Sem acordo, votação de PLNs deve ficar para próxima semana
A votação dos três projetos que dão ao Legislativo o controle sobre até 19 bilhões de reais do Orçamento da União de 2020 deve ficar para a próxima semana, por falta de acordo entre parlamentares. Essa é a aposta de vários caciques partidários, entre eles, o próprio líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes...
A votação dos três projetos que dão ao Legislativo o controle sobre até 19 bilhões de reais do Orçamento da União de 2020 deve ficar para a próxima semana, por falta de acordo entre parlamentares. Essa é a aposta de vários caciques partidários, entre eles, o próprio líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (foto), do MDB.
Nos bastidores, parte dos líderes defende que os projetos só sejam analisados depois dos protestos de domingo, 15 de março, para evitar dar munição aos manifestantes contra o Congresso. Embora o presidente Jair Bolsonaro tenha enviado as propostas após acordo com o Parlamento, o próprio vem trabalhando para evitar a votação.
Outra ala de líderes prega que é melhor votar logo os projetos para liberar a pauta do Congresso para outros projetos importantes para o país. O argumento é o de que esperar as manifestações vai travar ainda mais a pauta da Câmara e do Senado. Há ainda quem defenda que o Parlamento simplesmente não vote mais as propostas de jeito nenhum.
Nesta terça-feira, 10, apenas um dos três projetos foi aprovado pela Comissão Mista de Orçamento. Os outros dois devem ser votados nesta quarta-feira, 11. De lá, as propostas ainda precisarão passar pelo plenário, que tem a pauta travada por vetos. Ontem, a sessão do Congresso em que parlamentares tentavam destravar a pauta acabou adiada para hoje.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-03-16 00:03:33Seriam DOIS COELHOS COM UMA CAJADADA SÓ. O CORONA VIRUS poderia ser uma EXCELENTE OPORTUNIDADE de se DISCUTIR a ÁREA DE SAÚDE no Brasil, incluindo a CORRUPÇÃO e as EMENDAS.
Uira
2020-03-15 23:58:44Desta forma, o CIDADÃO poderia ver na PRÁTICA o que significa REPRESENTAÇÃO NA VEIA. O seu REPRESENTANTE seria o CARA que defende os SEUS INTERESSES em Brasília e cuja AÇÃO pode IMPACTAR POSITIVAMENTE ou NEGATIVAMENTE a vida do CIDADÃO, de acordo com a PROBIDADE e INTEGRIDADE do PARLAMENTAR. Aliás, considerando-se a PROPOSTA de ENGORDAR as EMENDAS com RECURSOS da COTA e da VERBA DE GABINETE, ECONOMIZAR estes não poderia representar MAIS RECURSOS para a SAÚDE?
Uira
2020-03-15 23:52:30Por outro lado, dependendo da DESTINAÇÃO DOS RECURSOS, poderia ser uma OPORTUNIDADE para que os PARLAMENTARES fizessem um MERCHAND das EMENDAS. Se elas podem ser DESTINADAS para a SAÚDE PÚBLICA, isto não poderia ser utilizado para se DEFENDER o CARÁTER "HUMANITÁRIO" das EMENDAS? É a CHANCE de que o PARLAMENTAR que está lá na ponta DESTINAR RECURSOS para sua BASE e ATENDER esta, já que muitas vezes União, estados e municípios não CUMPREM SEU PAPEL.
Uira
2020-03-15 23:46:02Seria no MÍNIMO RAZOÁVEL que o CONGRESSO SUSPENDESSE as DISCUSSÕES acerca das EMENDAS pelo tempo que durasse as MEDIDAS contra a PANDEMIA para não parecer que são INSENSÍVEIS e GANANCIOSOS, enquanto o CIDADÃO tem que RESTRINGIR suas ATIVIDADES, os REPRESENTANTES DO POVO não tomam ATITUDE alguma em relação ao nosso SISTEMA DE SAÚDE PRECÁRIO. Ou eles vão DESTINAR as EMENDAS para a ÁREA DE SAÚDE em suas BASES? Pq com CORONA VÍRUS no ar, qq coisa diferente disto é um ESCÂNDALO.
Uira
2020-03-15 23:34:48Agora não seria o MOMENTO de se DEFENDER a CPI DO SUS? O que é feito com os RECURSOS DA SAÚDE? Pq o STF e o STJ SOLTARAM ACUSADOS de DESVIAR RECURSOS que deveriam ir para a SAÚDE PÚBLICA? Sobretudo, seria uma OPORTUNIDADE PERFEITA de se BATER nos PREDADORES DO JUDICIÁRIO e no GARANTISMO. De um ponto de vista SENSATO, os PARLAMENTARES só entrariam no TEMA DAS EMENDAS se tivessem GARANTIDO que o CORONA VÍRUS está SOB CONTROLE, nem que fosse pra FAZER MÉDIA.
Uira
2020-03-15 23:28:16Se o Brasil está em ESTADO DE ALERTA, não seria FALTA DE RESPEITO com os CIDADÃOS tratar de EMENDAS PARLAMENTARES enquanto o país está PARALISADO devido ao CORONA VÍRUS? E olha que eles deram SORTE, pq se o FUNDÃO tivesse ido para 3.8 BILHÕES, agora poderiam estar MUITO BEM sendo ACUSADOS de terem tirado DINHEIRO DA SAÚDE para BANCAR CAMPANHAS ELEITORAIS. Se o CONGRESSO quer fazer uma MÉDIA, ele deveria estar DISCUTINDO a SAÚDE PÚBLICA no Brasil.
AMELIA
2020-03-11 22:27:08CRUSOE se tornou ESQUERDOPATA ???não publicou meu comentario por eu haVER DITO QUE DEVEMOS convocar as Forças Armadas,e FECHAR o STF,. O STM afastar e julgar os congressistas corruptos e então manteremos o CONGRESSO funcionando mas sem a "banda podre" !!! Algo errado em minha sugestão CRUSOE ???
Edmar
2020-03-11 16:23:21O Rodrigo Maia, deveria fazer o mesmo que ele fez com a MP das carteiras estudantis, engavetar.
Ivan Cornélio
2020-03-11 15:24:20Esses parlamentares ainda não entenderam que isso precisa mudar. Que o Brasil não é casa de mãe Joana! Há que se ter responsabilidade e que os seus eleitores estão de olho. E as FFAA também.
Célio
2020-03-11 15:02:42Dia 15 o país estará nas ruas para defender o Governo - presidente e seus ministros - e denunciar a conversa fiada de Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre, Centrão e oposição. Essa politicalha finge estar trabalhando em favor da nação, quando todos sabem que só querem o retorno de negociatas ou, se não conseguirem, querem derrubar o Governo eleito democraticamente por 58 milhões de votos. Perderam as eleições e querem voltar no grito!! A sociedade vê o país saindo do buraco apesar desses pilantras!