Ibaneis manda fechar Esplanada por dois dias após ameaça a bispos
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (foto), determinou o fechamento da Esplanada dos Ministérios entre esta terça-feira, 16, e quarta-feira, 17. O trânsito no local fica permitido apenas para autoridades e servidores públicos federais identificados e que estejam em serviço. O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial do DF, cita ameaças de...
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (foto), determinou o fechamento da Esplanada dos Ministérios entre esta terça-feira, 16, e quarta-feira, 17. O trânsito no local fica permitido apenas para autoridades e servidores públicos federais identificados e que estejam em serviço.
O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial do DF, cita ameaças de manifestantes à Cúria Metropolitana de Brasília, sede da Arquidiocese da capital, responsável pela coordenação das igrejas católicas do DF. De acordo com a Polícia Militar, o bloqueio foi efetivado às 13h.
Ao decretar a proibição da circulação de veículos e pedestres, Ibaneis ainda mencionou ataques dos ativistas aos Poderes constituídos e os conteúdos anticonstitucionais dos protestos.
O governador também observou que as aglomerações na Esplanada contrariam as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus e que "a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de
riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar uma maior proliferação da doença no DF".
De acordo com o decreto, o desrespeito ao bloqueio pode resultar em multa e outras sanções administrativas e penais, além de incidência do crime de infração de medida sanitária preventiva.
No último domingo, 14, o trânsito na Esplanada já havia sido proibido pelo governador do DF em resposta aos protestos do dia anterior, com o disparo de fogos de artifício contra o Supremo Tribunal Federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)