Agência Brasil

A leitura recomendada de Bolsonaro

30.09.19 10:31

O presidente Jair Bolsonaro (foto) recomendou a leitura de um livro do coronel Carlos Brilhante Ustra, condenado por tortura, à professora de um grupo de estudantes com quem conversou na saída do Palácio da Alvorada na manhã desta segunda-feira, 30.

Ao ouvir dos jovens que tinham uma professora de esquerda, Bolsonaro aconselhou que falassem para a docente ler A verdade sufocada — a história que a esquerda não quer que o Brasil conheça, do militar morto em 2015. “Lá são fatos, não é blábláblá de esquerdista não”, afirmou.

No impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Bolsonaro, então deputado federal, dedicou o voto a favor da saída da petista a Ustra. Em agosto, ele almoçou com a viúva do coronel no Palácio do Planalto.

O presidente deixou o Alvorada sem dar entrevista aos jornalistas que o aguardavam na saída. “Gosto muito de vocês, mas tudo é deturpado”, reclamou com os repórteres. “Quando vocês fizerem uma matéria real do que aconteceu lá na ONU, eu dou entrevista para vocês, tá ok? Um abraço aí”, afirmou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Presidente, eu, e acho que milhões de brasileiros não queremos mais saber de Marighellas nem de Ustras. Queremos que o Sr governe. Com dignidade e competência e que cumpra as promessas básicas da sua campanha, sem as quais o Sr não teria sido eleito, dentre as quais e a primordial-combate à corrupção com a proteção da Lava Jato. Não queremos mais esquerda nem direita, muito menos centrão. Governe, cumpra o prometido. ... e deixe de blá, blá, blá

    1. Muito bem dito. Não sou esquerda mas estou decepcionado com os Bolsonaros, as declarações dos filhos me assustam, beiram a irresponsabilidade e o presidente poderia falar menos e fazer mais.

  2. Ulstra deve estar se perguntando lá em cima: "Caramba! defendo o país e me coloca, como defensor, um sujeito que defende mais ao seu filho que ao Brasil? Vergonha!" Esse infeliz só receberá meu voto novamente se Moro, Mourão, ou outro "duro" não se candidatar. Mitou pra DIREITA quando em campanha e, agora que foi eleito, tem mitado pra esquerda. Infeliz! Vergonha! Que receba os aplausos da esquerda e dos corruptos que vc tá protegendo, seu infeliz! A estória da maçã podre é real; é História."

  3. Alguem mais chegado ao Bolsonaro, devia sugeri-lo que lesse o Principe de Maquiavel principalmente o cap nono que fala sobre o principado civil

  4. Bolsonaro, ao fazer tais comentários, mais uma vez mostrou seu despreparo. Nem mesmo "estadistas" como Putin, Maduro, Kim Jong-Un, Xi Jiping, Erdogan, fariam afirmações desse tipo. Bolsonaro mostrou que, se calado ficasse sempre, até poderia fingir-se sábio. Ele não tem conserto. Sua imagem aqui e lá fora já está comprometida. Já entrou para a história como um Neanderthal político.

    1. Como você é prolixo, Cretino. Pra que gastar tantas palavras longas se você só está repetindo "Ele Não"?

  5. "Continuamos a ser a colônia, um país não de cidadãos, mas de súditos, passivamente submetidos às "autoridades" - a grande diferença, no fundo, é que antigamente a "autoridade" era Lisboa; hoje é Brasília" - Roberto Campos.

  6. Esse livro deveria ser obrigatório nas escolas de nível médio e tema periódico de vestibulares. Perde-se tempo DEMAIS analisando as infidelidades hipotéticas de Capitu. Nossos jovens deviam conhecer melhor a própria história, em vez de estudarem modelos fracassados de organização social criados no século 19.

    1. Que paspalho esse cretino, ofende todo mundo mas não quer ser ofendido. Ninguém tem culpa se você é burro demais para defender as besteiras que fala. Ninguém está interessado na sua choradeira. Vá trabalhar, cretino!

    2. Só Riobaldo consegue entender Riobaldo. E xingar mostra a sua qualidade. Falta de berço. Tenho a impressão de que você não sabe quem é seu pai.

