloadas e parte da arrecadação vai para entidades que atuam com deficientes auditivos. A mostra conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal.
A questão é que a exibição da orelha azul doada a Michelle na fachada principal do Palácio da Alvorada mudou a paisagem do monumento de Oscar Niemeyer. Curador do palácio até 2016 e ex-técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, o arquiteto Rogério Carvalho critica a instalação da escultura. “Pela escala, essa peça não poderia ficar ali. Está bem no salão do painel dourado do Athos Bulcão. Como ela chama muito atenção, isso gera um ruído”, explica Carvalho, que participou da mais recente reforma do palácio, quando arquitetos buscaram recuperar o monumento, seguindo à risca a ambientação original pensada por Niemeyer.
À época, todos os móveis foram restaurados e posicionados de acordo com a proposta de Oscar Niemeyer e da decoradora do projeto, Anna Maria Niemeyer, filha do arquiteto. A reforma demandou quase dois anos de pesquisas.
Rogério Carvalho reconhece que a orelha dada de presente a Michelle Bolsonaro tem uma causa social, ao contrário do jardim em forma da estrela do PT, colocado no Alvorada durante os primeiros anos do governo Lula. A escultura, segundo ele, pode realmente suscitar diálogos relacionados à inclusão social de portadores de necessidades especiais. “Mas a localização é um desastre”, afirma.
“A relação dessa obra com a fachada deveria ser evitada. Naquela fachada frontal, as iaras (escultura de Alfredo Ceschiatti) deveriam ter destaque absoluto. A colocação dessa peça enfraquece essa relação pensada pelo Oscar Niemeyer e que é perfeita. Ele estava realmente muito inspirado quando fez o palácio”, acrescenta Rogério Carvalho.
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, Daniel Mangabeira, também critica a decisão de instalar a escultura, que é uma propriedade privada da primeira-dama, na área pública de um monumento tombado. “O térreo do palácio tem uma função cerimonial, é um espaço público, que antigamente até podia ser visitado. O pavimento superior é a parte íntima, uma área de acesso privativo dos familiares do presidente. Essa escultura é um bem privado e não deveria ter sido colocada na área pública”, argumenta Mangabeira.
“É uma intervenção que afeta um espaço tombado, provavelmente feita sem nenhuma curadoria prévia. Em qualquer lugar do mundo, os edifícios públicos têm responsáveis pelos acervos”, acrescenta o presidente do Conselho de Arquitetura.
Indagado por Crusoé, o Iphan informou que não é necessária qualquer consulta prévia ao órgão para a instalação da escultura na fachada do Alvorada. Já Secretaria da Comunicação da Presidência informou que a primeira-dama optou por exibir a obra no primeiro andar do Palácio da Alvorada "para conscientização a respeito do tema da inclusão". A Secom não informou se houve curadoria prévia de algum profissional.
Esta não é a primeira vez que interferências na fachada do palácio geram questionamentos. Em 2017, quando Michel Temer chegou à Presidência, a instalação de uma tela de proteção na fachada do monumento para impedir acidentes com o filho pequeno do então presidente, foi criticada por especialistas em preservação do patrimônio.
O Alvorada é a residência oficial dos presidentes da República desde Juscelino Kubitschek e, a cada novo morador, sofre alterações de decoração e até de projeto – Fernando Collor, por exemplo, determinou a instalação de persianas azuis na fachada principal. As interferências, entretanto, deveriam ser mínimas.
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Comentários (10)
Walkiria
2020-07-28 05:52:23Jornalistas!!! Fazem tempestades em copo d’água, besteira, isso é temporário, pior era a estrela vermelha
Jose
2020-07-27 18:59:00Não dá pra acreditar numa matéria desta. Tem nada mais importante pra se preocupar?
Cid
2020-07-27 18:19:56Nossa, que informação importante! e olha que a reportagem até entrevistou especialistas para enriquecer o assunto.... sem comentários!!!
César
2020-07-27 15:31:12Crusoe cada vez pior. Essa jornalista cacheadinha deve ser da panela...
MARIA G
2020-07-27 13:39:38Tirem essa orelha totalmente fora do contexto e aproveitem para levar o hipócrita do Bolsotraira, sua família e seus passadores de pano!
MARIA G
2020-07-27 13:35:17Deveriam tirar essa orelha totalmente fora do contexto e aproveitar para levar junto o hipócrita do Bolsotraira, sua família e toda a corja de passadores de pano!
Cleonice
2020-07-27 11:47:40Desperdício de tempo Crusoé
Cleonice
2020-07-27 11:45:25Desperdício Crusoé!
Rodolfo
2020-07-27 10:52:28Realmente gastar tempo e energia com uma matéria dessa não faz nenhum sentido. Se. A intenção é para ajudar a uma boa causa que se dane o tombamento, eventual mal gosto, etc. Exagero.
Querubim
2020-07-27 10:15:22"QUE PROBLEMA SÉRIO... IMAGINEM SÓ A GRAVIDADE... QUE PROBLEMA SÉRIO PARA O BRASIL!" FELIZMENTE NÃO TEMOS PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO, ECONOMIA, SEGURANÇA PÚBLICA ETC. QUE REPORTAGEM DE TIRAR O FÔLEGO... kkkkkkkkkkkkkkkk