Reprodução

A escalada da crise na Venezuela

04.04.19 17:54

Há duas semanas, a Cruz Vermelha internacional anunciou que tinha conseguido autorização para ajudar cerca de 650 mil venezuelanos.

Mas o contingente que precisa de assistência é muito maior. Um documento de 45 páginas que foi vazado da ONU afirma que 7 milhões necessitam de ajuda humanitária urgente. O número representa 1 em cada 4 venezuelanos.

“Famílias inteiras estão vendendo tudo o que têm para deixar o país e, assim, sobreviver”, diz o espanhol César Muñoz, pesquisador da ONG Human Rights Watch (HRW) no Brasil. “É uma situação insuportável que só se compara com a de países em guerra.”

Nesta quinta-feira, 4, a HRW e pesquisadores da Universidade Johns Hopkins fizeram um pedido ao secretário-geral da ONU, António Guterres, para que ele reconheça uma “emergência humanitária complexa” no país. Se isso acontecer, todas as agências da entidade seriam convocadas a atuar.

“É preciso realizar uma ajuda em grande escala, com recursos e remédios para milhões de pessoas. Não é um ou outro caminhão que vai resolver”, diz Muñoz.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. e varias camisas de força, pois, devem ser loucos, ou prende e despacha para a venezuela

    1. Quem criou a ditadura foi um militar com apoio dos militares. Portanto, não há dúvida alguma que é um governo militar. Maduro é só fantoche na mão dos generais. Ditadura militar é tudo igual: nacionaliza empresas, persegue inimigos políticos, tortura e mata, acaba com a economia do país e, depois, ainda sai dizendo que são salvadores da nação.

    2. Ditadura da esquerda populista apoiada pelo exército. Não vejo general na presidência para denomina-lo como militar, na íntegra.

    3. este governo militar da Venezuela é um desastre, tal como são ou foram todos os regimes militares pelo mundo afora.

    4. Porque você lê então, Jose? Caia fora e vá ler outras coisas

  1. Sugiro que a Crusoé faça uma matéria inteligente sobre a Venezuela, mas antes leiam a História Secreta do Império Americano de John Perkins.

    1. Este de cima é fake. Possivelmente um Bozista disfarçado. Eu nunca li tal livro.

    2. Pois é kkkk, o interessante do livro, é que no capítulo Brasil, Jonh Perkins sita um encontro clandestino com um tal de José, que comenta ter adorado o livro dele kkkkkk. É você ?

  2. Precisa é ativar o "princípio de proteger". Supera o princípio de soberania, quando há genocídio praticado pelo próprio governo. Neste caso há legalidade em intervir, mas o que não dá é para esperar a ONU aparelhada e com Rússia e China vetando, vide Ruanda. Além do mais, já estão em guerra e ocupados por tropas estrangeiras!

    1. Pedro Amaro Infelizmente, não parece haver outra saída, ou seja, o uso da força. As pessoas sendo massacradas e o Sr Maduro não se sensibiliza com nada. É uma pena o que o mundo assiste.

  3. Só uma perguntinha: qdo é q a gleise lula da silva - vulga amante - vai pra caracas socorrer os venezuelanos dos crimes conetidos pelo ditador maduro,,q o PT colocou no poder? Ela bem q podia ser honesta e se mandar pra la. Mas amante honesta é complicado

  4. Queimem este diabo do Maduro. Se necessário coloquem o putin e os chineses juntos. Esses comunistas infernais devem ter sua passagem de ida antecipada.

Mais notícias
Assine agora
TOPO