Marcos Corrêa/PR

A divergência entre Bolsonaro e Michelle sobre a pena para maus-tratos a animais

10.09.20 20:59

Aprovada pelo Congresso Nacional, a proposta que amplia a punição para quem maltratar cães e gatos provocou uma movimentação inusitada no Palácio da Alvorada. De um lado, a primeira-dama Michelle Bolsonaro faz coro à campanha pela sanção do projeto de lei. Do outro, o presidente Jair Bolsonaro sinaliza não concordar com a dosimetria da pena estabelecida no texto e prepara uma enquete nas redes sociais para conferir a opinião de internautas.

De acordo com a matéria avalizada pelo parlamento, a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação dos felinos e caninos será punida com pena de prisão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. Hoje, a penalidade é de detenção, de três meses a um ano, e multa para quem maltratar qualquer animal.

Na sua tradicional live de quinta-feira, Bolsonaro lembrou que a pena por abandono de incapaz é de detenção, de seis meses a três anos. “O que eu pretendo fazer: vou colocar o texto da lei no Facebook e o pessoal vai fazer comentário”, pontuou. “Pode reclamar: ‘A lei é excessiva, branda, tem que sancionar, tem que vetar’. Porque não é fácil para a gente tomar uma decisão dessas aí”, completou.

O presidente chegou a pedir a opinião da youtuber mirim Esther Castilho, que o acompanhou na transmissão. “Dá para você entender o que são dois anos de cadeia porque uma pessoa maltratou um cachorro? Nós temos pena do cachorro, ficamos tristes. A pessoa tem que ter uma punição, mas dois anos… Dois a cinco anos?”, comentou, em meio à indagação.

O presidente disse acreditar que “apanhará” seja qual for sua decisão. Uma das maiores frentes de pressão está ao seu lado: a primeira-dama, que adotou dois cachorros ao fim de agosto, usa seu perfil nas redes sociais para fortalecer o movimento em defesa do aumento da punição. “@jairmessiasbolsonaro, sanciona o PL 1095”, escreveu nos stories de seu Instagram.

“Essa caneta Bic vai passar por uns maus momentos daqui uns 10 dias. Eu vou apanhar de qualquer maneira. Se eu sancionar, já tem gente do meu lado gente reclamando que a pena é muito alta, se eu vetar, o pessoal que defende animais vai dar pancada em mim também”, previu Bolsonaro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Claro que não! Castração é proteção de animais famintos e doentes, nas ruas.E os maus tratos aos animais têm que ter penas mais duras,sim!

    2. Não, é uma forma de extrema proteção: de doenças, de superpopulação abandonada, de fêmeas parindo sem parar e com sofrimento...

  1. Me apego ao contraditório nessa questão. Nos acostumamos a ter piedade daqueles que não a merecem. Todo crime precisa ser punido de forma que as pessoas entendam que não compensa cometê-los. Se a pessoa acha que o crime é pesado demais, não O cometa, porra!!!

  2. Kkkkkkkkk. Ele quer diminuir a pena dos seus cúmplices. Só sendo Bozista para maltratar animais. Basta ver o que os amigos dele estão fazendo na Amazônia. Cada hectare queimado significa milhares de animais maltratados. Entenderam a razão?

  3. Estes que defendem pena menor para maltrato a animais têm que ter as pernas decepadas com foice como aconteceu com o pobre cachorro em Belo Horizonte!!! Pobre Brasil!!! 😢😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. O casal está de parabéns! Pois a imprensa só descobrir uma discordância em uma relação. Isso anima aos brasileiros a se unirem. Faltou informação/ reportagem, matéria paga ou os animais estão dividindo casais ???

  4. Estou com o presidente. Comparada a outras penas que considero brandas essa de prisão de dois a cinco anos para quem maltratar um animal é excessiva.

  5. Os que querem diminuir deve ser os defensores dos abusadores, criar uma brecha para que tudo continue como está. Só sei que nos EUA a pena vai até 7 anos.

  6. Qualquer que seja a lei ou sua dosimetria ela não será aplicada. Que diferença faz? Os incêndios queimam árvores (que são serem vivos) e animais selvagens... e ninguém é responsabilizado. Fazem até peça de propaganda para convencer que não há incêndios na Amazônia.

  7. Conversinha vadia em um país vivendo uma tragédia servindo de cortina para a cumplicidade com os ataques ao MP. Esse assunto não deveria ser polêmico a não ser para um sujeito sem preparo, desprovido de sentimento e sem formação.

  8. É simples: tem que sancionar o projeto de lei ampliando a punição para maus-tratos aos animais e, endurecer a pena para abandono de incapaz, para corruptos e para outros nocivos à sociedade, pois não?!!! Assim ficam todas mais proporcionais, não é mesmo???!!!

  9. Não é a pena de maus tratos a animais que é baixa, e sim a de outros crimes q são baixas. Utilizar maus exemplos para justificar um possível veto seria ridículo.Devemos sim é aperfeiçoar as penas dos outros crimes.

    1. Certíssimo. Ele só pensa em atenuar a pena e comparar com situações diversas com baixa penalidade. Vai apanhar mais se vetar a mudança!

  10. Porque não usa sua caneta BIC para explicar aos brasileiros os $89mil depositados pelo seu amigo de todas as horas , o Queiroz, na conta da primeira dama???. E porque sua paúra sobre as rachadinhas e a fantástica loja de chocolate do seu impoluto filhos???

    1. Ele vai explicar, sim! Mas vai fazer uma enquete antes...

  11. Nossa! Que notícia digna de Caras, Contigo, Sétimo Céu, etc, etc. Crusoé, na falta do que fazer, junta-se a essas que sobrevivem explorando a ignorância do povo brasileiro. E o Diogo continua a passear em Veneza de domingo a quinta feira a noite, hora em que resolve defecar pelos dedos, para deleite do Jose, do Palhaço Bozo, da Maria e outras bestas quadradas.

    1. Olha só, a minha Cucaracha favorita veio vomitar aqui de novo. Você não tinha ido para a Oeste para fazer propaganda da tua casa de massagens para os gringos? Já sei, já sei..Gente burra como você gosta de estar entre gente inteligente, como os leitores da Crusoé. Desencana Cucaracha, você não se tornará mais inteligente por osmose, kkkkkkkkkkkkk. Te cuida e presta atenção nos bozistas da gringolandia. Um dia eles te pegam para tirar o teu couro!

Mais notícias
Assine agora
TOPO