Mandetta defende quarentena, mas organizada e sem paralisação completa do país
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu um debate com estados e municípios para definir os critérios do isolamento social no combate ao coronavírus. Ele reconheceu que a medida pode ser necessária em alguns momentos, mas classificou como “desastre” uma quarentena nacional desarticulada. “Não é o caso de apontar o dedo para o governador...
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu um debate com estados e municípios para definir os critérios do isolamento social no combate ao coronavírus. Ele reconheceu que a medida pode ser necessária em alguns momentos, mas classificou como “desastre” uma quarentena nacional desarticulada.
“Não é o caso de apontar o dedo para o governador A, B ou C, para o prefeito A, B ou C, que toma uma decisão com uma arma na cabeça e muitas vezes não pensa que essa medida tem que ser muito bem elaborada”, argumentou Mandetta.
“O lockdown, que é a parada total e absoluta, pode vir a ser necessário. O que não pode existir é o fechamento de todo o território nacional ao mesmo tempo, de forma desarticulada. Isso é um desastre”, afirmou Mandetta. O ministro lembrou que, com o cancelamento de voos, o governo enfrenta dificuldades até para distribuir vacinas e equipamentos necessários para o combate à crise.
Para o ministro, é preciso que haja uma coordenação para garantir a logística no país, assegurar a distribuição de alimentos e de equipamentos de proteção para os estados e municípios. “Vamos colocar, sim, alguns critérios (para a quarentena), porque são necessários. Mas não vai ser o plano do ministro Mandetta. Estamos discutindo para construir um consenso”, acrescentou o chefe da pasta. “Vamos medir todos os dias. Onde estivermos perdendo a guerra, a gente aperta mais”, explicou.
O ministro da Saúde descreveu neste sábado as dificuldades enfrentadas pelo governo para comprar e distribuir equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde. “Mais uma razão para ficarmos em casa, parados, até conseguirmos colocar equipamentos nas mãos dos profissionais que precisam. Precisamos ter racionalidade e não nos mover por impulso, mas sim pela ciência e com planejamento, pensando em todos os cenários”, afirmou.
Mandetta pediu ainda aos brasileiros que não usem a cloroquina sem recomendação médica. “A cloroquina não é panaceia, não é o remédio que veio para salvar a humanidade. Os estudos ainda são incipientes, estão sendo feitos mundo afora”, alegou o ministro. “Esse medicamento pode dar arritmia cardíaca, pode paralisar a função do fígado. Podemos ter mais mortes por mau uso do medicamento do que pela própria virose”, afirmou o ministro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ARNALDO
2020-03-30 14:37:58Uma das poucas vozes sensatas. É melhor ouvi-lo diretamente do que ler notícias sobre o que ele diz, ordinariamente deturpadas.
ZENE
2020-03-29 16:19:48MANDETA É UM HOMEM HONESTO, OS JORNALISTAS QUEREM JOGA_LO CONTRA BOLSANARO OU VICE VERSA, DA MESMA FORMA QUE FEZ COM MORO , MORO DESCOBRIU A JOGADA , MANDELA FALA A MESMA COISA QUE BOLSONARO, POREM DE FORMA DIFERENTE E MANDETA MANDOU DESLIGAR A TELEVISAO , ESQUEÇAM TELEVISAO É TÓXICA KKKKK SE FERRARAM PETEZADA
ÁLVARO
2020-03-29 15:27:31Ministro Mandetta, Parabéns! Fazendo dessa forma, entendo que o Brasil irá saber administrar bem a primeira curva e a segunda curva e será um exemplo para o Mundo! A OMC precisa de pessoas como o Senhor!
ÁLVARO
2020-03-29 15:22:47O Isolamento social no primeiro momento visa achatar a curva das infecções, pois caso contrário levaria colapso ao SUS. Nesse período, os mais vulneráveis e sem condições de se manterem isoladas, deveriam ser cadastradas e levadas para os hotéis das grandes cidades que estão vazios, o custo ficaria mais baixo que os das UTI´s e progressivamente os menos vulneráveis voltariam as suas atividades, com os cuidados necessários, pois vivemos em um país de grande dimensão e realidades diferentes.
Lia S
2020-03-29 10:54:32#SOMOS TODOS MINISTRO DA SAÚDE#
Luiz
2020-03-29 10:05:35Ministro você estava fazendo a coisa certa. mudou de uns dias pra cá. Tá no seu semblante que não é o Mandeta verdadeiro, seguro. Que estava passando segurança. Já sabemos que muitas vidas serão ceifadas. Não se deixe levar pelo gabinete do ódio. E ser responsável pela tragédia
Odete6
2020-03-29 09:31:46Agradecimentos, aplausos e um bravo para todos os cientistas do BRASIL e do mundo, que corajosa e aplicadamente mergulham na luta incessante para estudar, decodificar e mapear geneticamente o novo coronavirus, empregando inesgotáveis esforços na elaboração da vacina contra a covid19!!!
Terezinha
2020-03-29 08:03:22Ora, se a FAB pode levar políticos e ministros pra lá e pra cá, inclusive com lanchinhos caros, não pode levar vacinas, remédios e equipamentos? Essa agora....
Terezinha
2020-03-29 07:59:32Se os aviões da FAB podem levar políticos e ministros pra todo lado, inclusive com lanchinhos bem carinhos. Não pode levar remédios , vacinas e equipamentos?
Caio
2020-03-29 06:41:41É isso então. Um meio- termo entre ficar em casa e voltar ao trabalho. Até porque muitos não pararam. Acabei de ver o vídeo no YouTube da manifestação em cima da ponte na frente da Globo, chingando Dória também... Manifestações contra globo, Dória, witzel e a favor do trabalho.. claro.. organizado! E nenhuma contra Bolsonaro...interessante, não?