Reprodução

A ‘guerra’ por equipamentos de saúde no mundo

05.04.20 14:20

O enfrentamento global à pandemia do novo coronavírus desencadeou uma “guerra” paralela entre os países por equipamentos de saúde necessários para proteger a população da Covid-19, como máscaras e respiradores.

Nos últimos dias, os Estados Unidos, que se tornaram o novo epicentro da pandemia, foram acusados de confiscar 200 mil máscaras que tinham como destino a Alemanha. O governo de Berlim disse que a mercadoria direcionada à polícia alemã foi desviada pelos americanos na Tailândia.

A compra de 600 respiradores da China por estados do Nordeste brasileiro foi retida em Miami e depois cancelada pelo fornecedor. A aquisição, no valor de 42 milhões de reais, seria destinada aos estados da Bahia e do Ceará, os mais afetados pelo novo coronavírus na região.

Trump já invocou a Lei de Proteção de Defesa, criada nos anos 1950 por causa da Guerra da Coreia, para proibir a 3M, empresa americana que produz as máscaras, de exportar seus produtos médicos para outros países para atender o expressivo aumento da demanda interna nos Estados Unidos.

No sábado, 4, o presidente americano demonstrou não se preocupar com a carência de produtos dos outros países e ameaçou retaliar empresas que exportarem equipamentos necessários para combater a Covid-19 nos EUA.

“Precisamos das máscaras. Não queremos outros conseguindo máscaras. É por isso que estamos acionando várias vezes o ato de produção de defesa. Você pode até chamar de retaliação porque é isso mesmo. É uma retaliação. Se as empresas não derem o que precisamos para o nosso povo, nós seremos muito duros”, afirmou Trump.

No Brasil, que também tem tido dificuldade de importar testes de coronavírus, equipamentos de proteção individual, os EPIs, e respiradores, o governo federal admitiu ter proibido que empresas nacionais exportem seus produtos neste momento de crise severa.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que o Brasil “já impediu exportação de equipamentos”, sem detalhar quais itens, e que “talvez seja necessário tomar medidas bem impactantes” para assegurar uma estrutura mínima necessária para enfrentar a disseminação da doença.

O ex-ministro da Saúde Ricardo Barros defendeu neste sábado em entrevista à CNN Brasil que o país também adote uma “tática de guerra” e decrete sigilo de todos os contratos de compra de suprimentos para a Covid-19 para evitar que outros países procurem o mesmo fornecedor para oferecer um valor maior pela mesma mercadoria.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isso demonstra nossa fragilidade: Não produzimos Sais Medicamentosos; não produzimos Semicondutores; não produzimos Matrizes Aviarias; não produzimos transgênicos e defensivos: Não produzimos nada!!!!!

  2. Enquanto isso, aqui no Brasil, o filho do Presidente e o Ministro da Educação resolvem ofender de forma desleal a China, simplesmente o maior fabricante desses equipamentos do mundo. Realmente estamos muito, mas muito mal dirigidos.

  3. Guerra é guerra!!! Vende São Paulo pra CHINA. O JOÃOZINHO Doria em Janeiro 2020 falou qye China seria agressiva! E foi mesmo com COVID19 ela vai comprar SÃO PAULO NA XEPA. E o JOÃOZINHO Doria vai fuxar feliz. VAMOS TER AULA DE CHINES NAS ESCOLAS EM SAO PAULO . 若昂·多里亞

  4. Hoje, mais de um jornal informa que a reclamação dos respiradores retidos em Miami é da Casa Civil da Bahia, e que o embaixador dos EUA no Brasil desmente tal ocorrido. Fica a dúvida no ar, uma vez que não acredito nem no PT, nem no Trump!!

  5. Estão confundindo as coisas. As máscaras usadas pelos profissionais de saúde são as do tipo N95 e são indispensáveis a quem se expõe no ambiente hospitalar. Qqr um pode fazer uma máscara em casa. No site do CDC -Centers of Disease Control, um cirurgião mostra como fazer. Tem um filme viralizando no WhatsApp onde uma senhora faz uma máscara com uma garrafa pet. Funciona muito bem e é reutilizável depois de lavada com água e sabão. A inventividade brasileira merece aplausos.

    1. Assim será, qualquer país que tenha o poder, seja democrático ou comunista, ou qualquer outra merda dessas!

  6. Na Checos, eles mobilizaram a população e desenvolveram máscaras que ajudaram muito a evitar o contágio pelo covid-19. Falta solidariedade no Brasil. Várias empresas estão doando testes e respiradores. Porque os órgão de imprensa não divulgam estes fatos? Qual a capacidade instalada no Brasil para atender os 10 a 12 mil contaminados em todo o Brasil? Temos capacidade para isso. Em São Paulo há dias o Estado fala de um hospital de campanha no Pacaembu e só as paredes foram levantadas! ???!!!????

  7. Quando é que a Crusoé vai entender que estamos em tempos de Guerra. Isso mesmo, guerra de nível mundial. Os EUA tem a sua população como prioridade. Aqui é guerra de toda imprensa contra o Presidente. Aqui a população não é prioridade da imprensa.

  8. Um país com a riqueza dos EUA, fazer esse tipo de estratégia, é lamentável. Nessa hora que eu percebo que a globalização é só para alguns.

