Teich: ministério não recomendou uso da cloroquina, apenas autorizou
O ministro da Saúde, Nelson Teich (foto), afirmou nesta quinta-feira, 23, que a pasta não recomendou o uso da cloroquina no tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, apenas autorizou o emprego do medicamento. A prescrição, portanto, fica a critério de cada médico, conforme posicionamento firmado pelo Conselho Federal de Medicina, o CFM. Nesta...
O ministro da Saúde, Nelson Teich (foto), afirmou nesta quinta-feira, 23, que a pasta não recomendou o uso da cloroquina no tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, apenas autorizou o emprego do medicamento. A prescrição, portanto, fica a critério de cada médico, conforme posicionamento firmado pelo Conselho Federal de Medicina, o CFM.
Nesta manhã, o presidente da entidade, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, reuniu-se com Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto para discutir o tema. “É importante deixar claro que permitir você permitir o uso ao critério do médico não representa uma recomendação do Ministério da Saúde. A recomendação vai acontecer, seja com cloroquina ou qualquer outro medicamento, no dia que a gente tiver uma evidencia científica clara de que o medicamento funciona”, frisou.
O CFM não indica a utilização das substâncias, mas libera os médicos para prescreverem os fármacos, desde que haja esclarecimentos aos pacientes sobre riscos de efeitos colaterais. O uso preventivo da cloroquina não está autorizado.
Na gestão Luiz Henrique Mandetta, que antecedeu Teich, liberou-se o emprego do remédio no tratamento de pessoas em estados grave e crítico, sempre dentro do ambiente hospitalar, sob o monitoramento da equipe médica.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)