Primeiro semestre registra recorde em apreensão de ouro ilegal nas fronteiras: 76kg
Nos primeiros seis meses de 2020, cerca de 76 quilos de ouro foram apreendidos por forças de segurança que atuam no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas, o Vigia. A quantidade é recorde e alcança o valor de 23,5 milhões de reais em valor estimado de mercado. Criado em abril, o Vigia é...
Nos primeiros seis meses de 2020, cerca de 76 quilos de ouro foram apreendidos por forças de segurança que atuam no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas, o Vigia. A quantidade é recorde e alcança o valor de 23,5 milhões de reais em valor estimado de mercado.
Criado em abril, o Vigia é coordenado pelo Ministério da Justiça e promove a cooperação entre as forças de segurança estaduais e federais para combater crimes na fronteira.
O recorde de apreensão de ouro é no estado do Mato Grosso, onde 69 quilos foram encontrados em um avião no dia 3 de junho. O ouro era proveniente de Itaituba, no Pará. O carregamento foi interceptado na cidade Água Boa, quando a aeronave era reabastecida. O município fica na fronteira do estado de Goiás.
Durante a apreensão, um revólver foi encontrado no avião e três pessoas acabaram presas. Em junho também foi apreendido um quilo de ouro na fronteira do estado do Amazonas e outros 5,9 quilos em Rondônia.
Segundo o coordenador de fronteiras do Ministério da Justiça, o agente federal Eduardo Bettini, há uma ação de apoio às unidades de investigação das polícias estaduais e federal que trabalham nas fronteiras. Também está sendo desenvolvida uma metodologia para aumentar o combate aos crimes das regiões de fronteira por meio de uma nova fase da Operação Hórus. A primeira fase, diz Bettini, recebeu um aporte suplementar de 22 milhões devido a pandemia e alcançou um aumento de apreensões de até 800%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)