Ministério da Saúde monitora 433 casos suspeitos de coronavírus
O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira, 2, que monitora 433 casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. O país permanece com dois quadros confirmados da doença, contraída pelos pacientes na Itália. Até o momento, foram descartadas 162 suspeitas. O boletim do domingo, 1, indicava o acompanhamento de 252 casos suspeitos. De acordo com o...
O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira, 2, que monitora 433 casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. O país permanece com dois quadros confirmados da doença, contraída pelos pacientes na Itália. Até o momento, foram descartadas 162 suspeitas.
O boletim do domingo, 1, indicava o acompanhamento de 252 casos suspeitos. De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo Reis (foto), não há mudança no cenário nacional, ou seja, não existem elementos que indiquem a circulação do coronavírus em território brasileiro.
Os casos suspeitos concentram-se em 23 unidades da Federação: Amazonas (1), Pará (2), Rondônia (1), Alagoas (3), Bahia (9), Ceará (6), Maranhão (1), Paraíba (2), Pernambuco (4), Piauí (1), Rio Grande do Norte (2), Sergipe (1), Espírito Santo (5), Minas Gerais (48), Rio de Janeiro (42), São Paulo (163), Distrito Federal (12), Goiás (3), Mato Grosso do Sul (6), Mato Grosso (5), Paraná (7), Santa Catarina (36) e Rio Grande do Sul (73).
Os 433 pacientes fizeram exames para a investigação de vírus comuns. As amostras estão sendo processadas pelos laboratórios.
O ministério não elencou nenhum "caso provável", categoria recém-incluída no balanço. Este segmento enquadra as pessoas que tiveram contato com um paciente infectado pelo coronavírus e passaram a apresentar qualquer sintoma.
De acordo com João Gabbardo, nos próximos dias, a pasta realizará a descentralização dos exames específicos para a doença. A princípio, o testes, produzidos pela Fundação Fiocruz, serão distribuídos para Amazonas, Pará, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, DF, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
"Esses estados serão os primeiros que passarão a realizar os testes. Todos serão capacitados nas próximas semanas. No máximo em 20 dias, teremos todos os laboratórios centrais realizando testes específicos para coronavírus", explicou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
GIGI
2020-03-03 09:26:27Interessante a preocupação de alguns agora, logo pós ter transcorrido pouco tempo do carnaval em que tivemos vários dias com 24 horas por dia de intensa aglomeração! Estão com medo de que mesmo? Com certeza não é do corona.
Jose
2020-03-02 18:17:24Vamos lá Bozistas. Conto com vocês para o maior evento mundial de contaminação coletiva por um único vírus. Dia 15 é o dia. Vocês zurrarão apoiando o Bozo para depois ir direto de lá para o hospital veterinário. Vamos lá! A minha jumentinha Miguelina está convocando.
Juca
2020-03-02 17:24:45Se não tomarem as mesmas medidas que os outros países estão tomando, só vai aumentar mesmo.Lá cancelam o que for preciso, ficam nas suas casas,aqui ninguém quer fazer sacrifício, o povo quer mesmo é ir pra gandaia !