Ministério anuncia distribuição de 6,7 mi comprimidos de cloroquina
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 20, a distribuição de 6.762.000 comprimidos de difosfato de cloroquina. De acordo com a pasta, os medicamentos são suficientes para o tratamento de 375.664 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, uma vez que o novo protocolo estabelece a prescrição de 18 unidades de 150mg por pessoa. O órgão...
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 20, a distribuição de 6.762.000 comprimidos de difosfato de cloroquina. De acordo com a pasta, os medicamentos são suficientes para o tratamento de 375.664 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, uma vez que o novo protocolo estabelece a prescrição de 18 unidades de 150mg por pessoa.
O órgão informou que, do total, 1.462.000 milhão de comprimidos serão encaminhados aos estados de forma imediata — eles sairão do estoque do ministério. O Laboratório Químico Farmacêutico do Exército, o LQFEx, é responsável pela produção de 1.300.000 unidades, cuja distribuição deve ocorrer a partir de 10 de junho.
Os 4 milhões de comprimidos remanescentes estão a cargo do Instituto de Tecnologia em Fármacos, Farmanguinhos. O laboratório realizará a entrega em quatro lotes, com 1 milhão de unidades, cada. A disponibilização dos medicamentos ocorrerá em 10 e 30 de junho, 20 de julho e 9 de agosto.
O anúncio ocorre no mesmo dia em que a pasta publicou um novo protocolo sobre o uso da cloroquina, que orienta a prescrição do remédio desde os primeiros sintomas da Covid-19. “Houve a participação de vários técnicos do ministério. É um trabalho que vem sendo feito já há um bom tempo, que está sendo consolidado e pactuado com o Conass e o Conasems. Ele tem uma larga fonte de referência: se não me engano, 76 fontes de referência”, pontuou secretário-executivo adjunto do órgão, Élcio Franco.
A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, afirmou que a nova orientação visa garantir o “princípio de equidade”. “Já são mais de 18 mil mortes no Brasil, e há um clamor da sociedade, que chega através de representações populares, pedindo uma manifestação formal [sobre o uso da cloroquina], uma vez que no Brasil há o direito da prescrição médica desses medicamentos e uma limitação do acesso. O que queremos é tornar o princípio da equidade como uma realidade para todos os brasileiros”, declarou.
Até agora, o ministério já distribuiu 2.932.000 comprimidos de difosfato de cloroquina para estados. Os medicamentos foram disponibilizados em três levas: 27 de março, 13 de abril e 29 de abril.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)