A dupla vitória de Donald Trump
Em menos de 24 horas, o presidente americano obteve sucesso nas negociações com México e Canadá sobre políticas de controle de fronteiras
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conseguiu vitórias estratégicas sobre México e Canadá nesta segunda-feira, 3.
De manhã, o republicano anunciou que suspenderá por um mês a imposição de tarifas sobre os produtos mexicanos, após a presidente do México, Claudia Sheinbaum, prometer colocar 10 mil soldados na fronteira com os Estados Unidos para interromper o fluxo de fentanil e migrantes ilegais.
De noite, a mesma vitória foi obtida nas negociações com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.
Neste caso, o canadense informou que Trump suspendeu por 30 dias as taxas, após "boa ligação" com o republicano.
Segundo Trudeau, o Canadá está implementando um plano de fronteira no valor de 1,3 bilhão de dólares para interromper o fluxo de fentanil.
Além disso, o país nomeará um "Czar do Fentanil" e listará cartéis como organizações terroristas.
"Acabei de ter uma boa ligação com o presidente Trump. O Canadá está implementando nosso plano de fronteira de US$ 1,3 bilhão — reforçando a fronteira com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, coordenação aprimorada com nossos parceiros americanos e recursos aumentados para interromper o fluxo de fentanil.
Além disso, o Canadá está assumindo novos compromissos para nomear um Czar do Fentanil, listaremos cartéis como terroristas, garantiremos olhos 24 horas por dia, 7 dias por semana na fronteira, lançaremos uma Força de Ataque Conjunta Canadá-EUA para combater o crime organizado, o fentanil e a lavagem de dinheiro", escreveu no X.
Com México e Canadá, Trump já conseguiu o que desejava: reforçar a proteção das fronteiras e criar mecanismos para interromper o fluxo de drogas.
A arte da negociação
Em uma publicação na rede Truth Social,o republicano publicou a capa do livro "The Art Of The Deal" (A Arte da Negociação), do qual é um dos autores, como forma de demonstrar suas vitórias nas negociações recentes.
"Gosto de pensar grande. Sempre gostei. Para mim é muito simples: se de qualquer maneira você vai pensar, pode muito bem pensar grande", diz o republicano na obra.
Como mostramos em "O que Trump pode conseguir?", o traquejo do republicano como empresário do ramo imobiliário, retratado em seu livro, marca um novo modelo de gestão.
"O Trump se vê muito mais como empresário que chegou à presidência do que como político. Ele não tem os limites que a política impõe para qualquer pessoa. Fez sempre parte do seu modo de agir", diz o presidente do Conselho do FLE, Márcio Coimbra.
Leia mais: "O que Trump pode conseguir?"
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)