'Parceria entre EUA e Argentina continua forte', diz Pompeo
O Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, aproveitou o 9 de julho — data em que se comemora a independência da Argentina — para reforçar que os dois países continuam tendo uma parceria "forte" e que as nações possuem valores em comum, incluindo "a democracia e os direitos humanos". A declaração foi dada em um comunicado oficial...
O Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, aproveitou o 9 de julho — data em que se comemora a independência da Argentina — para reforçar que os dois países continuam tendo uma parceria "forte" e que as nações possuem valores em comum, incluindo "a democracia e os direitos humanos". A declaração foi dada em um comunicado oficial do Departamento de Estado, que costumeiramente cumprimenta países e manda recados em suas datas nacionais.
"Embora as celebrações possam diferir este ano devido à pandemia, a parceria que os Estados Unidos e a Argentina criaram permanece forte. Esperamos continuar a fortalecer o vínculo de nossos dois países que se baseiam em valores comuns, incluindo democracia e direitos humanos, nossos profundos laços econômicos e intercâmbio regular", disse Pompeo. "Apoiamos o contínuo envolvimento global e regional da Argentina no desenvolvimento econômico, na promoção da democracia e nos desafios de saúde pública que todos estamos enfrentando atualmente", acrescentou.
Sob o governo de Alberto Fernández, a Argentina se afastou da estratégia do Grupo de Lima para pressionar a ditadura de Nicolás Maduro por uma transição democrática na Venezuela, abandonando a linha defendida pelo Brasil e se aproximando de uma espécie de terceira via diplomática capitaneada pelo México para tentar pacificar o país. Em janeiro, Fernández retirou as credenciais diplomáticas da representação de Juan Guaidó em Buenos Aires.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)