Hospital Albert Einstein confirma pesquisa com hidroxicloroquina
O Hospital Israelita Albert Einstein (foto) confirmou em uma nota à imprensa neste sábado, 21, que iniciará uma pesquisa sobre a eficácia da hidroxicloroquina no combate ao coronavírus. A droga foi citada pelo presidente Jair Bolsonaro em um vídeo colocado nas redes sociais. O presidente pediu que o laboratório do Exército ampliasse a produção da...

O Hospital Israelita Albert Einstein (foto) confirmou em uma nota à imprensa neste sábado, 21, que iniciará uma pesquisa sobre a eficácia da hidroxicloroquina no combate ao coronavírus. A droga foi citada pelo presidente Jair Bolsonaro em um vídeo colocado nas redes sociais. O presidente pediu que o laboratório do Exército ampliasse a produção da substância, também usada para pacientes com malária.
"A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein prepara um protocolo de pesquisa para testes sobre a eficácia do medicamento hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19", diz o comunicado.
Um áudio falso atribuído ao presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Albert Einstein, Claudio Lottenberg, tem circulado nas redes sociais falando sobre a hidroxicloroquina. Lottenberg negou a autenticidade do áudio em um vídeo no Instagram, e aproveitou para falar da droga.
"Está circulando uma mensagem que não é de minha autoria, não é minha voz e inclusive faz menção a hospitais com os quais eu não tenho qualquer tipo de ligação. Diz respeito ao uso da hidroxicloroquina. De fato, existe algum sinal positivo, mas nada comprovado. Não existem evidências científicas ainda e os estudos não são robustos o suficiente para podermos taxativamente afirmar que faz efeito. Sim, de verdade, ajudou, tem sido positivo em alguns poucos casos observados e acende uma luz positiva. Nós vamos torcer, e bastante, para que isso funcione", disse Lottenberg no vídeo. "No momento: isolamento social. Vamos nos manter isolados e colaborar para evitar a transmissibilidade."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Pedro
2020-03-22 13:01:43O médico sugere o uso no seu avô e você nega?
Pedro
2020-03-22 13:00:11Que familiar de um paciente em estado grave irá negar que um médico use a hidroxycloroquina + azitromicina como último recurso? Alguém aí negaria?
PAULO
2020-03-22 10:45:34O problema é que o remédio já está faltando em farmácias e é usado em tratamento contínuo por portadores de lúpus e artrite reumatóide e em regiões endêmicas de malária, como a Amazônia. A preocupação do presidente se justifica e o uso do laboratório das Forças Armadas poderá evitar a interrupção do uso já consagrado do medicamento para não portadores de Corona, os quais também poderão se beneficiar se as pesquisas vierem a ser favoráveis ao seu uso nesses casos também.
Eduardo
2020-03-22 09:05:42É isso aí... Deixem a ciência falar. Sempre foi assim na História da Humanidade!
Leonardo
2020-03-21 20:06:13O Sr. Lottenberg é oftalmologista, não infectologista. Os estudos de aplicabilidade da hidroxicloroquina à COVID-19 existem e apontam resultados positivos impressionantes. Prova é que, assim que a informação chegou ao governo americano, em questão de de horas o FDA aprovou seu uso e a Bayer iniciou a produção em larga escala da droga, que será doada pela empresa num esforço conjunto com o Governo dos Estados Unidos para o tratamento dos pacientes internados. Estes são os fatos.
José geraldo
2020-03-21 19:35:34Seguir as recomendações da OMS e o melhor remédio...principalmente o isolamento.
Elisa
2020-03-21 19:07:45Glória a Deus!! Só espero que agora alguns alguma parcela dos bilhões de Reais do Orçamento sejam destinados a essa imprensindivel pesquisa que salvará tantos doentes!!!
Rosileine
2020-03-21 18:32:07pelo comentário de alguns médicos que conheço, parece ter tido sucesso nos casos onde o paciente não tem outros problemas clínicos. espero que amém a pesquisa e consigam somar este remédio a outro e torna- lo mais eficaz força minha gente
Jose
2020-03-21 18:20:40Tivemos dois meses para se preparar e nada foi feito. Agora é too late. Rezem e protejam bastante os seus idosos. A irresponsabilidade de alguns gerou um grande caos para a população como um todo. Este é o efeito dominó em plena ação. Que Odin esteja com vocês!
Juan
2020-03-21 17:46:24Neste momento tudo é valido, só que oficialmente, nada de cometer loucuras.