    3. Não, Cretino, você é que é burro mesmo. O modelo social fracassado do século 19 que eu mencionei é o COMUNISMO. Isso não tem nada a ver com Dom Casmurro, que não descreve modelos de organização social e só foi publicado às portas do século 20. Se você, bravo defensor da literatura Brasileira, tivesse se dado ao trabalho de ler o livro, saberia disto tudo e não estaria aqui passando esse vexame feito um palerma... Você realmente tem orgulho da sua ignorância, não é?

    4. Perfeito!!! Eles fazem teses e mais sobre a Capitu. Ufff

    5. Além disso, ele diz que o "livro (do Ustra) deveria ser obrigatório nas escolas de nível médio e tema periódico de vestibulares"; como se fosse exemplo de alta história. E o coloca como mais importante do que Capitu ou literaturas (modelos fracassados) do século 19. Está na cara que esse Riobaldo é um bozo-fanático. Rosana nas Profundezas está errada, e ainda ofende quem contra argumenta.

    6. Rosana nas Profundezas. Esse Riobaldo, ao mencionar "conhecer melhor a própria história", faz menção (entendo que positiva) ao livro do Ustra, como se fosse um exemplo (magno) da história do Brasil. Ao falar de "modelos fracassados de organização social criados no século 19", ele desdenha Machado de Assis. História e Literatura são fundamentais. Chamar-me de analfabeto funcional mostra quem você realmente é, escondida em argumentos pretensamente lógicos.

    7. A única pessoa que falou em negar Machado de Assis foi você. Eu entendi o que o Riobaldo falou: estudar a *nossa História* é tão importante quanto estudar Literatura, e muito mais importante do que estudar a luta de classes. Ele está certíssimo. Aliás, a maior prova disso é que você consegue identificar personagens e autores da nossa literatura, mas é incapaz de extrair o significado correto da mensagem que o Riobaldo escreveu. Se tivesse estudado mais, não seria um analfabeto funcional.

    8. Os nazistas queimavam os livros "profanos"; os padres da Inquisição idem. Negar Machado de Assis na literatura brasileira é quase que negá-la em seu todo. Comentário imbecil, ainda mais vindo de alguém que se apelida de Riobaldo, personagem de Guimarães Rosa. Burrice não tem cura.

    9. Dedicar menos tempo a um tema não significa rejeitá-lo. Você não tem capacidade nem para entender isso, mas acha que pode apontar o caminho para os outros?

    10. direita suicida capítulo 1: rejeitando o melhor da nossa literatura vc não vai a lugar nenhum.

  7. Aproveito a deixa e deixo um pensamento do Roberto Campos, um liberal, que reflete muito porque o bozo-lulismo medíocre que domina o país não pode nos levar ao desenvolvimento plano: "O subdesenvolvimento não resulta de espoliação internacional ou falta de recursos naturais. É sempre um fenômeno cultural: misto de idiotice e mau-caratismo. Infelizmente, ambas as coisas são abundantes neste subcontinente" (25 agosto de 1996). Entenderam bozistas? Entenderam lulistas?

    1. Muito bem colocado. Além de economista, Campos era um grande pensador.

  8. Estou recomendando a leitura do seu governo. O que prometeu, (combate corruptivo) e o que esta acontecendo (um paiz de bandidos) amparados pelo jb & aliancas.

    1. Esse Bozo tinha tudo pra fazer o melhor governo da história e mudar o futuro do nosso país!!! Jogasse toda a “bossa” no ventilador e deixasse o filho corrupto ser preso... mas não... cuida da economia e o combate à corrupção que se fueda... Votei nele contra o PT mas sinto que votei no Neopetismo com ideologia de direita.... #MORO2022 Se ainda houver Brasil até lá...

  9. ...E te digo mais Ovos de Apolo: esses alunos não estão em fase de alfabetização, são alunos do jardim de infância, meu filho!

  10. A esquerda com sua “versão ” e os bolsonaristas com a sua “visão particular dos fatos”. Em comum, a mesma incapacidade de se ater aos fatos.

