Em reunião, Mandetta não repete Bolsonaro sobre isolamento vertical
Em meio a recorrentes críticas do presidente Jair Bolsonaro às medidas de combate ao novo coronavírus impostas por governadores e prefeitos, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), reuniu-se com diversos secretários de Saúde estaduais e municipais e prometeu que adotará somente decisões técnicas, registra o Estado de S.Paulo. De acordo com pessoas que...
Em meio a recorrentes críticas do presidente Jair Bolsonaro às medidas de combate ao novo coronavírus impostas por governadores e prefeitos, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), reuniu-se com diversos secretários de Saúde estaduais e municipais e prometeu que adotará somente decisões técnicas, registra o Estado de S.Paulo.
De acordo com pessoas que acompanharam a videoconferência, realizada na quinta-feira, 26, o ministro buscou alinhar o discurso ao do chefe do Palácio do Planalto, mas não mostrou apoio a bandeiras como o isolamento vertical, que atingiria apenas idosos e doentes crônicos. Apenas pediu cautela na imposição de restrições, sem pedir a reabertura de escolas, como fez o presidente, por exemplo.
O chefe da Saúde também não defendeu o uso da hidroxicloroquina, medicamento usado para o tratamento de doenças como a malária e que, em pesquisas preliminares, se mostrou eficiente no combate à Covid-19. Mesmo sem resultados conclusivos, Bolsonaro tem feito propaganda da substância. O governo anunciou, nesta semana, a liberação do uso do remédio em pacientes internados em estado grave com coronavírus, sob observação médica.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-03-29 23:28:15Mas como a FUNÇÃO de Mandetta é CUIDAR DA SAÚDE, a FUNÇÃO dele deveria ser ESBOÇAR CENÁRIOS para que o MEDIADOR DO CABO DE GUERRA escolhesse aqueles que teriam MAIOR PROBABILIDADE de apresentarem CUSTO ECONÔMICO MENOR e CUSTO HUMANO pelo menos IGUAL.
Uira
2020-03-29 23:26:18Portanto, os CUSTOS ECONÔMICOS e HUMANOS do VÍRUS não são RESULTADO do DESPREPARO do ESTADO, já que a sTAXA DE TRANSMISSÃO e IMUNIZAÇÃO podem ser MEDIDAS com relativa CONFIANÇA? Portanto, diante destas não seria possível se APERTAR ou ALIVIAR o ISOLAMENTO conforme os DADOS EM TEMPO REAL? Para isto não seria NECESSÁRIO haver DADOS EM TEMPO REAL? Não há como o ISOLAMENTO HORIZONTAL ser a MELHOR SOLUÇÃO, isto é LOGICAMENTE IMPOSSÍVEL.
Uira
2020-03-29 23:22:31Como isto pode ser feito? BOA PERGUNTA. Bem, no LONGO PRAZO, qual é a POPULAÇÃO BRASILEIRA? Qual é a TAXA DE MORTALIDADE DO VÍRUS? Se TODA A POPULAÇÃO PEGÁ-LO, dada a TAXA DE MORTALIDADE, qual seria o NÚMERO DE MORTOS no LONGO PRAZO? Qual é a VELOCIDADE DE TRANSMISSÃO e como ela pode ser DISTRIBUÍDA ao longo do tempo para que os HOSPITAIS não sejam ENTUPIDOS? Se há uma SOLUÇÃO que permite se CONTROLAR A TAXA DE TRANSMISSÃO sem OBSTRUIR o SISTEMA DE SAÚDE, ela não é a MELHOR?
Uira
2020-03-29 23:17:22Mesmo que elas fossem iguais no CURTO PRAZO, se comparadas ao ISOLAMENTO HORIZONTAL, e menores no LONGO PRAZO, se fosse considerado as MORTES em VIRTUDE dos CUSTOS ECONÔMICOS (isto sem considerar OUTROS CUSTOS HUMANOS, como POBREZA, DESEMPREGO, MISÉRIA). Apesar disto, quem é o PRESIDENTE? O MÍNIMO que ele deveria é COMANDAR que Mandetta apresentasse uma GAMA DE SOLUÇÕES que teoricamente teriam o MESMO NÚMERO DE MORTES, mas MENOR CUSTO ECONÔMICO.
