A disputa global entre o americano Pompeo e o russo Lavrov
O secretário de estado americano, Mike Pompeo, e o ministro de Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov (foto), têm mantido agendas repletas de compromissos para tentar expandir suas áreas de influência. No final de janeiro e no início de fevereiro, Pompeo passou por Uzbequistão, República de Belarus, Cazaquistão e Ucrânia — quatro países que pertenciam à antiga...
O secretário de estado americano, Mike Pompeo, e o ministro de Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov (foto), têm mantido agendas repletas de compromissos para tentar expandir suas áreas de influência.
No final de janeiro e no início de fevereiro, Pompeo passou por Uzbequistão, República de Belarus, Cazaquistão e Ucrânia — quatro países que pertenciam à antiga União Soviética. Dias depois, Lavrov visitou a Venezuela.
"O que os dois estão fazendo é uma espécie de jogo: se você entra na minha zona de influência, então eu entro na sua", diz o analista internacional argentino-venezuelano Andrés Serbin. "A visita de Lavrov à Venezuela é uma resposta clara a Pompeo."
Além dos interesses geopolíticos, a Rússia também busca oportunidades para explorar recursos naturais na América Latina. Os russos já assumiram operações de petróleo na Venezuela. Durante uma semana, a embarcação russa Yantar navegou pelas costas brasileiras. "Além de atividades de inteligência com o Yamtar, os russos também têm interesse nos recursos naturais da costa brasileira", diz Serbin.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Edmundo
2020-02-24 09:20:27Seráque ele negociado com presidente da câmera e do senado os recursos naturais? Eu duvido nada.
Miguel
2020-02-23 02:30:23#DIADOFODA-SE - MANIFESTAÇÃO NACIONAL em apoio a BOLSONARO e ao General HELENO na luta contra as chantagens do Congresso - 15/março - COPACABANA - POSTO 5 - 10h - O POVO de BEM de todo o BRASIL nas ruas. Precisamos de muitos, para demonstrar força em todo o canto do BRASIL. Eles têm medo das URNAS. O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA. Divulguem ao MÁXIMO.
Newton
2020-02-22 19:21:43200 milhas, pelo menos era nos bons tempos.
LuisR
2020-02-22 19:16:33Costas brasileiras significa dentro das águas territoriais, ou seja das 12 milhas? Se navegaram além das 12 milhas não há nada a discutir!!
Rafael
2020-02-22 19:09:21Esse navio espião russo deveria ter sido afundado!