Dicas de filmes e livros sobre o terror de 7 de outubro
Saiba quais títulos, com suas respectivas sinopses, ajudam a entender a guerra entre Israel e Hamas

Em sua edição especial de 2 anos do ataque 7 de outubro de 2023 cometido pelo Hamas em Israel, Crusoé compila abaixo dicas de documentários e livros sobre o massacre e a guerra decorrente dele.
Documentários
- We will dance again (Nós vamos dançar de novo), de Yariv Mozer (2025), enfoca o ataque cometido pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 no festival de música eletrônica Nova, em área descampada de Israel, perto da Faixa de Gaza. A celebração virou um pesadelo quando os participantes tiveram de fazer escolhas que determinariam sua sobrevivência ou sua morte. O filme, que mistura relatos de sobreviventes com imagens feitas por vítimas e terroristas, ainda não está disponível no Brasil, embora tenha sido exibido em sessões fechadas. Crusoé esteve presente em uma delas e recomenda fortemente.
- #NOVA, de Dan Pe’er (2024), é outro documentário dedicado a recontar o massacre do festival Nova, desde o clima harmônico da festa, antes da invasão do Hamas, até as atrocidades cometidas pelos terroristas. Indisponível no Brasil.
- After October 7: A Personal Journey to Kfar Aza (Depois do 7 de outubro: uma jornada pessoal a Kfar Aza), de Jonathan Silvers (2024), explora, a partir de depoimentos de moradores, as consequências do ataque terrorista do Hamas a um dos vários kibutzim destruídos naquele dia. Indisponível no Brasil.
- The Children of October 7 (As crianças do 7 de outubro), de Asaf Becker (2025), acompanha as crianças israelenses órfãs, sequestradas e traumatizadas após os ataques do Hamas daquele dia. Disponível no Paramount+.
- Screams before silence (Gritos antes do silêncio), de Anat Stalinsky (2024), enfoca os crimes sexuais perpetrados pelo Hamas como arma de guerra contra mulheres e homens israelenses em 7 de outubro e no período em que foram mantidos em cativeiro na Faixa de Gaza. Disponível no RecordPlus.
- Ainda é 7 de outubro, de Sabrina Abreu (2024), compila depoimentos de personagens e análises de especialistas, entre israelenses e palestinos, em Israel e na Cisjordânia, próximo ao centésimo dia de guerra na Faixa de Gaza. Disponível no Bandplay.
- Dias de Luto, de Gabriel Chaim (2024), mostra os impactos da violência em Israel e entre os palestinos da Cisjordânia, nos dias que se seguiram aos ataques terroristas do Hamas e à guerra na Faixa de Gaza. Disponível no GloboPlay.
- Assista também, no fim desta matéria, ao filme “O trauma de Israel”, feito por Felipe Moura Brasil para o YouTube, em sua viagem ao país em maio de 2024.
Livros
- A solidão de Israel, de Bernard Henri-Levy (Editora Contexto, 2025), analisa as respostas globais ao dia 7 de outubro, as novas ondas de antissemitismo, por que Israel está travando essa guerra existencial apenas contra a barbárie e o que está em jogo para o país e o mundo.
- O coração pensante, de David Grossman (Companhia das Letras, 2025), traz reflexões pós-7/10 sobre como esse massacre pôde ter acontecido; como o governo Netanyahu, enredado em sua teia de escândalos, falhou em proteger seus cidadãos; e como ficou a esperança de uma solução de dois Estados após a guerra iniciada com o ataque a Israel. Lançamento previsto para 28 de outubro.
- Hostage (Refém), do ex-refém Eli Sharabi (Harper Influence, 2025), descreve os 491 dias em que foi mantido em cativeiro na Faixa de Gaza, após ser sequestrado pelo Hamas no kibutz Be'eri em 7 de outubro de 2023, e o retorno para casa, quando descobriu que sua mulher e suas filhas foram assassinadas pelo grupo terrorista. (Em inglês, disponível a partir de 7 de outubro.)
- Entre a luz e as trevas: por que o conflito entre Israel e Hamas importa para você e para todo o mundo, de Cláudio Lottenberg (Citadel Editora, 2024), trata da disputa entre modelos de sociedade, à luz do massacre de 7/10. Não é a soberania sobre um pedaço de terra, muito menos o futuro dos palestinos e israelenses que está em jogo, segundo o autor, que é médico e presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib). É algo muito maior, que importa a todos os que defendem a liberdade, o respeito, a justiça e a pluralidade.
- A lista acima, possivelmente, será atualizada com novas dicas e lançamentos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)