IBGE

A geração que sobrevive e não compra

30.12.18 11:20

A falta de vagas com carteira assinada no mercado do Brasil criou uma geração de trabalhadores voltada para a sobrevivência, alertou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, na divulgação dos últimos dados sobre emprego no Brasil, neste sexta-feira, 28.

Cimar incluiu nesta geração trabalhadores como motorista de aplicativo, ambulantes e de serviços de alimentação. Pela insegurança formal de suas ocupações, eles não investem na compra de bens, que poderiam reaquecer o mercado, criando um círculo vicioso, para o coordenador do IBGE.

A pesquisa do IBGE mostrou que a maior parte das vagas na lenta recuperação do mercado de trabalho brasileiro é criada sem carteira assinada. Além disso, o contingente de pessoas subocupadas no Brasil é de 27 milhões.

Mais de uma vez na campanha, o presidente eleito Jair Bolsonaro disse que o Brasil terá de escolher entre menos direitos e mais empregos ou mais direitos e menos empregos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O problema não é a falta de vontade para gastar. O problema é a falta de dinheiro para gastar. Os brutais aumentos de combustível, energia elétrica, IPTU, ITR, ITCMD, ITBI, tarifas bancárias, compensações bancárias, entre muitos outros atos que tem origem no setor público, simplesmente empobreceram o trabalhador e empregador brasileiro. Trabalhamos somente para bancar a farra dos políticos e funcionários públicos das 3 esferas. Por isso não existe consumo.... E eles fazem-se de desentendidos..

  2. O problema não está principalmente na falta de segurança para gastar. Está na falta de dinheiro para gastar... Os brutais aumentos de combustível, energia elétrica, IPTU, ITR, ITBI, ITCMD, tarifas bancárias, contrapartidas bancárias entre muitos outros, são na verdade aumentos de impostos diretos e indiretos. O estado máximo segue estuprando o cidadão brasileiro para servir $$ aos políticos e funcionários públicos e demais tetas do governo. Esse socialismo agora disfarçado empobrece o país.

  3. Como não consome,o cara do aplicativo compra gasolina,lava o carro,pneu,óleo,paga luz da casa,comida,etc..O que vende comida,ambulante,idem...Quer dizer que eu que fabrico e vendo roupa e não tenho carteira assinada não consumo nada????Eu só igual eles não sei quanto vou vender em janeiro!!!E ainda tenho de pagar folha,imposto(Trabalho de graça pro governo),luz,água,matéria prima e não sei quanto e se vou vender.Convido o homem da foto a sair do ar condicionado e vir para o chão da fábrica,vem!!

    1. Querer desmerecer o trabalho do IBGE tem que ser muito foda! Vocês são fodas?

    2. ... Esses "técnicos" não conhecem um mindinho cortado da Vida Real. É o mesmo que de dizer que temos 12 milhões de desempregados. De lá pra cá ninguém mais perdeu seu Emprego Formal.

  4. Os esquerdopatas destruíram as raízes econômicas do Brasil, inchado o estado de militantes incompetentes e o que vimos foi a ruína econômica fora a roubalheira que produziram. A partir de 2019 inicia-se uma nova era a da meritocracia, do trabalho de quem quer produzir. Que nunca mais voltem estes esquerdopatas irresponsáveis e lunáticos.

  5. Em breve tudo estará resolvido. A carteira de trabalho estará abolida. O trabalhador ganhará por hora e o contratante não terá nenhuma outra obrigação além de pagar o que deve. Será uma festa geral.

  6. PT / PSOL e MDB , Colorama 27 milhões de brasileiros na pobreza ...sem.direitos e passando fome. 16 anos de gestão fraudulenta ... É um crime pior que de guerras ...pois morrem no SUS, sem educação e pior de tudo SEM COMIDA, sem cidadania. Que venha o Novo Brasil Novo .... Feliz 2019 , merecemos melhor gestão ...

  7. E direitos de m..., é bom dizer. FGTS cujo rendimento é pior que o da poupança (razão pela qual jogam nas costas do empregador multas por recisão sem justa causa) e uma aposentadoria miserável, que obriga a contribuir para previdência privada.

    1. Concordo plenamente como micro-empresario que com grand sacrificio consegue sobreviver.

    2. FGTS, 13.o, ferias de 30 dias, 1/3 sobre ferias, demissao sem justa causa com 50% de multa de fgts, direitos de m....? Que pais desenvolvido oferece isso? Rendimento do fgts? Ou eh brincadeira ou falta de instrução!

    1. ... Me too !!! ... Círculo Vicioso é o que sempre vivemos no país, alcançando seu auge quando o presidiário "descobriu" o Pré-Çal, ... Segundo o Itália Pallocci, o mesmo se achou dono do mundo.

  8. Precisamos buscar na Europa, Estados unidos e Japão modelos mais flexíveis de contrato de trabalho. Carga tributária sobre a folha tem que diminuir. Talvez o modelo de MEI possa ser ampliado para todas as atividades e profissões, facilitando assim a abertura de vagas e mais oportunidades.

    1. Legislação de trabalho sincronizada com a REALIDADE. Concordo! E um governo fazendo cortes dos absurdos do Judiciário e Legislativo do Brasil inteiro.

  9. Bolsonaro não está contra o trabalhador. O pensamento do Bolsonaro está de acordo (sem entrar em detalhes) com o que acontece nos países mais desenvolvidos e ricos. São aqueles países em que sete em cada dez brasileiros gostaria de trabalhar e viver, um dos dez está muito bem aqui, um não sabe de nada e o último dos dez tem medo de sair do país. Cuba, Venezuela, Irão e Nicarágua não fazem parte desse grupo, nem de perto. Esse é o "resumo da ópera". PS. Espero que publiquem o comentário. Difícil.

    1. eduardo resumo perfeito, essa legislação que esta ai so serve para arrecadação

  10. Concordo plenamente com nosso futuro presidente, o que dignidade ao cidadão e trabalho e renda, que direitos tem um desempregado a não ser mendigar bolsas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO