Ernesto: reação de embaixador da China ‘feriu boa prática diplomática’
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo (foto), afirmou, nesta quinta-feira, 19, que a declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que atacou o governo chinês pela condução da crise do coronavírus e o culpou pela pandemia, não representa a posição do governo federal. O chanceler brasileiro, no entanto, condenou a reação do Embaixador da China...
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo (foto), afirmou, nesta quinta-feira, 19, que a declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que atacou o governo chinês pela condução da crise do coronavírus e o culpou pela pandemia, não representa a posição do governo federal. O chanceler brasileiro, no entanto, condenou a reação do Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, a qual classificou como “desproporcional” e “ofensiva”.
Em nota, Ernesto alegou que, “em nenhum momento”, Eduardo ofendeu o chefe de Estado chinês. “A reação do Embaixador foi, assim, desproporcional e feriu a boa prática diplomática”, criticou. “É inaceitável que o Embaixador da China endosse ou compartilhe postagem ofensiva ao chefe de Estado do Brasil e aos seus eleitores, como infelizmente ocorreu ontem à noite”, completou o chanceler brasileiro.
Os atritos começaram na noite de quarta-feira, 18, quando o parlamentar teceu críticas à China em sua conta oficial no Twitter. “Mais uma vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas”, escreveu.
Wanming rebateu a publicação e argumentou que as palavras do filho '03' do presidente Jair Bolsonaro "são um insulto maléfico contra a China e o povo chinês". "Tal atitude flagrante anti-China não condiz com o seu estatuto como deputado federal, nem a sua qualidade como uma figura pública especial", emendou.
A Embaixada chinesa também reagiu: “As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos.”
O ministro das Relações Exteriores ressaltou que comunicou o diplomata sobre “a insatisfação do governo brasileiro com seu comportamento”. “Temos a expectativa de uma retratação por sua postagem ofensiva ao chefe de Estado”, disse.
Ernesto afirmou, ainda, que conversará com Wanming e o deputado, “procurando promover um entendimento recíproco”. “O Brasil quer manter as melhores relações com o governo e o povo chinês, promover negócios e cooperação em benefício recíproco, sem jamais deixar de lado o respeito mútuo.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MAURÍLIO43
2020-03-20 22:36:42Reclamar do tom empregado pelo embaixador chinês ? Quanta ingenuidade do "seu" Arnesto e do chefete boçalnaro ! Esqueceram-se que a República Popular da China é uma ditadura? Uma nação populosa, rica e poderosa que, como todo regime ditatorial, não está nem aí para os pruridos dos ideólogos de plantão?Quiseram fazer média com o Trump, se f... e nos envergonharam.
Soraia
2020-03-19 21:47:53Fala sério!
Tal
2020-03-19 21:32:21Constrangimento. Humilhação. Vergonha. É nesse ambiente infernal que as declarações e atitudes dos filhões do presidente lançam o governo federal e o povo brasileiro. Será que não tem como editar uma medida emergencial de quarentena compulsória? Num lugar isolado, com a boca fechada.
MARCOS
2020-03-19 19:55:50O deputado só falou a verdade. "ipsis litteris".
Igor
2020-03-19 19:36:27A embaixada chinesa respondeu tal como um bandido sem caráter a uma provocação: dando uma de psicólogo/psiquiatra amador ofendendo pessoalmente sem que se possa tirar um argumento concreto disso.
Marcos
2020-03-19 19:17:18O Eduardo Bolsonaro, na qualidade de filho do PR, deveria poupar o governo de constrangimentos, já basta o pai. Apesar de ser verdade o que ele disse, pois as ditaduras sempre agem dessa forma, escondendo informações do povo, lembremos da Rússia no episódio de Chernobyl, que também tentou esconder do mundo o que tinha acontecido.
JOSE
2020-03-19 18:47:19o vírus não é chinês?
GIGI
2020-03-19 18:46:07A reação do Embaixador chinês não coaduna com sua função . Foi deplorável. E , querem saber? O Eduardo tem toda a razão, não é burro e nem louco coisa nenhuma. Falou o que muita gente inteligente e que não tapa o sol com a peneira já sabe.
Maria
2020-03-19 18:33:14Pelo jeito serão 4 anos de panos quentes nos atos e falas dos 4.
Carlos
2020-03-19 18:32:10O filho do Bolsonaro tem que entender que é uma figura pública e pior é filho do presidente da república, tem que parar de falar merda.