Agência Assembleia do Maranhão

Nordeste contra mudanças no BPC e aposentadoria rural

30.03.19 10:15

Presidentes das assembleias legislativas de cinco estados do Nordeste divulgaram nesta sexta-feira, 29, em uma reunião em São Luís (foto), uma carta conjunta criticando os dois pontos mais sensíveis da reforma da Previdência do governo Bolsonaro: as mudanças no Benefício de Prestação Continuada, o BPC, e na aposentadoria rural.

Eles também pedem a permanência de estatais voltadas para o Nordeste, como o Banco do Nordeste do Brasil, o BNB, e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o DNOCS. O documento foi assinado pelos deputados estaduais que presidem os legislativos do Ceará, Maranhão, Piauí, Bahia e Paraíba.

O discurso será ecoado no Congresso Nacional pelos deputados federais e senadores do Nordeste, por boas e más razões: tanto para manter benefícios que têm impacto na economia de municípios pobres da região quanto para garantir empregos e influência política com as estatais.

E é mais um argumento para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tirar as alterações no BPC e na aposentadoria rural da reforma.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que esperar do Nordeste??????/Os políticos de lá só pensam em usufruir de vantagens financeiras ocasionadas pelo trabalhos dos estados do Sul, Centro Oeste e Sudeste.........só querem levar vantagem.......trabalhar que é bom não é com eles.......por isso e muito mais.......separa Brasil Continental em tantos novos países quantos necessários...........isso seria justo e necessário para o desenvolvimento sustentável de cada novo país........seria a desburocratização do Brasil Continental.......

  2. O Nordeste sendo o Nordeste!! Não adianta, continuam com as mesmas ideias retrógradas e as mesmas práticas repulsivas de querer o pior para o povo! O que faz ou fez um político nordestino de bom para a sua terra? Nada! Continuam na miséria, sem indústrias, sem agricultura, sem saúde, sem escolas, sem centros de pesquisa, sem absolutamente nada. É o atraso do atraso do atraso. Os irmãos Gomes, os Sarney, o Collor, os Barbalho, os Calheiros, coronéis da desgraça nordestina há decadas!!

  3. Esta na hora do Nordeste se separar do Brasil! Com tanta riqueza de ideias e acreditar que o chefe é inocente, deveria pedir sua independência! Eles são os que carregam a economia do Brasil! Está na hora de romper como eles dizem os grilhões.

  4. O atraso do país é acusado pelo Nordeste. O Nordeste é terras de benesses. Oh povo pra gostar de migalhas de políticos! Vejam quem são os principais políticos do nordeste: Renan, Collor, Sarney,

  5. A cantilena de sempre: estatais e programas assistencialistas em benefício dos mais pobres. Na prática, os políticos querem manter "o acesso à máquina estatal", para perpetuarem suas influencia$ e interesse$ particulare$ nos banco$ que financiam projeto$ rurais e nos departamento$ que contratam obra$ de empreiteira$ amiga$. Já passou da hora de acabar com essa mamata. O nordeste tem demanda para educação, tecnologia e geração de riqueza sem assistencialismo suspeito.

  6. Os dois pontos mais sensíveis : BPC e Aposentadoria Rural ?? Tá de brincadeira, conta outra. Paulo Guedes já explicou que esses dois temas têm pouco impacto na Reforma da Previdência e podem sim ser negociados. Precisamos de informação e boas análises sobre a Reforma, precisamos discutir seus benefícios a curto, médio e longo prazo, e os sacrificios que teremos que fazer para bancar essas mudanças. Esse mi-mi-mi já 'encheu o saco' de todo mundo.

  7. Por que não se termina, inicialmente, com 30% dos municípios brasileiros? Reduziríamos mosso gasto com essa estrutura e com a corrupção.

  8. Fico lembrando do FHC falando em acabar com Banco do Nordeste e o DNOCS, o Mula que ia acabar com a sêca... Escuto a mesma conversa desde sempre, meu pai já escutava, meu avô também, e vai dinheiro para o nordeste... Bolsonaro agora fala de água e tecnologia. Primeiro tem que prender os LADRÕES de sempre!

Mais notícias
Assine agora
TOPO