Encontro com Ciro Gomes
Ciro Gomes se saiu muito bem na sabatina do Jornal Nacional, onde foi tratado por William Bonner e Renata Vasconcellos com a simpatia de um programa matinal de auditório. O pedetista é um craque na retórica e teve a oportunidade de ostentá-la em horário nobre, envelopando uma série de propostas populistas — a maioria já...

Ciro Gomes se saiu muito bem na sabatina do Jornal Nacional, onde foi tratado por William Bonner e Renata Vasconcellos com a simpatia de um programa matinal de auditório. O pedetista é um craque na retórica e teve a oportunidade de ostentá-la em horário nobre, envelopando uma série de propostas populistas — a maioria já conhecida do grande público.
Naturalmente, Ciro tentou se diferenciar dos candidatos que polarizam a disputa, atacando ambos. Procurou justificar a promessa de um benefício social de R$ 1 mil, que seria financiado com a taxação de grandes fortunas.
Falou em “negociar em cima da mesa, sem o toma lá dá cá”, para garantir governabilidade — a gente acredita –, sinalizou com o fim da reeleição e tirou do chapéu uma “lei antiganância”, pela qual o devedor do cartão de crédito e do cheque especial pagaria, no máximo, duas vezes o valor de sua dívida. Uma nova versão do “vou retirar seu nome do SPC”.
O questionamento “mais duro” foi sobre seu temperamento explosivo. Se isso poderia impedi-lo de liderar uma nação. Ciro fez um mea-culpa, apelando para o regionalismo, como se o nordestino falasse uma língua diferente. “Venho de uma tradição do Nordeste, a nossa cultura política é palavrosa e às vezes no Sul e no Sudeste as pessoas não entendem bem.”
Uma grande bobagem, considerando que os nascidos no Nordeste compõem a grande massa de migrantes internos do país, perfazendo, por exemplo, 10% da população de São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Fora que o líder nas pesquisas é também nordestino e não parece sofrer as mesmas consequências da "verborragia nordestina".
O ex-ministro pode ter convencido alguém e recuperado uns 2 pontos percentuais, dentro da margem de erro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Hermantina
2022-08-24 17:29:11Eu gostei também mas vou esperar a Simone Tebet que, pra mim, tem o melhor programa de governo e uma equipe excelente!
Eduardo casares silva
2022-08-24 14:42:46Ciro é o único q pode romper essa polarização, é interessante preparado é experiente votarei nele no primeiro turno, se persistir anulo. Não voto em nhum dos dois q estão liderando, um LADRAO CORRUPTO e o outro um BOÇAL
Fredson Santos Rocha
2022-08-24 12:48:38Na pior das hipóteses, sim. Eu voto no Ciro, melhor que os outros dois que estão na frente da disputa.
Alberto de Araújo
2022-08-24 12:41:36Seria um bom ditador, Tem semelhanças com Bolsonaro e Lula. Populistas da velha política. Não serve como terceira via. É da mesma via do Lula.Se porta como coroné do agreste. Um político emblemático. Troca de partidos como jogadores de futebol trocam de clubes. Logo após o anúncio do vencedor da eleição, afirma que foi a última que participou.
Joelson
2022-08-24 10:28:04O Ciro passa a ser uma luz no fim do túnel,por que não?
Vera
2022-08-24 10:23:21Ciro não é novato… apesar de suas ideias não são da cartilha liberal, é A ÚNICA chance de não termos que amargar com mais 4 anos de Bolsonaro ou Lula . Demagogia é o que vivemos nas últimas décadas com os governos petista e bolsonarista… a diferença entre estes dois é que o pt é mais eficiente em se manter no poder…. Se Ciro conseguir acabar com a reeleição no país já terá feito muito!!!
Amaury G Feitosa
2022-08-24 09:54:15Nenhuma novidade afinal Ciro bem focado é um poço de boas idéias pena que nenhuma viável pois sem parecer um político há 40anos ignora que com o aborto que foi a CF de 1988 o controle do poder está e estará nas patas e garras sujas da pior politicalha de nosa história uma eliute ladravaz e cíncia que só enxerga seus interesses quase sempre conflitantes com os da nação suicida nas urnas indevassáveis dos drs. Verboso e Faxina .. irreconhecível Ciro foi caricatura de si e Paris o espera uma pena.
NESTOR
2022-08-24 09:31:05Ciro é um camelô da política. Fala muito, mente muito e nunca fez nada em 40 anos. Charlatão!
Nilson
2022-08-24 09:25:05Estes que se acham jornalistas não passam de papagaios de pirata da direção da globo, o que fizeram com o presidente não é jornalismo, foi vergonhoso. Quero ver se terão o mesmo tratamento com o ex-presidiário. Ciro é o mais do mesmo, como disse o colunista gosta da retórica populista, não convence ninguém.
Renato Garcia
2022-08-24 08:51:16A gente pode gostar ou não dos outros candidatos, mas ninguém é pior do que Lula ou Bolsonaro. No primeiro turno devíamos votar no 3 via melhor colocado nas pesquisas ...