Crusoé
10.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

O jornalismo de celebridades e a liberdade de expressão

Na semana passada, veio à tona o caso envolvendo a divulgação pela imprensa de informações delicadas e sigilosas da vida íntima da jovem atriz Klara Castanho. Ela própria, na sequência, pôs luz aos fatos com uma carta aberta publicada em suas redes sociais. Os pormenores do episódio são de uma tristeza só e não precisam...

avatar
André Marsiglia Santos
3 minutos de leitura 02.07.2022 15:30 comentários 10
O jornalismo de celebridades e a liberdade de expressão
Foto: Reprodução/ Instagram
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Na semana passada, veio à tona o caso envolvendo a divulgação pela imprensa de informações delicadas e sigilosas da vida íntima da jovem atriz Klara Castanho. Ela própria, na sequência, pôs luz aos fatos com uma carta aberta publicada em suas redes sociais.

Os pormenores do episódio são de uma tristeza só e não precisam ser aqui lembrados, mas mostram o quanto ainda estamos na idade da pedra no que importa à dor alheia. O quanto ainda são precárias as nossas políticas de sigilo e, sobremaneira, o quanto a vítima acaba sempre recebendo a maior carga de todo o impacto midiático gerado por casos como esse.

Tudo o que for dito, por qualquer um, mesmo as manifestações mais solidárias, acabarão expondo ainda mais a intimidade da atriz. Assim funciona, hoje em dia, nosso mundo. Por essas razões, pensei bem se deveria ou não escrever esse artigo. Mas como é minha função tratar de temas relacionados às liberdades de expressão e seus limites, não posso deixar de compartilhar com os leitores algumas reflexões.

De saída, claramente houve excesso na divulgação dos fatos que atingiram a atriz, foram transpostos os limites da liberdade de expressão. Mas por qual razão? Muita gente diz que jornalismo de celebridades não é jornalismo, que não é algo digno, que não recebe resguardo da liberdade de expressão por não possuir interesse público. O próprio judiciário se posiciona quase sempre de forma muito crítica e rígida quando aprecia processos judiciais que tratam desses temas. O que não é de forma alguma correto.

Obviamente, o jornalista não possui um cheque em branco para escarafunchar a vida íntima de alguém, expondo fatos sensíveis e delicados confiados ao sigilo, como no caso da atriz. Por isso os limites da expressão foram violados. Mas a mera curiosidade das pessoas, motor do jornalismo de celebridades, goza de interesse público.

Se alguém entrar gritando no meio de um shopping center e isso for noticiado, a publicação será legítima. Se um grupo de pessoas sair pintado inteiramente de azul nas ruas de qualquer cidade e o fato parar nos jornais, não haverá qualquer problema para o jornal.

Interesse público, como justificativa para receber a proteção da liberdade de expressão, não pode ser um punhado de coisas consideradas nobres por uma elite intelectual ou jurídica. Isso seria dar a esse direito fundamental uma interpretação aristocrática e restritiva, o que não foi, de jeito algum, a intenção do legislador.

Manifestar-se sobre celebridades é tão protegido quanto sobre qualquer outra pessoa, esse gênero é tão jornalístico como qualquer um. Não há nada de errado com o jornalismo de celebridades. Não existe jornalismo melhor ou pior, mas jornalistas que se comportam eticamente, calçados no interesse público, e agem licitamente, e os que não, independentemente do assunto abordado.

 

André Marsiglia é advogado. Escreve sobre Direito e Mídias.

andremarsiglia.com.br

Diários

Janja explica por que Lula não vai à missa

Duda Teixeira Visualizar

"Estamos de volta", diz Witzel

Redação Crusoé Visualizar

"Preferimos a linguagem da diplomacia, mas falamos outras línguas com mais fluência"

Redação Crusoé Visualizar

Quando a dor dos outros vira entretenimento

Maristela Basso Visualizar

Censura de Nunes Marques é Direito Xandônico com sinal trocado

Duda Teixeira Visualizar

Carta do PT a evangélicos não menciona aborto

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

As menções a Toffoli no relatório que embasa pedido de tarifa

As menções a Toffoli no relatório que embasa pedido de tarifa

Visualizar notícia
Carta do PT a evangélicos não menciona aborto

Carta do PT a evangélicos não menciona aborto

Visualizar notícia
Censura de Nunes Marques é Direito Xandônico com sinal trocado

Censura de Nunes Marques é Direito Xandônico com sinal trocado

Visualizar notícia
Do mar ao céu

Do mar ao céu

Visualizar notícia
"Estamos de volta", diz Witzel

"Estamos de volta", diz Witzel

Visualizar notícia
Janja explica por que Lula não vai à missa

Janja explica por que Lula não vai à missa

Visualizar notícia
Mais um fiasco para Datena?

Mais um fiasco para Datena?

Visualizar notícia
O doping comercial chinês

O doping comercial chinês

Visualizar notícia
O golpe da maioridade

O golpe da maioridade

Visualizar notícia
Os influenciadores do crime

Os influenciadores do crime

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Adoção

André Marsiglia Santos

celebridades

jornalismo

Klara Castanho

liberdade de expressão

< Notícia Anterior

Vice-presidente da Caixa renuncia após denúncia de assédio

02.07.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Paraná Pesquisas em SP: Bolsonaro tem 39,7% e Lula 36,4%

03.07.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

André Marsiglia Santos

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Lucia

2022-07-05 11:23:29

Concordo! O problema não é a celebridade, é a forma como o jornalista aborda a celebridade. Tem que haver um limite para expor intimidade! Isso se chama ética!