  9. Jamais perca seu tempo discutindo com esquerdistas, você vive uma realidade e eles vivem na realidade deles mesmos, como uma espécie de autistas. Eles vivem em um mundo fictício e paralelo só deles, eles inventam mentiras e as empurram como se fossem verdades, eles acreditam na primeira coisa que leem e tomam como verdades para o resto da vida. Se você contrariá-los você é o errado, é fascista, nazista etc. Nem psiquiatria os cura. São casos perdidos. Brasil sem medo. PÁTRIA AMADA BRASIL.

  10. Já que muitos, dezenas de milhões falam que sim, o vírus é chinês, pois veio da China e causou inimaginável desastre, por que não cobram deste mesmo país a doação desses materiais? Não deveria a China doar/ceder/emprestar esses equipamentos?

    1. Concordo com vc Raquel, a China é quem deveria responder pelo prejuízo que causou ao mundo, principalmente por impedir e atrasar a divulgação. Quanto ao material de segurança possivelmente desviado para os EUA, o maior culpado tb é o fornecedor que teria desviado o pedido, sem honrar o compromisso com o primeiro cliente, ou seja, novamente a China.

  11. (BOLSONARO) 59 x 37 (ABUTRES-CORJA-DATALIXO-GLOBOLIXO-CRUZOLIXO-ESQUERDALHA-BATERORES-DE-PANELAS-JOSES-GADELHAS-BABACAS-ETC-ETC-ETC).

  12. Apesar da auto-propalada "amizade" que o BOÇALnaro se gaba de ter com o TRUMP, os respiradores, destinados ao Ceará e à Bahia, foram confiscados pelos americanos. A verdade sempre se impõe. Nas relações internacionais, a ideologia é apenas mais um instrumentos de pressão na defesa dos próprios interesses. O resto é mero delírio dos inocentes úteis ou ma-fé oportunista dos cínicos de plantão.

    1. Calma gente. O Bolsonaro é amicíssimo do Trump e vai resolver este pequeno mal entendido.

    2. Maurilioburrro. Quer o que, otário???? A China escondeu os USA. Trump é o cara.... lá não tem Doria, Camilo, Moisés e nem ministro da saúde candidato e ex diretor de plano.de saude......

    3. Caro Maurilio43, não esperemos ética no mercantilismo galopante, que abafa informações sobre situações de gravidade, como esta, que aflige a humanidade, sob o descarado manto da hipocrisia de defesa de mercados. Pergunto: qdo o governador de NY denunciou a falta de respiradouros, o mercado atenderia quem, nosso querido Nordeste ou o centro do Capitalismo mundial?

  13. É a imprevidência, típica da cultura da Sociedade Brasileira. Mas também é o mercado. Esse monstrengo que encanta a mídia nacional e que elege prioridades de negócio (palácios para os poderosos e Arenas para a plebe ignara). Sugiro que o nosso agora “bravo” ministro vá aa Internet e ensine a construir respiradouros...

  14. Todos carecem de proteção. Mas ninguém precisa dela mais que os médicos, enfermeiros e técnicos de saúde. São eles, e não os fanfarrões, que correm o risco de perder a vida, enquanto lutam heroicamente para preservar a dos outros. Eles devem ter prioridade máxima de atendimento. O Estado, que enfia o nariz em tantas atividades supérfluas e desperdiça no processo tanto dinheiro público, tem papel relevante a desempenhar em situação de guerra. E como tal se deve classificar o combate à COVID-19.

    1. É relevante examinar a evolução da pandemia no Brasil e fora dele. Infelizmente, a maioria dos membros da "Zelite" parece ser monolíngue (ou zeroglota). Que se tenha a sabedoria de recorrer a filhos ou netos, provavelmente beneficiados por uma educação melhor. Como esquecer os personagens forjados por José Saramago que, machistas, se orgulhavam de suas doenças mutilantes e incuráveis? Como se gabar da necedade, castradora da razão? Em tempos de guerra, sobretudo, nada como dados e ciência.

  15. Essa tática de guerra deveria ter sido implantada desde o primeiro dia. O problema é que os políticos brasileiros só sabem mentir e roubar. Se tivessem algum conhecimento ou patriotismo, teriam obrigado as atividades econômicas (indústria, serviços, etc.) a agir de forma planejada contra a doença. Mas resolveram parar tudo e sabotar a Presidência da República..., afinal é mais fácil para eles...

  16. A grande lei inventada pelos americanos, não pra eles, mas pro resto do mundo, chamada Compliance não de aplica? Hipócritas totais!! Em tempo... taí hipócrita quanto são os chinas comunistas que deixaram rolar e foderam o mundo com essa merda!

  17. Jair e filhote Dudú, "ex-pretenso-não-rolou" embaixador nos EUA não vão conversar com o grave amigo e aliado do Brasil pra deixar aqui uns dois cargueiros provenientes da China com equipamentos médicos, máscaras, etc? Cadê a grande amizade grande babaca, mentiroso, idiota?

    1. Amigos? nem comunistas, nem socialistas, nem direitistas, nem... nenhum! Cada qual quer mais é cuidar do seu proprio rabo... geralmente pras próximas eleições!

    2. cadê os amigos comunistas da China? acharam quem paga mais e pronto mudam o destino. vamos para de ser hipócritas quem começou essa pandemia é quem está se aproveitando da situação. chinês não ajuda ninguém, ele se consideram o império do centro do.mundo

    3. Exato. Hora do Dudu Bananinha (expressão do Mourão), entrar em cena e brilhar !!!

  18. Estão todos pagando pela incompetência em prepararem seus países para eventuais pandemias. Já houve várias, não foi por falta de aviso.

Mais notícias
Assine agora
TOPO