Agência Senado

A arte da lavagem

10.09.19 13:02

A força-tarefa da Operação Lava Jato diz ter indícios de que Márcio Lobão, filho do ex-ministro Edison Lobão (foto), lavou dinheiro de propinas da Odebrecht com a compra e venda de obras de arte em parceria com a galeria Almeida & Dale, de São Paulo. O esquema inspirou o nome da Operação Galeria, 65ª fase da Lava Jato realizada nesta terça-feira, 10. A galeria foi alvo de um mandado de busca e apreensão. Márcio foi preso preventivamente.

“As investigações apontam indícios de que Márcio Lobão solicitou e efetivamente recebeu o montante de 500 mil reais em espécie, valor esse que utilizou para adquirir a obra de arte de Beatriz Milhazes A Serpente e o Pássaro”, diz trecho do pedido de prisão do MPF, em relação a uma das operações para ocultar o recebimento de propina da empreiteira.

A compra se deu em duas etapas, segundo os responsáveis pela operação. Em um primeiro momento, o filho de Lobão forneceu os valores em espécie para a galeria. Como contrapartida, a Almeida & Dale entregou cheques não nominais para Lobão, que foram usados na aquisição de A Serpente e o Pássaro.

A galeria também comprou obras de arte a preços sobrevalorizados do filho do ex-ministro. Assim, Márcio tornou-se proprietário de uma obra de Milton Dacosta por 45 mil reais, e menos de cinco anos depois, a vendeu para a Almeida & Dale por 850 mil reais, o que resultou em uma valorização de 1.788,89%. Uma pintura de Nicolau Facchinetti foi adquirida por Lobão por 120 mil reais e vendida para a galeria por 500 mil reais.

O MPF ainda cita mais dois exemplos cuja dinâmica foi a mesma e envolveu obras de Ivan Serpa e Iran do Espírito Santo. Os procuradores detectaram “aparentes sobrevalorizações das obras de arte (respectivamente 1.788,89% e 297,81%)”.

A Almeida & Dale já havia sido citada anteriormente na Lava Jato. Segundo a Receita Federal, a galeria repassou valores para a conta de empresas de operadores financeiros investigados, como a doleira Nelma Kodama, presa na primeira fase da operação.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acho que tem alguma coisa estranha; não é possível! O Lobinho mantido preso até agora...huumm, será que o Gilmar Mendes está doente ou viajou pra Portugal? Assim vc. mata o Lobão do coração...kkkkk

  2. Não adianta se empolgar...se condenado e preso, serás solto, lembremo-nos que há um STF atuante, e mais ...que este mesmo STF é composto por personagens como Toffoli, Gilmar, Lewandowski, Alexandre e outros mais, entendidos e especialistas em não enxergarem crime onde outros especialistas jurídicos e maioria da opinião pública vê claramente. Desanimado!!!

  3. Mais um típico exemplo de “família que rouba unida”. Temos aos magotes: os Sarney, os Geddel, os Batista, os Cabral, os Lula da Silva, e tantos outros... Somos um país reprodutor dessa espécie, infelizmente!

  4. Parece que corrupção no Brasil é uma herança genética . Passa de pai para filho , de avô para pai e assim vamos caminhando para o inferno . Os filhos do Bolsonaro nada diferem do Modus Operandi do Pai que sempre praticou Nepotismo e a famosa rachadinha .

  5. De nada adiantará prender esse picareta. O ilustre togado Gilmar Mendes e seus também ilustres togados do STF logo o soltarão.

  6. Palavras de Edison Lobão, pai do preso: calma, meu filho, já acionei o compadre Gigi Beiçola e já, já vc estará em liberdade.

  7. Não dá pra entender toda essa família lobão solta. Aliás, e a família Sarney. São mágicos e salafrarios. Deixaram o Brasil sem honra, principalmente aqueles pobre coitados de um dos Estados mais pobres deste país. CADEIA, CADEIA, CADEIA. Fora STF.

  8. TODA FORCA 'A LAVA JATO. SEM ELA ESSE PAIS NAO CONSERTA. TEM Q PRENDER TODOS OS Q ROUBARAM, INCLUSIVE O FILHO DAS MAOS SUJAS DO PRESIDENTE. FALTA MUITA GENTE DE TODOS OS PARTIDOS E MINISTROS DO STF. A RODA DA JUSTICA NAO PODE PARAR, A LEI FOI FEITA PRA TODOS. SALVE MORO E PROCURADORES,

  9. Faço coro com os que acham que deve prender todos estes larápios. São todos da Escola do Zé Sarney e detestam trabalho. Gostam de boquinha.

  10. Essa turma é formada na Escola Zé Sarney, especializada em formar larápios que formarão larápios, que formarão novos larápios e assim por diante, sempre sem trabalhar, enriquecidos com dinheiro do contribuinte, que deveria atingir o bem comum, mas apenas fica com alguns.

  11. Prendam netos e bisnetos. Dê uns 3 meses e 15 dias e chega na casa desse ansião filhodaputa que pega todo mundo junto. Não sobra uma alma viva. Nem madrinha que não é parente presta nessa porra de familia.

  12. Lobinho nao precisa se preocupar. É só o habeas corpus chegar pro gilmar. Eta cara q nao pode ver rico preso. Ninguém entende pq, nem como

  13. Triste história para contar aos netos e bisnetos, o avô era um corrupto e ensinou ao filho a arte de surrupiar dinheiro público .

  14. Família que rapina dinheiro público unida, responde processo unida. Os ministros solta corrupto do $tf estão dando pulinhos de alegria, vão faturar, se nenhum ministro do $tj não faturar primeiro, passando a perna neles.

  15. O Brasil está PODRE! O Brasil FEDE! Parece brincadeira, ne? O COAF e a RECEITA FEDERAL, que são os grandes responsáveis para "pegar" a BANDIDAGEM de plantão, de uma hora pra outra ficam PROIBIDAS, IMPEDIDAS, de cumprir suas obrigações constitucionais. Alô Plenário do STF! Vamos ou não mudar essas decisões que estão infernizando o nosso país? O povo não é BESTA!

    1. pô Paulo, esses órgãos não fizeram nada nunca! qualé a sua? parece comentário de blogueiro pago pelo partido derrotado...

  16. Pai e filho,que coisa feia,roubando juntos. Com eles não vai acontecer nada. Eles roubaram milhões. Vão ter os advogados mais caros de Brasília que são tão safados quanto seus clientes. Ainda mais agora que estão enfraquecendo a Lava-jato.

    1. Acho incorreto a Crusoe citar os artistas e as obras nominalmente Eles estão envolvidos? Caso contrário cabe processo!!!

    2. Concordo Carlos! Se fosse um pobre que roubasse alguma coisa ia preso e nem tinha advogado .Mas com advogados famosos e o Supremo que solta não irá dar em nada. É as pessoas perderam vergonha de ir preso. Virou normal.

    3. E agora os homens da capa preta garantem a liberdade de todos os larapios

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO