'Maior desafio será lidar com 3 epidemias simultaneamente', diz secretário
No dia em que a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil completa um mês, o Ministério da Saúde avaliou que o principal desafio ao longo dos próximos 30 dias será lidar com três epidemias de forma simultânea. A pasta espera picos dos casos de Influenza, dengue e Covid-19. O secretário Nacional de...
No dia em que a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil completa um mês, o Ministério da Saúde avaliou que o principal desafio ao longo dos próximos 30 dias será lidar com três epidemias de forma simultânea. A pasta espera picos dos casos de Influenza, dengue e Covid-19.
O secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira (foto à esquerda), observou, nesta quinta-feira, 26, que outros países não tiveram de lidar com o impasse.
“Acompanhamos, no Hemisfério Norte, principalmente nos Estados Unidos, uma frequência de Influenza B muito intensa, mas que ocorreu antes do pico de coronavírus. Na China, houve frequência grande de Influenza A, porém também antes do pico”, lembrou. “Nós teremos que monitorar Influenza A e B, além de outros vírus respiratórios, coronavírus e dengue”, ressaltou.
Wanderson ainda elencou as maiores dificuldades enfrentadas pela pasta nas ações de combate ao coronavírus. Na lista, estão os entraves para a importação de equipamentos de proteção individual, os EPIs, em decorrência da quarentena em Wuhan, na China, um dos principais produtores dos materiais. “O EPI é um eixo central da resposta, porque, sem ele, não posso coletar exame, não atendo e não faço isolamento. O eixo central da resposta é um item tão simples como uma máscara”, disse.
O secretário acrescentou que outro problema é a baixa automação dos laboratórios centrais. “Ao longo dos anos, fez-se pouco investimento”, frisou. “Espero que, com o legado dessa epidemia, a gente possa automatizar o processo. Porque os testes que são rápidos acabam ficando lentos dado o número de processos manuais que devem ser realizados”, completou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
ELIAS
2020-03-27 06:21:19A realidade se impõe sobre o lero-lero e nessas horas fica exposto a inoperância do poder público no investimento e modernização dos laboratórios. Os serviços privados não podem ser responsabilizados por essa incúria.
Eduardo
2020-03-26 20:04:32Perguntinha para nossos politicos e a máfia da saúde privada: será que precisamos melhorar nosso sistema de saúde pública? Ou vamos continuar protegendo os lucros e colocando o povo em risco?
PAULÃO
2020-03-26 20:01:48Entra governo e sai governo e nenhum deles investe em PESQUISAS. Como são ignorantes, em todos aspectos, ainda tiram recursos alegando a falta de necessidade "dessas coisas". Pobre Brasil, vai ser muito difícil sair desse buraco!
Donizetti
2020-03-26 20:01:28Ler as reportagens da Crusoé já é um teste de paciência. Ler alguns comentários, é um s***.
Jose
2020-03-26 19:30:12Em resumo: A pátria amada está ferrada. O governo incompetente não consegue lidar com uma epidemia, imagine lidar com três simultaneamente?
Miguel
2020-03-26 19:27:54Sabe aqueles hospitais que não foram construídos porque o dinheiro foi usado para fazer a copa do mundo e as olimpíadas? Ou porque o dinheiro foi roubado pelas empreiteiras e pelo PT? Ou porque o dinheiro foi usado para fazer um porto em Cuba e financiar ditaduras? VAI FAZER FALTA AGORA. E A CULPA É DO PT que roubou; do congresso que se corrompeu e do STF que não pune ninguém. E quem vai pagar pelo Vírus da CHINA COMUNISTA é o POVO, porque CORRUPÇÃO MATA. Brasil sem medo. PÁTRIA AMADA BRASIL.
LuisR
2020-03-26 19:12:13"Ao longo dos anos fez-se poucos investimentos"... em saúde e educação, mas que a ORCRIM comandada pelo chefe supremo LulaLadrão roubaram prá caralho, roubaram!! e... os 6 dos 11 do STF soltaram o filho da puta... Porque será eihn?? Clear like cristal!!
Leonardo
2020-03-26 19:10:10É vergonhoso depender da China para ter máscaras e demais EPIs de uso primordial na saúde... estarmos dependentes da China nesse ponto mostra a nossa fraqueza como nação.
lau
2020-03-26 19:09:12A hora não é de fanatismo político ou religioso, a hora é dos cientistas desenvolverem novas estratégias para combater todos os vírus. Porém, o principal é a quarta epidemia: a burrice do Jim Jones e de seus seguidores fanáticos (que se acreditam inspirados pelo espírito divino do JJ-38, como por uma divindade, um iluminado, por um messias).