Ministério recua e anuncia divulgação dos dados diários da Covid-19 às 18h
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco (foto), anunciou o lançamento de uma nova plataforma virtual com os números da Covid-19 no país e declarou ter a perspectiva de colocá-la no ar nesta terça-feira, 9. De acordo com o órgão, serão disponibilizadas duas planilhas: uma com os dados diários e outra com o histórico...
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco (foto), anunciou o lançamento de uma nova plataforma virtual com os números da Covid-19 no país e declarou ter a perspectiva de colocá-la no ar nesta terça-feira, 9. De acordo com o órgão, serão disponibilizadas duas planilhas: uma com os dados diários e outra com o histórico completo, desde o primeiro caso.
Os estados deverão encaminhar as informações à equipe ministerial até 16h. As atualizações, então, serão publicadas sempre às 18h. "Estamos buscando criar um meio de comunicação mais eficaz, com maior efetividade para gestores e a população em geral", explicou.
O modelo do boletim com as informações diárias será diferente do formato adotado pelas gestões de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Desde o início da pandemia, divulga-se a quantidade de diagnósticos e óbitos confirmados no dia, mesmo que tenham ocorrido em outra data, uma vez que os resultados testes levam tempo para sair e há muitos exames represados.
Agora, conforme Élcio, o balanço reunirá dados com base na data de ocorrência. A estratégia deixará os boletins menos impactantes. A ordem partiu do presidente Jair Bolsonaro, que determinou que o número de mortes ficasse abaixo de mil por dia, informa o Estado de S.Paulo.
O anúncio da publicização ao fim da tarde e com o compilado mostra um recuo parcial do governo federal, que, desde a última quarta-feira, 3, vinha apresentando os dados somente às 22h, após telejornais. Questionado sobre a mudança, o presidente Jair Bolsonaro chegou a ironizar. "Acabou matéria no Jornal Nacional".
A postura foi criticada por integrantes do Congresso, do Ministério Público, do Tribunal de Contas da União e do Supremo Tribunal Federal, além da Organização Mundial da Saúde.
Ao falar sobre a pandemia, Élcio ainda declarou que pasta não pretende realizar a recontagem dos números de Covid-19 contabilizados até hoje. A revisão havia sido anunciada pelo bilionário Carlos Wizard em entrevista ao jornal O Globo. Para justificar a medida, o empresário que assumiria a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, afirmou que os dados são "fantasiosos ou manipulados". No último domingo, 7, ele desistiu de comandar a pasta.
Em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, Élcio alegou que o ministério confia nas informações, as quais são disponibilizadas pelos entes federados. "Esses dados são divulgados pelos estados e municípios. Eles estão sendo baseados em análise clínica, no diagnóstico de um médico, que é um profissional de saúde. Eles são confirmados por testagem feita em laboratórios particulares ou oficiais. Então, da mesma forma, que nós acreditamos nesses dados que estamos apresentando agora, acreditamos nos dados que foram carregados por estados e municípios", disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)