NESTOR

2022-07-04 19:02:57

Absurdo!! Jornalismo de baixo nível, feito por abutres! Inútil e criminoso!!


Leonardo Fonseca

2022-07-03 19:56:26

Pior que o jornalismo sensacionalista (é o nome certo a dar neste tipo) que deveria ser marcado pela impessoalidade, são os leitores, que com todo direito de informações que devem possuir, não lhes dá, o direito de espetacularização de vidas principalmente quando a intimidade e sofrimento do ator (envolvido) é o motivo da espetaculização.


ADRIANO

2022-07-03 19:37:34

Essa coitada deveria bater onde mais dói nesses abutres: o bolso. Um milhão de reais de cada imbecil que publicou sem saber do que se passava.


Izabel Albamonte

2022-07-03 15:51:56

Muito bom 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼


luiz antonio- rj

2022-07-03 10:50:02

A dor é de quem a sente. Expô-la a título de interesse público e liberdade de expressão é a maior canalhice, pois o objetivo é ter “views” e monetizar a fofoca. O jornalista é tão vil, que a pretexto de solidariedade pensou até em adotar o fruto do estupro.


Amaury G Feitosa

2022-07-03 08:37:43

somos hoje tristemente uma nação ignorante a idolatrar artistas oportunistas ávidos por dinheiro que só enxergam o espelho a manipular idiotas OU se deixam enganar por ladrões que nos assaltaram por anos e contra o povo cometeram hediondos crimes de lesa-pátria dentre outros ... e um povo que se entrega a seus algozes vira suco ou lixo.


Victor

2022-07-02 18:31:56

Em tempo: no Brasil, ser advogado, magistrado, promotor, jornalista e artista conferem ao sujeito direitos e prerrogativas inimagináveis ao cidadão comum.


Victor

2022-07-02 18:27:11

Tudo o que fere o sigilo legal é criminoso a meu ver. Dada a farra de sigilos vandalizados por jornalistas, um caso como esse aconteceria. Uma avalanche nunca começa em seus últimos metros. Se o sigilo é ilegal, como muito se tem visto, que se busquem os meios legítimos para anular os atos.


José

2022-07-02 16:21:22

Eita muro alto


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Lucia

2022-07-05 11:23:29

Concordo! O problema não é a celebridade, é a forma como o jornalista aborda a celebridade. Tem que haver um limite para expor intimidade! Isso se chama ética!


NESTOR

2022-07-04 19:02:57

Absurdo!! Jornalismo de baixo nível, feito por abutres! Inútil e criminoso!!


Leonardo Fonseca

2022-07-03 19:56:26

Pior que o jornalismo sensacionalista (é o nome certo a dar neste tipo) que deveria ser marcado pela impessoalidade, são os leitores, que com todo direito de informações que devem possuir, não lhes dá, o direito de espetacularização de vidas principalmente quando a intimidade e sofrimento do ator (envolvido) é o motivo da espetaculização.


ADRIANO

2022-07-03 19:37:34

Essa coitada deveria bater onde mais dói nesses abutres: o bolso. Um milhão de reais de cada imbecil que publicou sem saber do que se passava.


Izabel Albamonte

2022-07-03 15:51:56

Muito bom 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼


luiz antonio- rj

2022-07-03 10:50:02

A dor é de quem a sente. Expô-la a título de interesse público e liberdade de expressão é a maior canalhice, pois o objetivo é ter “views” e monetizar a fofoca. O jornalista é tão vil, que a pretexto de solidariedade pensou até em adotar o fruto do estupro.


Amaury G Feitosa

2022-07-03 08:37:43

somos hoje tristemente uma nação ignorante a idolatrar artistas oportunistas ávidos por dinheiro que só enxergam o espelho a manipular idiotas OU se deixam enganar por ladrões que nos assaltaram por anos e contra o povo cometeram hediondos crimes de lesa-pátria dentre outros ... e um povo que se entrega a seus algozes vira suco ou lixo.


Victor

2022-07-02 18:31:56

Em tempo: no Brasil, ser advogado, magistrado, promotor, jornalista e artista conferem ao sujeito direitos e prerrogativas inimagináveis ao cidadão comum.


Victor

2022-07-02 18:27:11

Tudo o que fere o sigilo legal é criminoso a meu ver. Dada a farra de sigilos vandalizados por jornalistas, um caso como esse aconteceria. Uma avalanche nunca começa em seus últimos metros. Se o sigilo é ilegal, como muito se tem visto, que se busquem os meios legítimos para anular os atos.


José

2022-07-02 16:21:22

Eita muro alto



Notícias relacionadas

Janja explica por que Lula não vai à missa

Janja explica por que Lula não vai à missa

Duda Teixeira
09.06.2026 16:39 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Estamos de volta", diz Witzel

"Estamos de volta", diz Witzel

Redação Crusoé
09.06.2026 16:06 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Preferimos a linguagem da diplomacia, mas falamos outras línguas com mais fluência"

"Preferimos a linguagem da diplomacia, mas falamos outras línguas com mais fluência"

Redação Crusoé
09.06.2026 15:41 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Quando a dor dos outros vira entretenimento

Quando a dor dos outros vira entretenimento

Maristela Basso
09.06.2026 11:37 5 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso