Após mais de 1,2 milhão de chilenos irem às ruas, Piñera diz ter ‘ouvido’ a mensagem
Nesta sexta-feira, 25, 1,2 milhão de pessoas protestaram nas ruas de Santiago, segundo estimativas oficiais. Calcula-se que um em cada cinco moradores da região metropolitana da capital chilena saiu de casa para se manifestar. Houve passeatas também em outras cidades do país. Foi a maior mobilização desde o final da ditadura de Augusto Pinochet, em...
Nesta sexta-feira, 25, 1,2 milhão de pessoas protestaram nas ruas de Santiago, segundo estimativas oficiais. Calcula-se que um em cada cinco moradores da região metropolitana da capital chilena saiu de casa para se manifestar. Houve passeatas também em outras cidades do país. Foi a maior mobilização desde o final da ditadura de Augusto Pinochet, em 1990.
Apesar de o protesto ser contra o governo, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, elogiou a mobilização. Durante a maior parte do dia, as manifestações ocorreram sem violência. Poucos saques foram registrados à noite, à diferença do que vinha ocorrendo nos últimos dias.
Nas redes sociais, Piñera disse ter “ouvido” a mensagem das ruas. "A manifestação massiva, alegre e pacífica de hoje, em que os chilenos pedem um Chile mais justo e solidário, abre grandes caminhos para o futuro e esperança. Todos ouvimos a mensagem. Todos mudamos. Com a unidade e a ajuda de Deus, seguiremos o caminho para um Chile melhor para todos", escreveu o presidente do Chile.
Na semana passada, Piñera anunciou um pacote de medidas econômicas para aliviar a situação da classe média. Congelou tarifas de eletricidade e aumentou o valor das aposentadorias para aqueles que não têm um plano privado. As manifestações, contudo, continuam.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
José
2019-10-27 17:13:35Se fizéssemos uma mobilização com metade destes manifestantes contra o STF?
Aguia
2019-10-26 10:40:51Estudantes e a esquerda partiram para o confronto e iniciaram um quebra-quebra... Velho filme... Aí, o Presidente Pinera errou 2 vezes: Foi arrogante, autoritário e violento na primeira, tipo muito “macho”!!! MAS, ao criar uma reação contrária ao abuso de força, nas famílias da “nova classe média”... AMARELOU! E nesta segunda vez, fez pior; se acovardando, todo arrependido e se ajoelhando, pusilanimemente; dando mais um enorme gaz para os anarquistas mais radicais tacarem fogo no país...
Paulo Renato
2019-10-26 09:42:12O Piñera fez concessões importantes e mesmo assim o quebra-quebra continua. Será que ele ainda não desconfiou que essa turma está querendo é outra coisa: a sua cabeça e de todo seu governo? Liga o simancol, Piñera!
Joao Fenoglio
2019-10-26 08:46:43Pelo visto julgar a casa alheia sem conhecimentos, e muito mais facil. A nossa casa ta uma maravilha em todos os sentidos. kkkk
Norberto
2019-10-26 08:36:29o Piñera acabou de ser eleito! Por que não houve manifestações durante a campanha? Por que não elegeram um candidato comunista? Agora paralisam o país, quebram tudo, saqueiam, matam? Foro de São Paulo por trás...
Joao Fenoglio
2019-10-26 07:57:26Do Chile, do Peru vem exemplos a serem seguidos. Temos que fazer o que a maioria dos politicos fazem o contrario, temos que por ordem na casa, e o lema da nossa bandeira. Nao desordem e mordomias para essa classe. A que domina a patria amada. e o povao pagando impostos e trabalhando.
Jose
2019-10-26 07:45:15A economia e a qualidade de vida no Chile melhoraram, mas continua extrativista. Acho que o país chegou ao seu limite com este modelo de produção. Ou investe na economia do conhecimento com valor agregado mais alto, ou entrará em uma crise enorme com o fim das commodities que sustentam o país. Boa liação pata o Brasil, que persegue seus cientistas e corta recursos da ciência e tecnologia.
Lins
2019-10-26 07:25:38E o povo brasileiro assistindo passivamente de camarote o STF rasgar a nossa constituição.