Coronavírus: Moro diz que integrantes de facções criminosas foram soltos
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (foto), afirmou nesta terça-feira, 7, que integrantes de facções criminosas foram soltos em decorrência do novo coronavírus. No mês passado, o Conselho Nacional de Justiça, CNJ, recomendou a magistrados a reavaliação e, se possível, a revogação das prisões temporárias e preventivas de pessoas do grupo de...
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (foto), afirmou nesta terça-feira, 7, que integrantes de facções criminosas foram soltos em decorrência do novo coronavírus. No mês passado, o Conselho Nacional de Justiça, CNJ, recomendou a magistrados a reavaliação e, se possível, a revogação das prisões temporárias e preventivas de pessoas do grupo de risco da Covid-19, como idosos e gestantes, para evitar a proliferação da doença.
Moro alegou ser favorável à orientação do CNJ. Contudo, ressaltou que os juízes precisam ter “muita cautela” nas decisões. “Essas medidas não devem ser estendidas para criminosos perigosos, sob risco de gerar crise para a segurança pública. Não se pode afirmar que isso é generalizado, mas temos visto algumas solturas que nos geram muita preocupação, não só no Ministério da Justiça e Segurança Pública, mas nos próprios estados. Tem reclamações de secretários (estaduais) de Segurança e secretários de Administração Penitenciária em relação a algumas solturas, como, por exemplo, membros de organizações criminosas”, alegou o ex-juiz em uma transmissão ao vivo.
De acordo com o ministro, no caso dos presos de alta periculosidade vulneráveis à Covid-19, o isolamento deve ocorrer dentro do próprio sistema penitenciário. “Não podemos ter o risco de ter uma crise de segurança pública bem no período próximo das crises da saúde e da economia”, emendou.
No último dia 30, o presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, chegou a falar publicamente que a recomendação do Conselho não se estendia à membros de facções. “Evidentemente que não é uma recomendação em que se busca soltar integrantes de organizações criminosas”, afirmou o ministro durante uma conversa com o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, transmitida pelo Instagram.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Solon
2020-04-08 16:46:31Ministro No judiciário só tem ineptos, não sofra, afinal o SR. já sabia da existência da inaptidão dessas pessoas. Não sofra.
Catuta
2020-04-08 13:24:41como estes magistradosestao preocupado s com a saude destes presos,porque nao levam em um dos comudos livres de suas casas.Assim eles estao protegidos do covid 19 e estarao sob as vistas do judiciario.Querem soluçao mais criativa......
FREDERICO
2020-04-08 13:17:52Desencarceramento puro e simples é o que buscam defensores explícitos do crime organizado, posto que se locupletam financeiramente deste: a OAB! Desde a grande prisão de advogados ligados ao PCC de São Paulo, um deles representante dos direitos humanos na OEA e colaborador premiado, foi formalmente explicitado o conluio de facções criminosas com a alta cúpula da OAB. Vamos lavar a cara, tirar a máscara!!!
MAURÍLIO43
2020-04-08 11:23:25Peço licença à Vera, ao Vilmar, ao Sérgio e ao Rodrigo para colocar-me ao lado de vocês. Concordo e apoio as suas opiniões.
Vilmar
2020-04-08 08:38:41É contraditória essa media, uma vez que o presos saem de uma situação de isolamento para a vida de liberdade que certamente será na rua. Além do que, devem cumprir suas penas normalmente e certamente serão uma ameaça a mais para a sociedade. Medida no mínimo estranha.
Sergio
2020-04-08 07:42:00Que seja feito pelo Min Justiça um levantamento de todas as soltura de 2020.Ai pode ter corrupção.
Rodrigo
2020-04-08 01:31:47Beiçola solta bandido o ano todo.Só que cobra caro.
Roberto
2020-04-07 22:22:49JUSTICA Hora a JUSTIÇA???!!!! O POVO QUE MORRA. Se não de VIRUS VAI SER DE TIRO. HIPOCRITAS
Alvaro
2020-04-07 21:50:38Muitos juízes devem ter vendido caro esses alvarás , ou por dinheiro ou por puro cagaço!
Observador
2020-04-07 20:08:35Claro, pagando bem