    1. Depois que o governo Bolsonaro tiver comprado uma Pasadena, se aliado a uma organização narcoterrorista comos as FARC e tirado dinheiro de hospitais e escolas para construir metrô no estrangeiro como os petistas fizeram na Venezuela, aí você poderá dizer que são idênticos. Até lá, você não está dando opinião, só está inventando asneiras para tentar igualar coisas que não são iguais. Essa fachada de virtude dos falsos isentões não resiste ao sopro da verdade. Não seja covarde, assuma sua posição.

    2. Vai aí um fato para você: quem pratica tortura conta alguém inteiramente dominado, não se transforma em herói. Quem pratica atos terroristas em nome de “uma causa” também não. Duas mentiras do mesmo quilate.

    3. Vou traduzir pra você: o comentário é uma referência aos extremismos ideológicos dos petistas que vendo a roubalheira do seu partido, continuam fidelíssimos ao lularapio e aos bozo-olavistas, idênticos a eles. Acredito que você não sabe, mais existem eleitores que uma vez constatado os equívocos do seu candidato, exercem o livre ato de pensar e não seguem batendo palminhas. Você não gostou do comentário? A vida é assim meu caro, chama-se diversidade de opinião.

    4. É curioso como você acusa os outros de não se aterem aos fatos quando você mesma não faz isso. Afinal, você só está só reclamando de todo mundo sem acrescentar nada de relevante ao debate. Cadê os "fatos" que você protege com tanto zelo?

    1. Perfeito, o Cesar Maia inaugurou essa pratica após as redemocratizaçáo,,,provavelmente vai estourar aparece alguma coisa que coloca o capitaó novamente na capa da revista, ai vem e solta a perola, todos modrderam a isca....mas que ele esta enchendo o saco com isso está,,,,,e os fanaticos seguidores do bannon vao que váo

    2. Exato, falta de assunto do Bolsonaro, fica dando essas declarações que não interessam para o Governo, só para gerar factoides, como diria César Maia ... Aprendeu a técnica com o filhote Rodrigo Maia ?

    1. Para você, começaria recomendando um livro didático de Português.

  11. Tá muito certo!. Li o livro e endosso o que o Presidente disse. Está mais do que na hora do Brasil saber a verdade verdadeira e não aquela que a imprensa esquerdopata e a corja comunista tem contado.

    1. Exatamente. A esquerda mentiu sempre, desde 64. Mentiu e mentiu e mentiu. Muita gente acreditou simplesmente porque desconhecia a tática esquerdista. A mentira é uma grande arma, mas sua munição acaba enquanto a verdade não morre jamais.

    1. esse cretino escolheu muito bem o codinome. adora polemizar pra alimentar o seu ego. É muito vaidoso e arrogante. Lembrei-me do Ministro Barroso definindo o Gilmar como um psicopata. Xiiii

  12. A leitura nunca é demais, desde que a fonte seja entendida como produtora de uma versão particular, ainda que justificada com fatos, imagens, etc.., escrita por alguém (ou mais de um) e que seja lida e interpretada com uma visão crítica em relação à(s) fonte(s) e ao conteúdo, e não com "temor dogmático". A leitura com os olhos e com a razão é uma das mais eficazes formas de ESCLARECIMENTO. Antes um presidente indicar a leitura do livro do que "glorificar", inoportunamente, seu autor.

    1. Ah Odete6. Poxa! E os esquerdopatas são o que? Além de terroristas e ladrões? Agora quase tudo começa a entrar nos eixos. Lentamente. Apesar da grita mentirosa. Acho que não serão precisos 16 anos para consertar o desleixo e desmando desta corja vermelha.

    1. O boca de ovo ao ser desmascarado não tem onde se esconder. Precisa ficar inventando lorotas para se defender, kkkkkkkkk. Leia e releia o que eu escrevi para ver se você aprende alguma coisa. Se não aprender vou te rebaixar a ovo do Messias.

