A queda no preço do petróleo e os orçamentos nacionais
Com o preço do barril do petróleo a 28 dólares nesta quarta-feira, 15, países que dependem muito da exportação do produto estão tendo de rever suas contas. Entre os grandes exportadores, os orçamentos nacionais para o ano são calculados com base em um valor para o barril. Se o preço sobe, os governos ficam com...
Com o preço do barril do petróleo a 28 dólares nesta quarta-feira, 15, países que dependem muito da exportação do produto estão tendo de rever suas contas.
Entre os grandes exportadores, os orçamentos nacionais para o ano são calculados com base em um valor para o barril. Se o preço sobe, os governos ficam com dinheiro sobrando em caixa. Se cai, falta verba para cumprir com os compromissos assumidos.
A Arábia Saudita fez suas contas com o preço do barril de petróleo a 85 dólares. A Rússia, com o valor em 40 dólares o barril. "São dois países que terão de fazer um ajuste fiscal importante", diz o geólogo Jorge Camargo, vice-presidente do conselho curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). Além deles, a Venezuela deve ser muito afetada. No país de Nicolás Maduro, que está sob sanções americanas, sequer é possível saber qual foi o valor do barril usado nas contas nacionais.
Enquanto países exportadores terão dificuldades para equilibrar as contas, aqueles que importam petróleo serão beneficiados. "Os países importadores de petróleo poderão contar com matérias-primas mais baratas, o que os ajudará na retomada da economia mais adiante", diz Camargo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)