Fachin mantém preso ex-gerente da Petrobras
O ministro Edson Fachin (foto), do Supremo Tribunal Federal, manteve a prisão do ex-gerente da diretoria de Serviços e Engenharia da Petrobras Roberto Gonçalves, condenado na Lava Jato a 17 anos, 9 meses e 23 dias de reclusão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Em 13 novembro de 2019, Gonçalves...
O ministro Edson Fachin (foto), do Supremo Tribunal Federal, manteve a prisão do ex-gerente da diretoria de Serviços e Engenharia da Petrobras Roberto Gonçalves, condenado na Lava Jato a 17 anos, 9 meses e 23 dias de reclusão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Em 13 novembro de 2019, Gonçalves chegou a ser solto “por um equívoco do Juízo da 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba”, conforme o Ministério Público do Paraná. À época, a juíza Ana Carolina Bartolamei Ramos autorizou a saída do ex-gerente da Petrobras da cadeia com base na mudança no entendimento do STF sobre prisão após condenação em segunda instância.
Dias depois, o juiz federal Luiz Antonio Bonat, entretanto, afirmou que havia um mandado de prisão preventiva contra Gonçalves vigente e determinou o retorno dele à prisão. A cautelar baseia-se no risco de dissipação de mais de 4 milhões de dólares depositados no exterior.
No STF, a defesa do ex-gerente da Petrobras recorreu da decisão e alegou que o encarceramento estava vinculado à condenação na Lava Jato. Fachin rebateu a informação. “A prisão tem fundamento nos requisitos e pressupostos da preventiva, que ainda se fazem presentes no presente estágio do processo, mesmo após confirmada a condenação criminal pelo Tribunal de apelação e estando pendente de julgamento recursos de natureza extraordinária”, avaliou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
NESTOR
2020-03-10 10:26:30essa o sapo perdeu
Juarez
2020-03-10 07:28:27Esse gerente deu azar. Se seu HB tivesse caído nas mãos do outro ministro, estaria livre, leve e solto agora.
Vera
2020-03-09 22:43:52Faccin um dos poucos Ministros que honram o cargo a serviço da Nação ! Oxalá os pervertidos seguissem seu exemplo !
Miguel
2020-03-09 20:27:03Só faltam 6 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE ou #DIAdoFURO ou #DIAdoHELENÃO. Homenageados: Gal. HELENO, MORO e BOLSONARO. As guerras são vencidas NAS RUAS. Indo às ruas ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. CONTRA AS CHANTAGENS DO CONGRESSO. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.