    2. A frase em questão, dita por Roberto Campos, reflete toda a história do país, não apenas um momento (período da ditadura ou regime civil). É um diagnóstico da cultura nacional, seja ela política, seja ela econômica, seja ela social. Ele quer dizer que o pensamento nacional é neanderthal. Pouquíssimos, como ele, fazem a exceção, que confirma a regra. Na matéria da Crusoé acima, pode-se entender que JB se enquadra perfeitamente nessa COLOSSAL E ONTOLÓGICA BURRICE.

    3. Nada disso é verdade. Todo mundo sabe que o Collor era o presidente em novembro de 1990. Se estudasse um pouquinho antes de dizer suas asneiras, saberia também, mas você não tem interesse na verdade ou em fatos. Seu negócio é fazer agitação política em troca de dinheiro, e para isso, as mentiras são uma ferramenta necessária. Sua militância é patética, Jose. Se o seu Q.I. cair mais um ponto, vão ter que te colocar em um xaxim e regar duas vezes por dia pra te manter vivo.

    4. O boca de ovo é muito burro mesmo. Você sabe ler? A frase foi dita em novembro de 1990, no governo Sarney, cuja carreira foi feita na ditadura. Quem veio antes de novembro de 1990 (Ditadura + Sarney). Quem estava iniciando o governo nesta época (Collor, o manequim da ditadura). Portanto, o Bob Fields não estava se referindo à esquerda, porque ela era irrelevante na época. Este boca de ovo, além de não saber ler, mostra que não sabe nem interpretar texto. Deve ter fugido da escola.

    5. O Jose é daqueles mentirosos compulsivos. Profundamente ignorante da história política do Brasil, desfia um rosário de asneiras para fazer seu mimimi. A frase do Roberto Campos foi dita em 1990, logo depois do governo do Sarney, que era do PMDB e legalizou os partidos PSB, PCdoB e PCB. Era o início da presidência do Collor, que se dizia liberal isentão, mas todo mundo sabe que é centrão. Nunca houve políticos de direita no controle do país desde que os militares entregaram o governo aos civis.

    6. Sou sua fã Cretino!! Essa direita radical é bovina e ignorantemente cega! Os fatos se escancaram, evidenciando o engodo desse governo, que segue no discurso antiesquerdista e faz tudo igual em nome da direita radical! O combate à corrupção já foi abandonado. Inúmeras outras bandeiras de campanha se perderam, em nome da proteção e indicação dos filhos. Os conluios entre os poderes com firme aliança desse governo com o pior da política!

    7. Odete. Você está correta. Somente os cegos bozistas não percebem que o Messias sofre deficiências cognitivas sérias. Ele é um caso típico de interdição!

    8. Não é difícil até para um leigo diagnosticar: há um sério componente patológico de profunda insanidade mental nesse cara. E uma nação inteira de um país continental à mercê. É apavorante. 😱

    9. Alberto, A frase do Bob Fields foi direcionada aos militares e políticos da direita que controlavam o governo naquela época. Por sinal, de liberal a ditadura não teve nada. O modelo econômico da ditadura foi o adotado e elogiado pelo PT.

    10. Concordo com o Cretino (à enésima potência). Só quero lembrar que o Roberto Campos era um defensor entusiasta do liberalismo econômico tanto quanto o Ministro Paulo Guedes. Evidentemente , o sentido da frase do Campos é diretamente dirigido à classe política, especialmente os integrantes da corja esquerdista.

    11. "......Não há perigo de melhorar" - Roberto Campos.

  13. Sobre a Onu, comento que no dia do discurso na Onu, a Globo News informou que Bolsanaro havia se encontrado rapidamente com Trump no lobby do hotel e teria dito " I love you", e obviamente cairam de pau sobre isto. No dia seguinte, lendo o Valor, da mesma Globo, eles informam que Bolsonaro e Trump tiveram uma reuniao privada por 15 minutos. Ou seja, o mesmo orgao de informacao tem duas versoes, em quem acreditar??

    1. Nico, não acredite em nenhuma. Não assista ou leia nada vindo dela.

  14. Agora esse negócio de lançar livros virou uma febre em Brasília. Semana passado foi o Janot com seu quase sanguinário e polêmico lançamento. Agora vem o Bolsonaro a fazer propaganda de um livro de autoria do falecido coronel, para a sua viúva, provavelmente, não sei.