Uira
2020-03-29 23:14:26Diante da INCERTEZA, a MELHOR SOLUÇÃO sempre será SUBÓTIMA, pois o que os OLHOS não veem o CORAÇÃO não sente, onde há CUSTOS DIFUSOS os INDIVÍDUOS LAVARÃO AS MÃOS. E mais uma vez temos o PREÇO DA IGNORÂNCIA, pois só pode haver INCERTEZA onde há IGNORÂNCIA. Mesmo que Bolsonaro "FORÇASSE" por uma SOLUÇÃO MELHOR, ainda que ela IMPLICASSE MENOR CUSTO ECONÔMICO e, consequentemente, HUMANO (no MÉDIO e LONGO PRAZO), ele estaria com isto assumindo a RESPONSABILIDADE pelas MORTES.
Uira
2020-03-29 23:09:03Se já está COMPROVADO que há uma SOLUÇÃO MELHOR do que o ISOLAMENTO HORIZONTAL, pois ele é o que apresenta o MAIOR CUSTO ECONÔMICO, pq ele é a ESCOLHA MAIS "HUMANA" e "ALTRUÍSTA" quando está COMPROVADO que ele irá ACARRETAR CUSTOS ECONÔMICOS que IMPLICARÃO CUSTO HUMANOS FUTURAMENTE? INCERTEZA. Se não é possível se saber EXATAMENTE quantas vidas serão PERDIDAS mesmo com o ISOLAMENTO HORIZONTAL, não há como se SABER quais as SOLUÇÕES com MENOR CUSTO ECONÔMICO e CUSTO HUMANO igual.
Uira
2020-03-29 22:59:13Em um ESTADO ENXUTO jamais deveria ser permitido aos GESTORES EFICIENTES simplesmente LAVAREM SUAS MÃOS e REPASSARES os CUSTOS DIFUSOS para que TERCEIROS paguem. O ISOLAMENTO SOCIAL obviamente tem CUSTOS ECONÔMICOS que obviamente implicarão em CUSTO HUMANO. Mandetta pode LAVAR AS MÃOS pq este CUSTO HUMANO é DIFUSO? Qual é a SOLUÇÃO que apresenta CUSTO HUMANO igual ao do ISOLAMENTO SOCIAL e o MENOR IMPACTO ECONÔMICO? Não é esta a MELHOR SOLUÇÃO?
Uira
2020-03-29 22:51:49Mas pq? Pq é simples, PESSOAS "BOAS" não querem ter a RESPONSABILIDADE do BEM-ESTAR e a VIDA de TERCEIROS em suas MÃOS, portanto eles vão fazer o que? Buscar as SOLUÇÕES que apresentam CUSTOS DIFUSOS que é EXATAMENTE o ISOLAMENTO SOCIAL, onde os CUSTOS ECONÔMICOS e as REPERCUSSÕES destes no CUSTO HUMANO não podem ser IMPUTADOS INDIVIDUALMENTE. É uma FORMA PERVERSA e DOENTE de BONDADE, onde esta consiste em LAVAR AS MÃOS e APONTAR O DEDO para quem está no COMANDO.
Uira
2020-03-29 22:48:05Ou seja, se há uma SOLUÇÃO que permita a mesma TAXA DE TRANSMISSÃO e IMUNIZAÇÃO com MENOR IMPACTO ECONÔMICO, ela ainda é RUIM, pois ALGUÉM vai MORRER, mesmo que seja EXATAMENTE o mesmo NÚMERO DE MORTOS que com o ISOLAMENTO SOCIAL. É aí que se vê o PREÇO DO CONFORTO PSICOLÓGICO, para que ele exista PESSOAS têm que ser SACRIFICADAS, pois se o CUSTO ECONÔMICO acabará gerando CUSTO HUMANO mais à frente, isto significa que o PREÇO DO CONFORTO PSICOLÓGICO é a MORTE DE INDIVÍDUOS.
Uira
2020-03-29 22:44:47Se a ÚNICA ALTERNATIVA é que NENHUMA VIDA seja PERDIDA, o que isto significa? Que se não for ADOTADA a SOLUÇÃO MAIS RADICAL, o ISOLAMENTO HORIZONTAL, qq outra SOLUÇÃO automaticamente é PIOR do que ela, mesmo que houvesse outras SOLUÇÕES que no fim levariam ao MESMO CUSTO HUMANO, mas DIMINUIRIAM em muito o CUSTO ECONÔMICO, pois se o que IMPORTA é a IMUNIZAÇÃO e a VELOCIDADE DE TRANSMISSÃO, supondo-se que em um determinado ponto todos tenham a DOENÇA, alguém acabará morrendo.