Para técnicos do TSE, votação em dois dias encareceria eleições
Parte do corpo técnico do Tribunal Superior Eleitoral (foto) tem se posicionado contra a ideia de realizar as eleições municipais deste ano em dois dias diferentes, para evitar aglomeração em tempos de pandemia da Covid-19. O argumento é de que isso encareceria o custo do pleito. Além de aumentar os gastos com alimentação de mesários,...
Parte do corpo técnico do Tribunal Superior Eleitoral (foto) tem se posicionado contra a ideia de realizar as eleições municipais deste ano em dois dias diferentes, para evitar aglomeração em tempos de pandemia da Covid-19. O argumento é de que isso encareceria o custo do pleito.
Além de aumentar os gastos com alimentação de mesários, haveria um aumento considerável dos custos com segurança das urnas, para proteger o sigilo do voto de um dia para o outro. Segundo estimativas do TSE, o custo adicional seria de cerca de 180 milhões de reais.
Em um cenário de aperto fiscal que o Brasil vive, o novo presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, tem dito que as possibilidades mais viáveis para evitar aglomeração de pessoas são realizar o pleito com turnos de votação ou por horário prolongado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)