Adriano Machado/Crusoé

Em meio à pandemia, 87,1% dos brasileiros saíram de casa em uma semana

29.05.20 19:17

Em meio à pandemia do novo coronavírus, levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostra que 87,1% dos adultos brasileiros ouvidos saíram de casa ao longo de uma semana pelo menos uma vez.

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram índice maior de quebra do isolamento, em uma média de 89,6%, que Norte e Nordeste, os quais ficaram no percentual de 82,3%.

A pasta ouviu 2.007 pessoas entre 25 de abril e 5 de maio. No questionário, os entrevistados responderam o que os levou a ir à rua na semana anterior à pesquisa. Entre eles, 75,3% disseram que precisaram comprar alimentos e 45% foram ao trabalho.

Além disso, 42,1% declararam ter buscado serviços de saúde ou farmácias e 20,5% deixaram os lares porque sentiram-se entediados. Cerca de 20,2% citaram que prestaram ajuda a familiares ou amigos e 19,8% mencionaram visitas a conhecidos. 

O Ministério ainda questionou o que incomodou os entrevistados durante durante as duas semanas de quarentena anteriores ao levantamento. Conforme a pasta, 41,7% contaram que sentiram dificuldade para dormir ou dormiram mais que o normal. A falta de apetite ou o hábito de comer demais atingiu 38,7% dos entrevistados.

A pesquisa ainda revela que 35,3% das pessoas ouvidas indicaram pouco interesse em fazer as coisas, 32,6% se sentiram para baixo ou deprimidos e 30,7% tiveram cansaço ou pouca energia.

“Todos esses sintomas, todas essas falas dizem respeito à questão da saúde mental”, avaliou a Coordenadora-Geral de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Luciana Sardinha.

Mais notícias
Assine agora
TOPO