A China censurou esta foto de duas atletas se abraçando
As redes sociais da China censuraram uma foto das atletas chinesas Lin Yuwei e Wu Yanni feita enquanto elas se abraçavam ao final de uma prova de 100 metros com barreiras nos Jogos Asiáticos, informa a BBC britânica. A corrida, no último dia 1º, foi vencida por Lin Yuwei, que aparece de frente na imagem....
As redes sociais da China censuraram uma foto das atletas chinesas Lin Yuwei e Wu Yanni feita enquanto elas se abraçavam ao final de uma prova de 100 metros com barreiras nos Jogos Asiáticos, informa a BBC britânica. A corrida, no último dia 1º, foi vencida por Lin Yuwei, que aparece de frente na imagem.
O motivo foram os números de identificação que as corredoras usaram na cintura, correspondentes à pista em que cada uma delas correu — Lin na pista 6, Wu na 4. Quando as duas se abraçaram, formaram o número "64", que na China é uma alusão comum ao ocorrido em 4 de junho (4/6 ou 6/4, a depender do formato da data em cada país): o massacre da Praça da Paz Celestial, em 1989.
Até hoje não se sabe quantas pessoas foram mortas pela ditadura chinesa no massacre, mas a estimativa de grupos de direitos humanos varia entre muitas centenas e muitos milhares de mortos. Discussões sobre o episódio ainda são tabu na China, e as autoridades apagam qualquer menção ao tema na internet.
Na rede social chinesa Weibo, postagens que mencionam o abraço das atletas exibiam quadrados de cor cinza no lugar onde deveria aparecer a fotografia.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, porém, a censura não foi completa: alguns artigos noticiosos chineses mostraram fotos das duas mulheres se abraçando, incluindo os polêmicos números das pistas. A censura à internet na China, especialmente de imagens, é muitas vezes feita "na mão", com monitores humanos decidindo quais postagens restringir. Em 2017, o Weibo, que tem quase 600 milhões de usuários por mês, informou que empregava 1.000 “supervisores” para reportar conteúdos “pornográficos, ilegais e prejudiciais”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Odete6
2023-10-08 16:37:49Que coisa NOJENTA é uma DITADURA!!!!
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-10-08 12:18:34A China comunista, que censura a midia, é ridícula!