A autoridade do presidente americano para iniciar uma guerra
Uma das discussões que voltaram à tona após a morte do general iraniano Qassem Soleimani, na quinta-feira, 2, é se o presidente americano tem o direito de inciar uma guerra. Logo após o ataque cirúrgico que matou Soleimani no aeroporto de Bagdá, o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, reclamou dizendo que Trump deveria ter consultado o Congresso...

Uma das discussões que voltaram à tona após a morte do general iraniano Qassem Soleimani, na quinta-feira, 2, é se o presidente americano tem o direito de inciar uma guerra.
Logo após o ataque cirúrgico que matou Soleimani no aeroporto de Bagdá, o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, reclamou dizendo que Trump deveria ter consultado o Congresso antes de ordenar a execução do general iraniano, Qassem Soleimani. "O presidente não tem a autoridade para uma iniciar uma guerra com o Irã", disse ele. Para Schumer, Trump deveria ao menos pedir autorização para enviar mais soldados para a região. "Essa ação pode nos empurrar para uma guerra sem fim, exatamente o tipo de guerra que o presidente tem prometido evitar", disse Schumer.
O presidente, contudo, tem plena autoridade para tomar decisões quando se trata de um assunto de segurança nacional. Não faria sentido, por exemplo, pedir aval para o Congresso no caso de uma invasão do território americano. Trump usou argumentos desse tipo quando falou da necessidade de construir um muro com o México.
Após o ataque a Soleimani, Trump afirmou diversas vezes que o motivo da ação foi o de que o general estava planejando "ataques sinistros e iminentes" contra americanos. Antes de o presidente ordenar a execução de Soleimani, os advogados da Casa Branca fizeram consultas para saber se algum trâmite seria necessário. A conclusão foi a de que, em se tratando de um ato de defesa, nenhuma burocracia extra seria necessária.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Mauro
2020-01-05 17:54:27Repórter tendencioso. Acho que deveria ter avisado o terrorista morto também. Quanta besteira. Foi tarde e deve limpar muitos mais.
Marcos
2020-01-05 17:24:25Netanyahu mandou, ele obedece. Que se danem as vidas americanas. O cidadão americano que pague a conta.
Luiz
2020-01-05 00:58:47Não é o ideal, mas alguém tem levar à fim e a cabo essa insegurança mundial, afinal, esses fanáticos ficam tocando o Terror quando querem. Terror neles Presidente!
Rafael
2020-01-04 19:59:07A Embaixada americana atacada no Iraque é território americano. Discussão boba essa. E o ataque nem ocorreu em território iraniano.
Gustavo
2020-01-04 19:45:06Governe Trump. Sem Irã .. com til mesmo
Adelmo
2020-01-04 19:27:18Mandem o coronel Ciro Gomes para negociar com os terroristas. Ele e a Dilma, claro.
Luiz
2020-01-04 19:13:09Parabéns Trump ! Mais um lixo no lugar certo . Obrigado por nos livrar de mais um terrorista asqueroso .
VICENTE
2020-01-04 18:58:39O Irã também discute muito no Congresso deles antes de iniciar um ataque...O Estado Islâmico também faz o mesmo...