Os dados econômicos que animaram Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), está convencido de que o “fundo do poço econômico” foi em abril e que, agora, os sinais são de retomada da atividade econômica. Pelo menos dois indicadores são usados pelo chefe da pasta para celebrar os bons ventos que, segundo ele, sopram em direção da economia do país....
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), está convencido de que o “fundo do poço econômico” foi em abril e que, agora, os sinais são de retomada da atividade econômica. Pelo menos dois indicadores são usados pelo chefe da pasta para celebrar os bons ventos que, segundo ele, sopram em direção da economia do país.
Uma dessas sinalizações é o volume de vendas de produtos e serviços registradas por meio da emissão de notas fiscais eletrônicas. O total de junho de 2020 ficou acima do patamar registrado no mesmo mês do ano passado, em apuração preliminar feita pela Receita, o que surpreendeu o governo.
Outro indicativo econômico celebrado pelos técnicos é o consumo de energia no país que, este mês, ficou apenas 4% abaixo do registrado em junho de 2019. Com a queda da atividade industrial, os grandes consumidores de energia passaram a gastar menos eletricidade mas, segundo Guedes, os dados agora indicam uma retomada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)