Presidente refém
Para se opor aos hábitos da velha política, é preciso fazer política. Bolsonaro não tem feito e, ao contrário do que parece, seus arroubos o deixam cada vez mais à mercê do Congresso
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Em março do ano passado, enquanto o governo recém-empossado ainda engatinhava, os fisiológicos do Congresso já nadavam de braçada ao praticar o seu esporte predileto. Em meio à clássica disputa por poder, tentavam emparedar o Palácio do Planalto a fim de abocanhar o máximo possível de verbas e cargos estratégicos na administração federal. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro já emitia sinais de que poderia se render -- fato destacado em reportagem de capa de Crusoé --, embora ainda estivesse embalado pelo escrutínio favorável das urnas, o que lhe conferia duas vantagens essenciais a um governante em início de mandato: lastro político e apoio popular. De lá para cá, porém, o governo se mostrou pródigo em se enroscar nas próprias pernas, e entregar de bandeja narrativas das mais diversas para a oposição. Pululam situações que poderiam ser evitadas, mas que os arroubos presidenciais ou de sua prole fizeram o desfavor de potencializar. O resultado, 14 meses depois da posse, é que, ao empilhar crises e empreender manobras políticas equivocadas, o presidente torna-se cada vez mais refém do fisiologismo e de vícios os quais sempre jurou condenar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-03-25 19:45:38A INCERTEZA do AUTORITARISMO pode ser o FATOR DE PRESSÃO para dar o ÚLTIMO EMPURRÃO que eles precisam para FICAREM COMPLETAMENTE NUS perante o país, LEVANDO SUA CORRUPÇÃO aos ESTERTORES do RIDÍCULO e do INIMAGINÁVEL.
Uira
2020-03-25 19:43:34Até agora Bolsonaro se "APOIOU" nas ruas. Parece ser CONVENIENTE que estas GANHEM VIDA PRÓPRIA e se DESCOLEM da FIGURA DO PRESIDENTE, pois para uma ALIANÇA PELO BRASIL é CONVENIENTE e PROPÍCIO que os VÍNCULOS POLÍTICOS e IDEOLÓGICOS estejam em SEGUNDO PLANO, com o país e a SOCIEDADE em PRIMEIRO. Com o CORONA os PREDADORES e CORRUPTOS DO JUDICIÁRIO não poderiam ter MELHOR DESCULPA, portanto, já que Bolsonaro está "SEM" as RUAS, há MELHOR OPORTUNIDADE?
Uira
2020-03-25 19:40:02A CORRUPÇÃO nos OUTROS PODERES pode EXISTIR sem a MÃO CORRUPTA do JUDICIÁRIO? Qual é o GRUPO DE RISCO na PANDEMIA? Não são os IDOSOS? Portanto, a CORRUPÇÃO NA SAÚDE PÚBLICA afeta mais quem? Apesar disto, os DETRATORES DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, mais NOTADAMENTE "HUMANISTAS" DO JUDICIÁRIO, alegavam que esta afetaria os VELHINHOS, mas JAMAIS tiveram qq PREOCUPAÇÃO com a CORRUPÇÃO que DESVIA RECURSOS que deveria ir para CUIDAR exatamente dos VELHINHOS?
Uira
2020-03-25 19:28:54A INCAPACIDADE de tanto o ESTADO quanto o MERCADO responderem uma CRISE DE SAÚDE PÚBLICA não decorrem da AÇÃO NEFASTA do JUDICIÁRIO sobre o SISTEMA SOCIAL e ECONÔMICO BRASILEIROS? Qual é o PODER com MAIS CONCESSÕES, PRIVILÉGIOS e REGALIAS? E qual é o PODER MAIS CORRUPTO ? Mesmo que haja DIVERGÊNCIAS quanto a isto, há que se ressaltar que quem é que tem o DEVER DE PUNIR? Não é o JUDICIÁRIO? Se há CORRUPÇÃO no EXECUTIVO e no LEGISLATIVO, é por causa destes PODERES PURA e SIMPLESMENTE?
Uira
2020-03-25 19:25:48Quais seriam as REPERCUSSÕES deste PODER, o JUDICIÁRIO, sobre o SISTEMA ECONÔMICO e SOCIAL? Se as LEIS e a CONSTITUIÇÃO não são APLICADAS, isto não caracteriza ANOMIA e implica ANARQUIA? O ESTADO DE CAOS existente hj no país não é em grande parte FRUTO do DESARRANJO SOCIAL e ECONÔMICO ALIMENTADO pela INÉPCIA e CORRUPÇÃO DO JUDICIÁRIO? Se ele retirasse do ÂMBITO do ESTADO e do MERCADO os CORRUPTOS, estes não funcionariam com MAIOR EFICIÊNCIA e MENOS CORRUPÇÃO?
Uira
2020-03-25 19:23:11Se qq uma delas ou as duas RATEAREM, quem PAGARÁ o PREÇO é o CIDADÃO, sobretudo os MAIS POBRES e VULNERÁVEIS, pois eles são os que têm MENOS RECURSOS para se DEFENDER diante do RISCO e da INCERTEZA. Mas até agora em essência só se tratou dos EFEITOS DO MEIO POLÍTICO sobre o SISTEMA SOCIAL e ECONÔMICO, sem se TOCAR na RAIZ DO PROBLEMA: o JUDICIÁRIO. Em um SISTEMA COMPLEXO e INTERDEPENDENTE, qual não seriam as REPERCUSSÕES de um PODER INTEIRO não CUMPRIR com suas FUNÇÕES?
Uira
2020-03-25 19:15:21Daqui para frente não são MUDANÇAS RADICAIS, mas SINTONIA FINA e AJUSTES MILIMÉTRICOS que permitirão ao SISTEMA avançar sem DESCARRILAR, pois quando o CONTINGENTE POPULACIONAL chega nos NÍVEIS ATUAIS, REAÇÕES EM CADEIA e EFEITOS DOMINÓ podem ser "DISPARADOS" por EVENTOS e ELEMENTOS tão INSIGNIFICANTES quanto um MICRO-ORGANISMO que nem ao ALCANCE DOS OLHOS está. As MÁQUINAS que SUSTENTAM a SOCIEDADE e o SISTEMA SOCIAL precisam estar TININDO (ESTADO e MERCADO).
Uira
2020-03-25 19:11:29Outro PONTO IMPORTANTE é CRIAR-SE a PERCEPÇÃO que o AVANÇO TECNOLÓGICO e ECONÔMICO trouxe um NÍVEL DE COMPLEXIDADE e EFEMERIDADE dentro dos SISTEMAS ECONÔMICOS e SOCIAIS que impede a ADOÇÃO de SOLUÇÕES AMADORAS e CASUÍSTICAS, assim como DISCURSOS DEMAGÓGICOS e SIMPLISTAS que não contemplam o TODO e as MÚLTIPLAS VARIÁVEIS que mantém o EQUILÍBRIO SISTÊMICO. A VELOCIDADE das TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS cresceu na PROPORÇÃO do AVANÇO TECNOLÓGICO e ECONÔMICO.
Uira
2020-03-25 19:01:18Um ESTADO GLUTÃO INEFICIENTE já é CONDIÇÃO SINE QUA NON para que a SOCIEDADE PAGUE mais do que RECEBE. Agora, imagine um ESTADO GLUTÃO CORRUPTO e INEFICIENTE? Qual é o ESTRAGO que ele não causa à SOCIEDADE? Pois, fora os PRIVILÉGIOS e REGALIAS, há tb o BOLSA-CORRUPÇÃO para SUSTENTAR os PREDADORES e CORRUPTOS. Quanto é 10% da ARRECADAÇÃO PÚBLICA jogada no ESGOTO em FUNÇÃO da INEFICIÊNCIA e da CORRUPÇÃO? Inclusive, pq elas são IRMÃS SIAMESAS, pois uma ALIMENTA e se ALIMENTA da outra.
Uira
2020-03-25 18:56:10Além do mais, a SOLICITAÇÃO (NEGADA), poderia ser o PANO DE FUNDO para um PROPOSTA "SÉRIA" de PARLAMENTARISMO diante da INAPTIDÃO DECLARADA PUBLICAMENTE de Bolsonaro. No BOJO do CORONA VÍRUS é possível que se dê à POPULAÇÃO BRASILEIRA uma AULA MAGISTRAL de ECONOMIA e ORÇAMENTO PÚBLICO, mostrando que DINHEIRO NÃO NASCE EM ÁRVORE e que para alguém ter uma REGALIA e PRIVILÉGIO, outro tem que FAZER O SACRIFÍCIO. Para o ESTADO tomar da SOCIEDADE nem CORRUPTO é preciso que ele seja.