Reprodução/redes sociais

30 militares armados venezuelanos estão em terra indígena do Brasil

28.12.19 21:38

Cerca de trinta militares venezuelanos armados se encontram atualmente na comunidade indígena Mato Grosso, em Roraima. O Exército brasileiro e a Polícia Federal foram acionados para ir até o local. O contato com a tribo é feito unicamente por rádio. Para chegar até lá, é preciso fazer uma caminhada de seis horas.

Os militares venezuelanos se recusam a deixar a comunidade indígena e a retornar para a Venezuela. Fontes ouvidas por Crusoé não sabem dizer se eles fazem parte da ditadura de Nicolás Maduro (foto) ou se são desertores que atacaram um Batalhão de Selva venezuelano no dia 22 de dezembro.

Os indígenas estão sendo ameaçados e temem ser mortos durante a noite. Como trata-se de uma área de garimpo, há também o risco de um confronto entre militares venezuelanos e garimpeiros brasileiros.

Na quinta-feira, 26, cinco militares venezuelanos desarmados foram encontrados por uma patrulha de fronteira brasileira. Não é possível saber ainda se eles fazem ou não parte do grupo dos 30 militares armados que estão na Comunidade Mato Grosso.

Esta notícia está em desenvolvimento. 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os Venezuelanos esqueceram que o PT não governa mais o Brasil? Ou são desertores ou servos do Maduro. Continuem informando, essa notícia é importante.

  2. O “PR” está desafortunadamente enganado, quanto à impossibilidade de descida dos paraquedistas tupiniquins. Com efeito, existem técnicas apuradas de descidas na florestas, já estudadas e treinadas pelo nosso exército. Até mesmo para preparo à uma possível tomada da Amazônia pela ONU ou um grupo de países europeus lideradas pela França, cujo presidente foi vitima de pedofilia, quando adolescente. As técnicas militares são secretas, aqui vai só um exemplo: descidas por helicópteros. Continua

    1. te acalma as possibilidades de uma invasão ao território nacional ,demandam muita agitaćao e movimento coisa q no momento não ocorre ,mas se a situação interna venezuelana degringolar as possibilidades aumentam

  3. Primeiro investiguem as causas. É mais provável que estejam fugindo. O Brasil tem isso omisso permitindo uma embaixada em Brasília com diplomatas do governo Maduro.

  4. O Exército Brasileiro precisa entrar e expulsar esses venezuelanos, nem pode acreditar que sejam refugiados, se querem tratamento de refugiados plíticos, que saiam da Amazônia e peçam proteção em uma embaixada. É, no mínimo, estranho, no momento em que o mundo todo cobiça a Amazônia esses venezuelanos se infiltrarem lá. Abre o olho, Forças Armadas Brasileira!

    1. Calma Waldo. Somos civilizados. O mais provável é que sejam refugiados do regime "igualitário" socialista. Investigar é preciso.

  5. Os desertores em qualquer país ou situação têm que agir às escondidas, entrando sem serem percebidos. Caso contrário, serão presos e fuzilados. Os livros de História contam bem isso aos magotes.

    1. Calma Lilia, o governador do seu estado também tem esses tiques de querer sair fuzilando a torto e a direito, não sei se é mania de carioca isso daí. Aqui ainda é uma democracia, e os caras pediram refúgio, temos que seguir as leis. Se estivessem na Venezuela, com certeza já estariam executados. mais devagar com o andor.

  6. inadimissivel permitir está invasão, não importa se são contra ou a favor de Maduro, eles invadiram território brasileiro. Cadê nosso exército?

  7. Poderiam informar melhor a localização da comunidade indígena Mato Grosso? É interessante os brasileiros saberem especificamente de onde vem a ameaça comunista.

  8. Com certeza, são militares “venezuelanos” à procura dos rebeldes que atacaram a base militar de Maduro. Os rebeldes fracassaram pq a guarnição é tb guardada por mercenários cubanos e russos Por isso, o exército da Venezuela não derruba Maduro, eis que os postos-chave e armas estratégicas, estão em mãos dos mercenários. Agora, a segurança tupiniquim dizer que é difícil ir à aldeia invadida, dado que são 6 horas a pé. Medo? - Ora bolas! O grupo especial de paraquedistas não saltará? Por quê?

    1. Porque não tem lugar para saltar, oh Danny Boy! Já se viu paraquedista saltar na floresta amazônica? Oh Danny Boy?

  9. Significa que há vigilância eficaz já que a matéria fala em lugar de difícil acesso. Nitroglicerina pura! Deus nos livre de tragédias em plena virada de ano!

  10. Já era hora de acabar com esse fanfarrão do Maduro Agora vai ser difícil C Kirchner mandar dólares ... Se aceitar mais refugiados irá assumir que o socialismo faliu a Venezuela

  11. Estão comentando várias hipóteses, quase todas elas já assinalamos aqui, mas uma outra (hipótese) que não foi levantada é a de que esses militares poderiam estar bisbilhotando as movimentações de tropas neste nosso lado da fronteira, motivo esse que estavam desarmados e abrigados no mato fechado para não serem vistos, pois se fossem pegos, poderiam alegar que estariam fugindo da tirania do Maduro. É plausível.

  12. Acredito que sejam militares rebeldes que fugiram para o Brasil. Se o forem que sejam recebidos com foguetório e salva de palmas. Se não forem encrenca da feia nos aguarda.

  13. O derretimento venezuelano pelo jeito continua. Só pagando o soldo em dólar. Tem país que faz isso, paga muito bem as forças armadas, e o judiciário prá evitar problemas.

    1. Tem 30 militares venezuelanos ARMADOS... chegar de helicóptero não é impossível p/ nossas FFAA... mas acredito ser muita falta d estratégia executar uma ação assim. 30 são os que se sabe, nossas forças são as mais especializadas, do mundo, em ações em florestas, em uma ação ali nossas chances d vencer são muito maiores q chegas d paraquedas ou helicóptero não acham? Sejamos menos Hollywoodianos,isso é vida real,ninguém da alarme ao inimigo e entrega o pescoço assim.Estratégia pode evitar guerra!

    2. rapel não é esporte para turista descer cachoeira. mas tenho certeza que as fas já estão usando o meios necessários para chegar.

    3. Inconformado, com certeza eles não vivem em árvore, eles já desceram delas ha milhares de anos, quanto à mínima clareira talvez não sejam suficientes para descer um helicóptero. Agora, se eles estão indo a pé, motivo é que não falta. Eu não conheço o local, uai!

    4. Paulo Renato... mas já criaram um grupamento de paraquedistas que pode pousar ali sim.... E, além disso, os índios dali vivem nas árvores ??? Será que não tem uma mínima clareira ???

    5. Ainda não fabricaram helicópteros de empoleiram em árvores, feito passarinho. Olha o passarinho!

    6. Acho que é uma outra maneira de os jornalistas falarem "cerca de 24 km".

  14. Se essa gente for presa e depois solta por um juiz tipo Flávio Dino, vocês vão entender porque o PR é a favor do Juiz de Garantias. O PSOL, por exemplo, também é contra a corrupção mas é da mesma linhagem do Podemos espanhol. Corrupção não é o maior problema...

Mais notícias
Assine agora
TOPO