A intervenção que Putin ficou devendo em defesa da soberania brasileira da Amazônia
O presidente Jair Bolsonaro agradeceu nesta quarta, 16, no Kremlin, o presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto), por uma suposta "intervenção" a favor da soberania brasileira na Amazônia. "Quando alguns países questionaram a Amazônia como patrimônio da humanidade, quero agradecer a sua intervenção que sempre esteve ao nosso lado em defesa da soberania, muito obrigado",...
O presidente Jair Bolsonaro agradeceu nesta quarta, 16, no Kremlin, o presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto), por uma suposta "intervenção" a favor da soberania brasileira na Amazônia.
"Quando alguns países questionaram a Amazônia como patrimônio da humanidade, quero agradecer a sua intervenção que sempre esteve ao nosso lado em defesa da soberania, muito obrigado", disse Bolsonaro.
A frase parece ter sido um comentário sobre uma declaração do presidente da França, Emmanuel Macron, que em 2019 cogitou que fosse dado um "status internacional" para a Amazônia.
Mas não há registro de que Putin tenha dado uma declaração ou soltado uma nota a favor da soberania brasileira da Amazônia.
O que existe é o parágrafo oitavo da Declaração de Brasília, formulada em 2019 durante um encontro do bloco dos Brics, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O texto fala em soberania na área ambiental, mas sem citar a Amazônia. "Expressamos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões — econômica, social e ambiental — de maneira equilibrada e integrada. Todos os nossos cidadãos, em todas as partes de nossos respectivos territórios, incluindo áreas remotas, merecem desfrutar plenamente dos benefícios do desenvolvimento sustentável. A cooperação internacional nesse campo, como em todos os outros, deve respeitar a soberania nacional e os regulamentos e disposições legais e institucionais nacionais, bem como práticas e procedimentos", diz o documento.
Meio ambiente
A defesa da soberania brasileira da Amazônia foi um tema caro aos militares no passado, e que ainda mexe com políticos e diplomatas, tanto da esquerda quanto da direita.
Ambientalistas, contudo, passam ao largo dessa discussão. Eles veem a realidade do desmatamento, que ocorre com a conivência de muitas autoridades nacionais, sem interferência estrangeira. "O Brasil não está nem nunca esteve com sua soberania sobre a Amazônia ameaçada. A maior ameaça que a floresta enfrenta hoje chama-se Bolsonaro, que promove sua destruição de forma deliberada", diz Marcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima.
Outro ponto apontado pelos ecologistas é que Putin pode não ter apoiado abertamente a soberania brasileira da Amazônia, mas tampouco faria qualquer comentário sobre incêndios na região. "Rússia e China são grandes defensores da soberania, tanto na política externa quanto no meio ambiente. Mas, dessas duas nações, a Rússia é que poderia ser considerada o grande predador climático", diz Eduardo Viola, professor de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de São Paulo. "Na 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas, a COP26, em Glasgow, a China defendeu a redução do desmatamento, enquanto a Rússia continuou sendo um grande emissor orgulhoso de carbono na atmosfera, e usa isso para projetar seu poder no mundo."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
William
2022-02-17 11:45:57Como o Oantagonista e Crusoé conseguem falar tanta besteira, tudo pra ajudar o MORNO que não vai sair dos 11%. Pena um jornal se perder assim. FOLHETIM MORNO ATACANDO.
AIRTON
2022-02-17 11:36:24Como sempre fala pro gado.
Maria
2022-02-17 00:52:40MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Edmilson
2022-02-16 23:32:00BOÇALNARO NÃO TEVE MEDO DE CEDER SEU DNA PARA OS RUSSOS. PUDERA, DNA DESSE PSICOPATA NÃO PRESTA PRA NADA!
MARCOS
2022-02-16 21:58:33O CARA ESTÁ COLOCANDO PALAVRAS NA BOCA DO PUTIN.
Ivan
2022-02-16 17:58:56Sei não. Essa viagem e essa solidariedade tão me cheirando a pagamento antecipado pela interferência russa nas próximas eleições.
MARCIO
2022-02-16 17:45:34Mais uma humilhação internacional do Brasil promovida pelo Nero e sua turba m
Palhaço Bozo
2022-02-16 16:53:45Bozo ta cagando para a democracia ou para o meio ambiente. O que ele quer é dinheiro e poder. Com certeza tá enchendo as burras com barrinhas de ouro e muito dinheiro para proteger o libera geral da extração ilegal dos recursos naturais da floresta.