'Executivo não tem carta branca para demitir sem critérios claros', dizem peritos
A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais criticou nesta quinta-feira, 23, o presidente Jair Bolsonaro (foto) pela intenção de demitir o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo. A entidade argumenta que “a prerrogativa de mudar a chefia dos órgãos não dá ao Executivo carta branca para destituir, sem critérios claros, os ocupantes das funções”. “Isso...
A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais criticou nesta quinta-feira, 23, o presidente Jair Bolsonaro (foto) pela intenção de demitir o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.
A entidade argumenta que “a prerrogativa de mudar a chefia dos órgãos não dá ao Executivo carta branca para destituir, sem critérios claros, os ocupantes das funções”.
“Isso abre perigoso precedente que passa a ameaçar, inclusive, futuros ocupantes dos cargos. Respeitar a PF como instituição é fundamental para assegurar a efetividade do combate ao crime, doa a quem doer”, diz a nota.
Comunicado por Bolsonaro sobre a troca no comando da corporação, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, mostrou-se insatisfeito e entregou o cargo. O Planalto tenta demovê-lo da ideia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)