Adriano Machado/Crusoé

Falas de Bolsonaro e Heleno sobre a China no vídeo preocupam Planalto

13.05.20 19:43

Auxiliares de Jair Bolsonaro (foto) se dizem preocupados com a possível divulgação na íntegra do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril principalmente pelas declarações do presidente e de ministros sobre política externa.

Para além das questões relacionadas ao inquérito, um dos assuntos comentados na reunião que mais preocupam o Palácio do Planalto seria a China, sobre a qual não só o chanceler Ernesto Araújo, com o próprio presidente e o titular do GSI, Augusto Heleno, teriam falado.

Segundo auxiliares presidenciais que tiveram acesso ao vídeo, Bolsonaro teria falado sobre a relação de dependência com a China em vários setores e feito considerações sobre como o país asiático pode usar esse fator a seu favor.

Já Heleno, de acordo com assessores presidenciais, teria radicalizado ainda mais o discurso, ao fazer coro à tese de que os chineses são os culpados pela pandemia do novo coronavírus.

A preocupação do Planalto é de que a divulgação desses trechos provoque mais turbulência na relação com a China, já desgastada nos últimos meses após declarações de Eduardo Bolsonaro e do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O próprio Heleno foi às redes sociais nesta quarta-feira, 13, se posicionar contra a divulgação do vídeo na íntegra. Para ele, pleitear a publicação integral é “quase um atentado à segurança nacional”.

“Pleitear que seja divulgado, inteiramente, o vídeo de uma reunião ministerial, com assuntos confidenciais e até secretos, para atender a interesses políticos, é um ato impatriótico, quase um atentado à segurança nacional”, tuitou.

Mais notícias
Assine agora
TOPO