Mais um golpe contra o legado da Lava Jato
MP que altera a Lei das Estatais quer restaurar o poder dos partidos políticos sobre as empresas estatais, abalado depois do escândalo do petrolão
A MP que altera a Lei das Estatais pretende varrer para o lixo um dos últimos legados da Operação Lava Jato. A lei foi criada, em 2016, como consequência direta dos descalabros descobertos na Petrobras. As diretorias da empresa haviam sido loteadas entre vários partidos políticos, que roubavam dinheiro público manipulando os contratos assinados sob sua influência. As novas regras conseguiram não apenas impedir essa prática, como ainda dificultaram ao governo fazer gato e sapato das estatais, apenas para satisfazer interesses politiqueiros.
É isso que Bolsonaro e o Congresso - o Centrão em particular - querem pôr abaixo. Eles pretendem subjugar mais uma vez as estatais, como fizeram até meados da última década. E não é surpresa nenhuma que os políticos que estão à frente da investida, como Arthur Lira, Ciro Nogueira e Ricardo Barros, sejam todos do PP, um dos partidos mais citados na Lava Jato.
O uso da crise dos combustíveis como pretexto para permitir que o governo e seus aliados voltem a ter ingerência na direção das estatais é de um cinismo espantoso. Querem fazer uma mudança estrutural na legislação que saneou a governança das empresas públicas por motivos que são absolutamente conjunturais. Os preços do petróleo não vão permanecer voláteis para sempre. Em algum momento, eles vão se estabilizar. Quando isso acontecer, deixarão de existir as causas para toda esta celeuma. Mas os políticos (e o Centrão em particular), em vez de retroceder, continuarão encastelados nos cargos que reconquistaram graças à providencial mudança nas leis que está sendo gestada.
Como se isso não bastasse, é mentira que a Lei das Estatais tenha tirado da União o poder de interferir nas empresas públicas - inclusive, por exemplo, estabelecendo novas regras para reajustes de gás, diesel e gasolina. O que mudou é a necessidade de explicitar os planos que vão ser implementados e ressarcir os prejuízos que a intervenção possa vir a causar. Isso incomoda. Não há nada que Brasília ame mais do que exercer o poder sem ter de prestar contas.
A MP que está no forno é um retrocesso. É um escárnio. É inaceitável. Vai passar?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
José Luiz Leal Darós
2022-06-23 10:10:33mais uma oportunidade para passar a boiada da corrupção.
Nildo Jose Formigheri
2022-06-23 08:54:38Absurdo, a volta dos corruptos com apoio do Bolsonaro e Centrão, nesta eleição vamos tirar todos seus poderes votam em candidatos comprometidos com o Brasil.
Marilena Cavalheiro
2022-06-22 22:40:31E de uma cretinice escancarada o que estes politiqueiros estão fazendo com nosso País tudo como forma de se perpetuarem no poder! Quem, neste governo se preocupa com os valores sem reajustes do Salario Mínimo? Só se preocupam em puxar brasa para seu assado!
MARCELO
2022-06-22 12:49:52MELHOR SERIA ACABAR COM TODAS AS ESTATAIS, POIS SÓ SERVEM PARA POLITICOS ROUBAREM E FICAREM BILIONÁRIOS. MAIS NADA.
Edílson
2022-06-22 11:57:20Não há possibilidade alguma como melhorarmos a curto, médio e tampouco a longo prazo com esse tipo de gestores públicos atuais.
MARIA
2022-06-22 11:41:13Os ratos já estão gastando por conta !
Marcia E B
2022-06-22 11:32:02Que orgulho tivemos da LAVA JATO!!!!! Agora está aí, nas mãos dos ladrões. Como conviver com Lula ou BOZO? Falam tanto em Deus, então também vou pedir à Deus que ilumine esses eleitores fanáticos bolsolulistas. Que não cometam o mesmo erro.
Odair
2022-06-22 09:11:36só tem Bandidos!
JOSE BATISTA MACIEL NETO
2022-06-22 09:03:43Com o Congresso que temos, tem muita chabce de passar.
Amaury G Feitosa
2022-06-22 08:11:54Assim um país vai indo ao lixo ... um povo suicida na urnas "indevassáveis" do dr. Verboso elege algozes contra si mesmos e em outubro vem mais e piores que farão do país celeiro do mundo o país da "libreta" de 20 quilos em vez da bolsita Braziu afinal os chineses comropadm tudo e em dólar .. don't cry for me Argentiiiiiina ...