Tentativa da PGR de acessar dados da Lava Jato será investigada
A manobra do gabinete do procurador-geral da República, Augusto Aras, para ter acesso a bancos de dados das forças-tarefas da Lava Jato será alvo de uma investigação interna. A corregedora-geral do Ministério Público Federal, Elizeta Maria de Paiva Ramos, determinou a abertura da sindicância nesta segunda-feira, 29. De acordo com relatos de procuradores à Corregedoria,...
A manobra do gabinete do procurador-geral da República, Augusto Aras, para ter acesso a bancos de dados das forças-tarefas da Lava Jato será alvo de uma investigação interna. A corregedora-geral do Ministério Público Federal, Elizeta Maria de Paiva Ramos, determinou a abertura da sindicância nesta segunda-feira, 29.
De acordo com relatos de procuradores à Corregedoria, a subprocuradora Lindôra Araújo (foto), braço direito de Aras e coordenadora do Grupo de Trabalho da Lava Jato na PGR, visitou a sede do órgão no Paraná para obter gravações e documentos da operação.
A investida provocou indignação na força-tarefa de Curitiba, uma vez que os dados são sigilosos e provenientes de medidas judiciais como quebras de sigilo telefônico, fiscal e telemático.
Para fornecer o material, como explicaram os procuradores, seria necessário uma ordem judicial na qual Aras explicasse para quais fins utilizaria as informações, o que não ocorreu. Em reação à manobra, Hebert Reis Mesquita, Luana Vargas de Macedo e Victor Riccely pediram demissão.
O processo ainda vai apurar a existência de equipamentos usados para gravação de chamadas telefônicas recebidas por integrantes da equipe da força-tarefa, incluindo membros e servidores. Nesse caso, o objetivo é investigar a regularidade de sua utilização.
No fim de semana, em meio à polêmica, Aras divulgou nota sobre o episódio e afirmou que “a Lava Jato não é um órgão autônomo e distinto, mas sim uma frente de investigação que deve obedecer a todos os princípios e normas internos da instituição”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)