Mateus Bonomi/Agif/Folhapress

Barros confirma reunião na casa de lobista com Luis Miranda, mas alega que não tratou de vacinas

29.06.21 22:12

Líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (foto) foi às redes sociais para tentar rebater o deputado Luis Miranda, que, conforme noticiou Crusoé com exclusividade, relatou a interlocutores ter recebido uma oferta de propina durante reunião na casa do lobista Silvio Assis, com a presença do parlamentar, para não impor empecilhos à compra da Covaxin pelo Ministério da Saúde.

No Twitter, Barros confirmou conhecer Assis e ter encontrado Miranda durante uma conversa na casa do lobista, mas negou ter tratado da negociação de imunizantes. “Quanto à matéria de Crusoé, conheço Silvio Assis. Estive em sua casa onde encontrei diversas autoridades e parlamentares, inclusive o Luís Miranda. Mas nunca tratei com ele tema relacionado às vacinas. Reitero que não participei de negociação referente a compra da Covaxin“, escreveu.

Como mostrou a revista, a reunião que contou com a participação de Barros aconteceu em maio. A certa altura, Silvio Assis, que demonstrava falar em nome da Precisa Medicamentos, a empresa brasileira que representa a Bharat Biotech e intermediou o negócio, disse a Luis Miranda que ele poderia ser muito bem recompensado caso aderisse à empreitada.

A conversa passou a envolver valores, conforme Crusoé apurou com fontes a par do episódio. Silvio Assis prometeu a Luis Miranda uma participação sobre cada dose da vacina que seria vendida ao Ministério da Saúde: 6 centavos de dólar. O deputado entendeu bem a proposta. Se aceitasse a “parceria”, poderia levar 1,2 milhão de dólares – ou 6 milhões de reais – se a venda das 20 milhões de doses da Covaxin para o governo fosse finalmente concluída.

Antes da reunião na casa de Assis, em 20 de março, Luis Miranda e o irmão dele e servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, haviam procurado Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada para denunciar os indícios de corrupção na aquisição da Covaxin. Naquela ocasião, o funcionário público disse ao presidente, inclusive, que havia se negado a assinar uma nota fiscal que autorizaria o pagamento antecipado de 45 milhões de dólares à Madison Biotech, offshore ligada à Bharat, cujo nome não constava do contrato, e localizada em Cingapura, um paraíso fiscal.

Segundo narrou Luis Miranda à CPI da Covid, ao ouvir os relatos, Bolsonaro, de pronto, disse que o esquema era “coisa” de Ricardo Barros e assegurou que acionaria o diretor-geral da Polícia Federal para a apuração do caso. Não há, contudo, registros de investigações sobre as irregularidades na negociação da Covaxin no sistema da PF. Barros, por sua vez, permaneceu no cargo de líder do governo na Câmara.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Com o atual sistema político brasileiro, não há Presidente, Governador ou Prefeito que consiga resistir às extorsões e chantagens dos legislativos. São reféns.

  2. Ele foi à reunião explicar com quem ele "corta" cabelo em maringa e como está o mercado imobiliario em maringá

  3. Esse mentiroso quer enganar quem? Foram lá para discutir novela??? Fala sério!!! Paraibanos prestem atenção em quem vcs votarão nas próximas eleições!!!

  4. Estes caras acham que nós brasileiros, por que alguns caem nas mentiras deles, somos todos trouxas , se encontraram para falar de futebol kkkkkkk,tudo vagabundo ladrao, Luiz Miranda está sendo professor , aí eles se perderam , julgaram o cara pelo passado , o cara deu um Nó ,nos métidos a espertos !!!!!

  5. Se for verdade essas negociatas sangrentas e sendo este deputado Barros responsável e o próprio governo, todos deveriam ser punidos com cassação de mandatos. Podemos desconfiar que havia muita gente interessada em “pixuleco” como disse Pazuello. Tambem é inverossímil o PR não saber das negociatas cuja propina seria provavelmente destinada a membros do Centrão, daí ser difícil aprovarem o impeachment do PR. É hora do Exército se desvincular do governo e da sujeira para não ir ao mesmo esgoto.

  6. Esse Brasil tem que deixar de existir é mortal esse tipo de política.O povo está doente,pobre,com fome,frio, ignorante,sem saúde,sem expectativa, sem futuro,sem opção,sem emprego,sem alegria de viver,sem cultura.O Brasil está uma lata de lixo. Isso tem que mudar.

Mais notícias
Assine agora
TOPO