  15. JB adora manter feridas abertas. Já houve a anistia para todos os envolvidos. Esse assunto deveria ser página virada. A paranoia de JB causa ruído desnecessário e um enorme cansaço com ele. Sempre o mesmo disco, a mesma música. E ele ainda quer que os jornalistas escrevem a "realidade" como ele a enxerga, de forma caolha.

    1. JB adora, SIM, contar a verdade sobre a mentira que a corja esquerdopata vem há anos alardeando. Quero perguntar ao Cretino (à enésima potência) qual a idade dele? Já tinha nascido? Tinha idade suficiente para saber o que estava se passando em 64? Ou ouviu a versão contada pelos professores esquerdopatas das USP da vida ou então dos integrantes da corja que foram anistiados mas jamais mudaram suas verdadeiras intenções, ou seja as de transformarem o Brasil numa nova Cuba?

    2. Sr. Cretino. A ferida foi reaberta na criação da Comissão de Anistia pelo PT. Noto uma significativa falta de memória da sua parte. Procure um especialista.

    3. Basta eu passar pela calçada que a cachorrada corre para latir no portão. Ladrem à vontade, cães...

    4. Teus comentários são uma comédia!! Espero que seja mesmo um perfil falso, pois não creio que alguém pode ser tão burro

    5. Página virada? A todo ano centenas de novos pedidos de indenizações. Revisão imediata dessa história!

  16. A esquerda acusava a imprensa de direita e golpista. Agora a direita chucra faz a mesma coisa. Acho que nos dois casos, a imprensa tem razão e os políticos, como sempre, estão errados. Alguém duvida?

    1. Isso confia na "imprensa"! Tá tudo certo! 😂😂😂😂😂😂😂👍

  17. Essa insistência em homenagear um torturador irrita e cansa os que (apesar do voto anti-PT) não fazem parte do fã clube. Lamentável que não vire o disco pelo menos em público.

  18. A imprensa esquerdo-pata distorce os fatos. Disso não há a menor dúvida. Globolixo, Veja, Folha de S. Verdevaldo, tudo porcaria. JB está coberto de razão em não dar entrevista a essa cambada de pseudojornalistas.

  19. Ulstra nunca foi condenado por torturar, Crusoé. Não deturpem as coisas. Ou então mostrem o processo em q ele foi condenado pelo crime de tortura

    1. Em 2008, por decisão em primeira instância do juiz Gustavo Santini Teodoro, da 23ª Vara Cível de São Paulo, o coronel Ustra tornou-se o primeiro oficial condenado em ação declaratória por sequestro e tortura, mais de trinta anos depois de fatos ocorridos durante a ditadura militar (1964-1985).

  20. Como o democrata do Messias adora lembrar da ditadura que ele levava na escola militar. Agora entremos as preferências amorosas do Carluxo.

  21. Como o pessoal da redação não informou se os estudantes são crianças ou não, deduzo que sejam crianças, pois estavam acompanhadas de sua professora. Sinto informar para o atarefado ex-militar, que ele deveria ter um pouco de bom senso ao recomendar esse tipo de leitura para crianças da pré-escola. Que escrotidão, caralho!

    1. Então, ao ler que um grupo de alunos informou ao Presidente da República que os ensinamentos de sua professora pareciam ter uma carga ideológica de teor socialista/comunista, você chegou à brilhante conclusão de que esses alunos só poderiam ser crianças em fase de alfabetização? Você é uma espécie de gênio da estupidez.

    2. Vou fazer justiça ao ex-capitão: Realmente li o texto com rapidez e não percebí que ele se dirigia à professora esquerdista (como se isso fosse alguma novidade) e não aos seus pupilos que serão preparados para serem futuros comunistas. Neste caso volto atrás e peço escusas, como sempre diz o MJSP Sergio Moro, quando tem que se desculpar de alguém.

  22. Realmente, quando ele dá entrevista, pinçam frases soltas que são deturpadas, até com a entonação tendenciosas dos repórteres.

Mais notícias
Assine agora
TOPO