Reprodução

Recomendação do CNJ não é para soltar integrantes de facções, diz Toffoli

30.03.20 14:08

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli, afirmou nesta segunda-feira, 30, que não há recomendação para soltar presos de facções criminosas devido à pandemia de coronavírus.

“Evidentemente que não é uma recomendação em que se busca soltar integrantes de organizações criminosas”, afirmou o ministro durante uma conversa com o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, transmitida pelo Instagram.

Em sua fala, Toffoli estava se referindo à Recomendação 62 do Conselho Nacional de Justiça, também presidido por ele. Emitida no dia 17 e março, a recomendação traz uma série de orientações para se evitar a propagação do coronavírus no sistema penal e socioeducativo, dentre elas a de se reavaliar as prisões provisórias, aquelas em que ainda não há uma condenação. O foco são os grupos mais vulneráveis, como mães e presos com deficiência.

A declaração de Toffoli ocorre um dia após vir à tona o plano do Primeiro Comando da Capital, o PCC, de se aproveitar da pandemia de coronavírus para pedir a soltura de integrantes da facção. A estratégia foi interceptada pela inteligência da Polícia Civil de São Paulo e revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo no domingo, 29. O presidente do STF disse que a recomendação apenas traz parâmetros e que caberá aos juízes responsáveis pelas prisões analisar cada caso.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Toffoli nunca foi juiz. Em nenhuma condenação ou análise de sentença está observado se o preso é membro de facção. Desses milhares de pedidos, duvido que os juízes tiveram a preocupação de pesquisar essa questão. Toffoli ou é ignorante desse pormenor ou tenta enganar a população.

    1. Jairo, exatamente. Eu ia comentar exatamente isso!!! Mas no fundo esse advogadozinho medíocre de porta de sindicato, Toffoli, tá querendo é isso mesmo!!! fdp

  2. se não é para soltar os criminosos porque soltaram um monte que roubaram o dinheiro público, agora está fazendo falta para combate do Corona vírus.

  3. Se ñ é p soltar comandantes de facções, uma pena que soltaram o Eduardo Cunha, Lula e tantos outros de altíssima periculosidade.

  4. Origem de toda essa "bagunça" jurídica: stf e a "segunda turma"!!!! Foram eles que acabaram com a prisão em segunda instância, e a tal lei que versa sobre abuso de autoridade abrindo brechas pra todo tipo de bandido "solicitar" liberdade.

Mais notícias
Assine agora
TOPO