Quem ganha e quem perde com o adiamento das eleições na Bolívia
O governo da Bolívia decidiu adiar as eleições presidenciais que estavam marcadas para 3 de maio por causa do coronavírus. A postergação terá efeitos diversos para os três principais candidatos na disputa. "O maior dano será para o Movimento ao Socialismo (MAS) e para Evo Morales. Isso porque esta tem sido uma campanha de todos...
O governo da Bolívia decidiu adiar as eleições presidenciais que estavam marcadas para 3 de maio por causa do coronavírus. A postergação terá efeitos diversos para os três principais candidatos na disputa.
"O maior dano será para o Movimento ao Socialismo (MAS) e para Evo Morales. Isso porque esta tem sido uma campanha de todos contra o MAS e, quanto mais ela se prolongar, mais a lealdade a Morales se diluirá", diz o cientista político boliviano Carlos Cordero. O candidato do MAS é Luis Arce, ex-ministro da Economia de Morales.
Quem também pode se desgastar é a presidente interina Jeanine Añez, que precisa lidar com a crise do coronavírus em um dos países mais pobres da região e tem sido criticada por usar os recursos do estado em sua campanha — assim como fazia Evo Morales.
Quem tem a ganhar é o jornalista Carlos Mesa (foto). Ele foi o principal rival de Morales nas eleições do ano passado, que acabaram sendo canceladas por fraude eleitoral.
"Mesa aparece em quase todas as pesquisas em segundo lugar e tem boas chances de ir para o segundo contra o MAS. É ele quem terá menos problemas com o adiamento da eleição", diz a cientista política e ex-deputada Jimena Costa, da Universidad Mayor de San Andrés, em La Paz.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Miguel
2020-03-24 09:10:02O governo tendo que trocar os 4 pneus com o carro andando, e, grande parte da mídia, formada nas universidades aparelhadas pela esquerda; congressistas corruptos que perderam a indicação de cargos no toma lá dá cá; governadores que se elegeram surfando na “onda Bolsonaro” e comentaristas cujos candidatos foram derrotados em 2018, por INCOMPETÊNCIA, apesar de gastarem FORTUNAS e conseguirem 1%, 2 % de votos, todos MAUS PERDEDORES e que torcem DESCARADAMENTE pelo QUANTO PIOR MELHOR.
PINTO
2020-03-24 09:03:19La queremos saber de BOLIVIA, Repóter tonto, tem o que fazer não, vai ajudar os brasileiros necessitado!!!!